Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 11 de Agosto, o último da edição:
Encerramento de Paris 2024
Com grande emoção, a presença de Tom Cruise, shows e uma valorização dos atletas, a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 teve uma duração de quase três horas no Stade de France.
Antes do ato final, Léon Marchand, nadador destaque da edição, entrou no local com a chama olímpica. Thomas Bach, presidente do COI, proclamou o fim dos Jogos Olímpicos de Paris e convidou todos para os Jogos de Los Angeles, que ocorrerão em quatro anos.
A cerimônia foi oficialmente encerrada com a apresentação de "My Way" de Frank Sinatra. No fim do mês, a partir do dia 28, começam os Jogos Paralímpicos de Paris.
As campeãs do vôlei de praia, Ana Patrícia e Duda, foram as porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris, realizada no Stade de France. A dupla conquistou a medalha de ouro no vôlei de praia, um feito que não ocorria há oito anos na modalidade.
Despedida de Marta da Seleção Brasileira
Emocionada após conquistar sua terceira medalha de prata olímpica, a atacante Marta, de 38 anos, se despediu da seleção brasileira de futebol no sábado (10) no Parque dos Príncipes, em Paris (FRA). Ela prometeu apoiar a nova geração do futebol nacional de outras maneiras, mesmo fora de campo.
Marta declarou que, embora não esteja mais em campo, continuará ajudando no desenvolvimento do futebol feminino brasileiro, seja como torcedora ou de outras formas. “Essas meninas têm muito mais a oferecer. Não estarei com elas em campo, mas estarei de outra forma, acompanhando, dando meu suporte e torcendo como fiz aqui [em Paris] quando estava suspensa. Vamos começar a acreditar mais no futebol feminino,” discursou Marta.
Espanha conquista bronze no Handebol Masculino
A Espanha venceu a Eslovênia por 23 a 22 no domingo (11) e conquistou a medalha de bronze no handebol masculino das Olimpíadas de Paris 2024. Esta é a quinta medalha de bronze da Espanha na modalidade, com conquistas anteriores em Atlanta 1996, Sydney 2000, Beijing 2008 e Tóquio 2020.
Itália conquista ouro no Vôlei Feminino
A Itália derrotou os EUA por 3 sets a 0 no domingo (11) e conquistou a medalha de ouro no vôlei feminino das Olimpíadas de Paris 2024. As parciais foram 25/18, 25/20 e 25/17, resultando em uma vitória clara. Esta é a primeira medalha olímpica do vôlei de quadra feminino para a Itália. No sábado, a seleção feminina do Brasil conquistou o bronze ao vencer a Turquia por 3 sets a 1 (25-21, 27-25, 22-25 e 25-15).
Maratonista do Butão emociona ao chegar em último
Às vezes, o último colocado marca a história dos Jogos Olímpicos de maneira significativa. Isso aconteceu em Paris 2024 no último dia de competições. A maratonista Kinzang Lhamo, de 26 anos, do Butão, completou a prova caminhando nos últimos quilômetros, mais de uma hora e meia após a vencedora, a holandesa Sifan Hassan. Lhamo foi ovacionada pelo público, e algumas pessoas a acompanharam no trecho final. Ela terminou a prova em 3h52min29s, com uma média de 10,9 km/h, enquanto Hassan completou o percurso de 42,195 km em 2h22min55s, com uma média de 17,7 km/h.
Sérvia é tricampeã olímpica de Polo Aquático
A Sérvia venceu a Croácia por 13 a 11 no domingo (11) em um clássico cheio de rivalidade entre países da ex-Iugoslávia e conquistou a medalha de ouro no polo aquático das Olimpíadas de Paris 2024. Na disputa pelo bronze, os EUA derrotaram a Hungria por 11 a 8.
Thaísa confirma aposentadoria da Seleção e apoia a Itália
A meio-de-rede Thaísa Daher confirmou sua aposentadoria da seleção brasileira de vôlei na cerimônia de premiação das Olimpíadas de Paris, realizada na manhã de domingo (11). Thaísa detalhou seus planos futuros, mencionando que continuará jogando apenas pelo Minas, seu clube no vôlei brasileiro, e expressou sua gratidão pela carreira na seleção, pelo empenho das companheiras e pelo apoio da torcida.
Após ouro, Imane Khelif busca Justiça por ataques
A argelina Imane Khelif vai buscar Justiça devido aos ataques e difamações que sofreu nas redes sociais durante as Olimpíadas de Paris. A boxeadora, medalhista de ouro, foi alvo de ataques de gênero durante os Jogos. Seu advogado, Nabil Boudi, afirmou: “A boxeadora Imane Khelif, que acaba de ganhar a medalha de ouro, decidiu lutar por justiça, dignidade e honra.”
Seleção de Basquete Feminino dos EUA vence a França no sufoco
Quando a norte-americana naturalizada francesa Gabby Williams fez um arremesso no estouro do cronômetro, poderia ter empatado a final do basquete feminino e prolongado a disputa entre EUA e China pelo topo do quadro de medalhas. No entanto, seu pé estava na linha, e o arremesso valeu apenas dois pontos. Com a vitória por 67 a 66, os EUA conquistaram o título e sua oitava medalha de ouro consecutiva no basquete feminino, além de alcançar o 40º ouro da delegação americana nos Jogos, colocando-os na liderança do quadro de medalhas, à frente da China.
Estados Unidos superam China no último dia e "vencem" a Olimpíada de Paris
No último evento dos Jogos de Paris, a grande final do basquete feminino, os Estados Unidos superaram a China no quadro de medalhas. Antes do evento final, a China liderava com 40 ouros e 27 pratas, enquanto os EUA tinham 39 ouros e 44 pratas. Com a vitória apertada no basquete feminino, os EUA empataram em ouro com a China (40) e ultrapassaram a equipe asiática na classificação devido ao maior número de pratas: 44 a 27. Assim, os Estados Unidos terminaram em primeiro lugar no quadro de medalhas pela quarta vez consecutiva.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 10 de Agosto, o penúltimo da edição:
Seleção Feminina de Futebol é Novamente Superada pelos EUA e Conquista a Prata
Pela terceira vez, a seleção brasileira feminina de futebol chegou à final do torneio olímpico e, também pela terceira vez, foi superada pelos Estados Unidos. No sábado (10), no Parque dos Príncipes, as norte-americanas venceram por 1 a 0 com um gol de Mallory Swanson, garantindo a medalha de ouro dos Jogos de Paris.
A equipe brasileira ficou com a medalha de prata, encerrando uma campanha surpreendente que também marcou a despedida olímpica da veterana Marta. A alagoana participou de seis edições dos Jogos Olímpicos e conquistou três medalhas, todas de prata, em confrontos contra o mesmo adversário.
Marta Torna-se a Segunda Brasileira com Mais Medalhas
A terceira medalha de prata de Marta conclui sua trajetória de seis participações em Olimpíadas, posicionando-a como uma das maiores medalhistas brasileiras. Entre as atletas mulheres, apenas outras três possuem mais medalhas: a levantadora Fofão (um ouro e dois bronzes), a meio de rede Thaísa (dois ouros e um bronze) e a judoca Mayra Aguiar (três bronzes).
Fofão ganhou o ouro em Pequim-2008 e bronze em Atlanta-1996 e Sydney-2000. Mayra conquistou bronze em Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020. Thaísa ganhou ouro em Pequim-2008 e Londres-2012 e bronze em Paris. As quatro atletas ficam atrás apenas de Rebeca Andrade, a maior medalhista brasileira com seis pódios olímpicos, sendo quatro em Paris, incluindo duas medalhas de ouro, três pratas e um bronze.
Brasil Vence Turquia e Conquista Bronze no Vôlei Feminino
A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris ao vencer a Turquia por 3 sets a 1 no sábado (10). As parciais foram 25/21, 27/25, 22/25 e 25/15, na Arena Paris Sul 1. Gabi se destacou individualmente, marcando 28 pontos, e Thaísa contribuiu com sete pontos de bloqueio.
Após uma derrota apertada na semifinal para os EUA por 3 a 2, o técnico Zé Roberto Guimarães temia que a equipe não se recuperasse para lutar por uma medalha. Apesar de um início difícil, o time brasileiro conseguiu se ajustar e venceu dois sets apertados antes de dominar a quarta parcial.
Isabela Abreu Não Avança no Pentatlo Moderno
A brasileira Isabela Abreu não conseguiu avançar para a final do pentatlo moderno, terminando em 16º lugar na semifinal das Olimpíadas de Paris-2024, realizada no sábado (10). A competição começou na quinta-feira (8) e inclui cinco modalidades: natação, corrida, tiro esportivo, esgrima e hipismo.
Valdenice Conceição e Ana Paula Vergutz Ficam Fora da Disputa de Medalhas na Canoagem
Valdenice Conceição ficou perto de disputar uma medalha na canoagem C1 200m, mas terminou em 5º lugar na semifinal e disputará a final B, que não atribui medalhas. Ela terminou a prova 0,09s atrás da 4ª colocada.
Ana Paula Vergutz também não avançou para a disputa por medalhas no K1 500m feminino. Ela terminou em oitavo lugar na terceira bateria, com um tempo de 1min54s19, e foi eliminada. Apenas as duas melhores de cada bateria avançaram para a Final A. A neozelandesa Lisa Carrington, medalhista de ouro em Tóquio, registrou 1min48s10, e a número 1 do mundo, Aimee Fisher, também da Nova Zelândia, avançou com 1min49s54.
Laura Amaro Termina em 7ª e Brasil Fecha Levantamento de Peso Sem Medalha
A brasileira Laura Amaro terminou a competição feminina de levantamento de peso na categoria até 81kg na 7ª posição, levantando um total de 240kg (arranco e arremesso). Este desempenho foi próximo do melhor resultado brasileiro em Olimpíadas, com o Brasil já tendo ficado três vezes na 5ª colocação com Fernando Reis (2016), Rosane Santos (2016) e Jaqueline Ferreira (2012).
Laura Amaro foi a última representante do Brasil no levantamento de peso em Paris. As competições continuam nas categorias masculina acima de 102kg e feminina acima de 81kg, mas sem brasileiros. Amanda Schott, a outra atleta brasileira no esporte, terminou em 8ª posição na categoria até 71kg.
A norueguesa Solfrid Koanda conquistou a medalha de ouro com um total de 275kg levantados. A prata foi para Sara Ahmed, do Egito, com 268kg, e o bronze para Neisi Barrera, do Equador, com 267kg.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 9 de Agosto, o antepenúltimo da edição:
Duda e Ana Patrícia Vencem e Brasil Conquista Ouro no Vôlei de Praia Após 8 Anos
Duda e Ana Patrícia garantiram a terceira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris-2024. A dupla brasileira venceu as canadenses Melissa Paredes e Brandie Wilkerson por 2 sets a 1 [26/24, 12/21 e 15/10] na decisão do vôlei de praia feminino, realizada na sexta-feira (9), e subirá ao lugar mais alto do pódio.
Duda e Ana Patrícia confirmaram seu favoritismo ao liderarem o ranking mundial e vencerem todos os cinco jogos anteriores, perdendo apenas um set na semifinal contra as australianas Mariafe e Clancy.
Brasileira Se Machuca, Equipe Não Desiste e Se Apresenta Sob Aplausos e Lágrimas
A equipe de ginástica rítmica do Brasil enfrentou momentos dramáticos durante a classificatória por equipes geral nas Olimpíadas de Paris-2024. Victória Borges, uma das cinco ginastas, se lesionou e não conseguiu executar os movimentos na segunda apresentação do grupo, com fitas e bolas. Ao final, todas as atletas choraram, e Borges foi carregada do palco pelas técnicas. A família na plateia também estava abalada.
Os oito primeiros grupos avançaram para a final, mas o Brasil terminou em 9º lugar com 60.900 pontos e não se classificou.
Isaquias Faz Ótimo Final e Conquista a Prata na Canoagem C1 1000m
O brasileiro Isaquias Queiroz brilhou nos últimos 250 metros da prova de canoagem C1 1000m e conquistou a medalha de prata. Ele estava em 5º lugar aos 750 metros, mas acelerou no final da corrida. O ouro ficou com Martin Fuksa, da República Tcheca, e o bronze com Serghei Tarnovschi, da Moldávia. Isaquias agora iguala Torben Grael e Robert Scheidt com cinco medalhas olímpicas, enquanto Rebeca Andrade lidera com seis.
Curitibana Bárbara Domingos Faz História, Mas Fica em Último na Final da Ginástica Rítmica
Bárbara Domingos terminou a final da ginástica rítmica na décima e última posição. A brasileira teve uma apresentação inicial de arco com erros e não conseguiu se recuperar nas apresentações seguintes com bola e maças. Apesar do resultado, alcançou um marco importante ao ser a primeira brasileira a avançar para as finais da modalidade.
Espanha Supera a França na Prorrogação e Conquista Ouro no Futebol Masculino
A Espanha venceu a França por 5 a 3 na prorrogação da final do torneio de futebol masculino das Olimpíadas de Paris. Com a vitória, a “Fúria” conquistou seu segundo título olímpico, igualando-se ao Brasil, que foi campeão em 2016 e 2021. A França permanece com apenas uma medalha de ouro, conquistada em Los Angeles-1984.
Piu Repite Sucesso de Tóquio-2020 e Conquista Bronze nos 400m com Barreiras em Paris
Alison dos Santos, conhecido como Piu, conquistou a medalha de bronze nos 400 metros com barreiras, marcando sua segunda medalha olímpica após o bronze em Tóquio-2020. Ele completou a prova em 47s26, atrás de Rai Benjamin dos EUA (ouro) e Karsten Warholm da Noruega (prata). Os três primeiros colocados são os mesmos de Tóquio, com a ordem invertida.
Argelina Envolvida em Polêmica por Gênero Conquista Ouro no Boxe
Imane Khelif conquistou a medalha de ouro na categoria até 66 kg do boxe, mas sua vitória foi acompanhada por polêmica, possivelmente motivada por questões políticas. Esta controvérsia pode impactar a presença do boxe nos Jogos Olímpicos.
Giullia Penalber Perde Disputa pelo Bronze e Deixa Paris Sem Medalha
Giullia Penalber saiu das Olimpíadas de Paris sem medalha ao perder para a chinesa Hong Kexin por 10 a 0 na disputa pelo bronze no wrestling estilo livre até 57kg. Apesar da derrota, Penalber chegou à decisão pelo bronze com um desempenho histórico para o wrestling brasileiro, que nunca havia passado perto de um pódio olímpico. O melhor resultado anterior foi de Rosângela Conceição, que terminou em oitavo lugar na categoria até 72kg em Pequim-2008.
No Hóquei sobre a Grama, a Holanda ficou com a medalha de ouro nos dois naipes, vencendo nas finais, a China no feminino, e a Alemanha no Masculino, ambas nos Shout-outs. A Argentina também bateu a Bélgica na disputa do Bronze no feminino. No masculino, a Índia levou o Bronze, após vencer a Espanha por 2 a 1.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 8 de Agosto:
Edival Pontes supera espanhol e conquista bronze no taekwondo
Edival Pontes, de 26 anos, garantiu nesta quinta-feira (8) a terceira medalha de bronze para o taekwondo brasileiro em Olimpíadas. Ele venceu o espanhol Javier Perez Polo na categoria até 68 kg, com um placar de 2 a 1 (3/3 vencido por superioridade, 4/6 e 4/3).
Assim, ele se junta a Natália Falavigna, que foi terceira colocada em Pequim-2008, e a Maicon Siqueira, que também conquistou o bronze na Rio-2016.
Seleção feminina é derrotada pelos EUA e disputará o bronze
A tentativa da seleção brasileira feminina de vôlei de conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos de Paris foi interrompida nas semifinais. A equipe, comandada por José Roberto Guimarães, foi superada pelos Estados Unidos na tarde de quinta-feira (8) e ficou fora da final.
As norte-americanas, que já haviam derrotado o Brasil na final olímpica de Tóquio 2021, novamente frustaram a torcida brasileira. Lideradas por Kathryn Plummer, elas venceram por 3 sets a 2, com parciais de 25/23, 18/25, 25/15, 23/25 e 15/11.
Sérvia lidera por 35 minutos, mas Dream Team vira no final e disputará ouro no basquete
A seleção dos Estados Unidos avançou para a final do torneio masculino de basquete das Olimpíadas ao vencer a Sérvia por 95 a 91 nesta quinta-feira (8) na Bercy Arena, em Paris.
Os EUA chegaram ao último quarto com uma desvantagem de 13 pontos, que chegou a ser de 17 durante o jogo. A seleção sérvia liderou o confronto por 35 minutos e 12 segundos, mas os norte-americanos conseguiram virar o placar em sete minutos, com destaques para Stephen Curry e LeBron James nos momentos decisivos.
Ana Patrícia e Duda avançam para a final do vôlei de praia
Ana Patrícia e Duda se classificaram para a final do vôlei de praia olímpico após vencerem as australianas Mariafe Artacho del Solar e Taliqua Clancy por 2 a 1, com parciais de 20/22, 21/15 e 15/12. A final será disputada nesta sexta-feira (9), às 17h30 (de Brasília), e a dupla buscará o ouro.
Na arena montada em frente à Torre Eiffel, as brasileiras não mostraram a mesma superioridade das partidas anteriores. Ana Patrícia e Duda lideram o ranking da FIVB (Federação Internacional de Voleibol) e chegaram como favoritas a Paris.
Itália vence e vai à final do vôlei; Brasil enfrenta a Turquia pelo bronze
A Itália derrotou a Turquia por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/19 e 25/22, na semifinal de vôlei feminino das Olimpíadas de Paris nesta quinta-feira (8). As italianas disputarão a final contra os Estados Unidos no domingo (11), enquanto a Turquia enfrentará o Brasil pelo bronze no sábado (10).
Babi Domingos garante 1ª final olímpica individual da ginástica rítmica
Barbara Domingos se tornou a primeira brasileira a alcançar a final individual de ginástica rítmica nas Olimpíadas. Nesta quinta-feira, em Paris, a atleta obteve notas altas em suas apresentações nos quatro aparelhos e se classificou para a decisão após ficar entre as dez melhores ginastas do dia.
Isaquias Queiroz e Jacky Godmann terminam em último na final do C2 500
Isaquias Queiroz e Jacky Godmann terminaram na oitava e última posição na final do C2 500, disputada nesta quinta-feira (8) no estádio náutico de Vaires-sur-Marne, a leste de Paris. A equipe chinesa, composta por Liu Hao e Ji Bowen, conquistou o ouro com um tempo de 1min39s48.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 7 de Agosto:
Augusto Akio recoloca Brasil no pódio do skate nos Jogos de Paris
O Brasil teve três atletas na final da modalidade park do skate nos Jogos Olímpicos de Paris. Entre eles, Augusto Akio teve um desempenho notável na tarde de quarta-feira (7) e conquistou a medalha de bronze. Pedro Barros terminou em quarto lugar, e Luigi Cini ficou em sétimo.
Conhecido como Japinha, Akio se destacou na pista montada na Place de la Concorde. Ele entreteve o público com malabares, cumprimentou o famoso Snoop Dogg e, em sua tentativa final, obteve uma nota de 91.85, suficiente para garantir o terceiro lugar. O ouro foi conquistado pelo australiano Keegan Palmer com 93.11, e a prata foi para o estadunidense Tom Schaar com 92.23.
Esta é a segunda medalha do skate brasileiro em Paris e a quinta em sua recente história olímpica. O skate entrou no programa olímpico em Tóquio 2021, onde Rayssa Leal e Kevin Hoefler ganharam pratas no street e Pedro Barros no park. Em Paris, Rayssa conquistou o bronze no street, e agora Akio trouxe o bronze no park.
Brasil flerta com medalha, mas termina em sétimo na marcha atlética
O Brasil terminou em sétimo lugar na prova de revezamento da marcha atlética nesta quarta-feira (7). Caio Bonfim e Viviane Lyra encontraram dificuldades para se manter na disputa por medalhas.
Esta foi a primeira vez que a prova foi realizada nas Olimpíadas, e o único teste internacional prévio ocorreu no Mundial de abril. Na ocasião, a dupla brasileira estava liderando até as últimas voltas, mas uma terceira punição para Viviane fez com que o Brasil tivesse que cumprir uma penalização de três minutos, saindo do pódio.
Jucilene Lima não avança no lançamento de dardo
Jucilene Lima fez sua melhor tentativa no lançamento de dardo com uma marca de 57.56, mas não conseguiu avançar à final.
Isaquias avança com facilidade e vai direto para as semifinais do C1 1000m em Paris
Medalhista de ouro na prova em Tóquio, Isaquias Queiroz avançou diretamente para as semifinais do C1 1000m masculino da canoagem velocidade nas Olimpíadas de Paris. Ele completou a eliminatória em 3min53s94, terminando em 2º lugar em sua bateria. Os dois primeiros colocados de cada uma das cinco baterias seguiram diretamente para as semifinais, enquanto os demais avançam para as quartas de final.
Ana Paula Vergutz avança à semifinal no K1 500m
Ana Paula Vergutz avançou para a semifinal do K1 500m feminino da canoagem velocidade, apesar de terminar em 5º lugar na terceira bateria das quartas de final, com um tempo de 1min56s09. As cinco primeiras colocadas de cada bateria seguiram para as semifinais, que serão disputadas no sábado (10), a partir das 5h30. As finais começam às 7h40.
Vagner Souta e Mateus Nunes não avançam na canoagem
O brasileiro Vagner Junior Souta não conseguiu avançar para as semifinais do K1 1000m masculino, terminando em 6º lugar nas quartas de final. Mateus Nunes também não conseguiu se classificar; ele iniciou bem nas quartas de final do C1 1000m, mas perdeu o ritmo e terminou em 5ª posição.
Brasil perde para a França e é eliminado no tênis de mesa por equipes
A seleção brasileira de tênis de mesa masculino foi eliminada das Olimpíadas de Paris após perder para a França por 3 a 0 nas quartas de final nesta quarta-feira (7). Hugo Calderano enfrentou novamente Felix Lebrun, seu adversário no bronze individual, mas não conseguiu vencê-lo desta vez. Na disputa de duplas, Guilherme Teodoro e Vitor Ishiy foram derrotados por Simon Gauzy e Alexis Lebrun por 3 a 0, com parciais de 11/8, 11/9 e 11/6. Hugo Calderano, que subiu para 3º no ranking individual durante os Jogos, perdeu para Felix Lebrun por 3 a 1, com parciais de 11/6, 11/7, 13/11 e 6/11.
Ana Patrícia e Duda vencem dupla da Letônia e avançam às semifinais no vôlei de praia
Ana Patrícia e Duda garantiram sua vaga na semifinal do vôlei de praia ao vencerem as letãs Tina e Anastasija por 2 sets a 0 nesta quarta-feira (7). A próxima fase será contra Mariafe e Clancy, da Austrália, na disputa por uma vaga na final olímpica, programada para esta quinta-feira (8), às 16h (horário de Brasília).
Piu avança à final dos 400m com barreiras das Olimpíadas
O brasileiro Alison dos Santos, conhecido como Piu, avançou para a final dos 400m com barreiras dos Jogos Olímpicos de Paris. Apesar de não ter feito uma boa prova na semifinal, ele conseguiu se classificar para a decisão que ocorrerá nesta sexta-feira (9), às 16h45. O também brasileiro Matheus Lima competiu na semifinal, mas não conseguiu avançar.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 6 de Agosto:
Brasil atropela República Dominicana, mantém invencibilidade e avança para a semifinal em Paris
A seleção brasileira feminina de vôlei continuou sua trajetória impecável nas Olimpíadas de Paris, avançando para as semifinais sem perder nenhum set. Nesta quarta-feira (7), com uma grande atuação de Gabi e uma defesa sólida, o Brasil derrotou a República Dominicana por 3 sets a 0 (parciais de 25/22, 25/13 e 25/17) e segue na busca pelo tricampeonato olímpico.
A equipe verde-amarela almeja sua sexta medalha olímpica. O Brasil já conquistou o ouro em Pequim 2008 e Londres 2012, prata em Tóquio 2020 e bronze em Atlanta 1996 e Sydney 2000.
A semifinal será contra os Estados Unidos na quinta-feira (8), às 11h. No outro confronto, Turquia e Itália se enfrentarão no mesmo dia, às 16h.
Isaquias Queiroz e Jacky Godmann avançam às semifinais da canoagem C2
Isaquias Queiroz e Jacky Godmann garantiram sua vaga nas semifinais da canoagem C2 ao terminar a bateria em 1º lugar, com o tempo de 1min38s78.
As semifinais ocorrerão na quinta-feira (8). Isaquias também competirá na quarta-feira (7) no C1 1000m, com a participação de Mateus Nunes.
Rodrigo Pessoa enfrenta dificuldades e abandona final do hipismo
Rodrigo Pessoa teve uma breve tentativa de conquistar uma medalha na final individual de saltos do hipismo nos Jogos Olímpicos de Paris. Após duas faltas precoces no percurso montado nos jardins do palácio de Versalhes, o brasileiro optou por abandonar a disputa para preservar seu cavalo, Major Tom.
Esta edição olímpica marcou a oitava participação de Rodrigo, recordista entre os atletas brasileiros. Ele possui três medalhas olímpicas.
Australiana quebra domínio japonês no skate; Dora Varella brilha e termina em 4º lugar
Dora Varella terminou em quarto lugar na final do skate park feminino das Olimpíadas. A brasileira de 23 anos, a skatista mais velha na decisão, ficou a apenas 3,17 pontos de uma medalha e ficou satisfeita com seu desempenho e evolução em Paris.
A medalha de ouro foi conquistada pela australiana Arisa Trew com uma nota de 93,18. A japonesa Cocona Hiraki, líder do ranking mundial, levou a prata (92,63), e a britânica Sky Brown ganhou o bronze (92,31).
O triunfo de Trew encerra a sequência de vitórias japonesas no skate, com Coco Yoshizawa (street feminino) e Yuto Horigome (street masculino) já tendo conquistado ouro anteriormente.
Evandro e Arthur são eliminados pelas líderes do vôlei de praia e se despedem de Paris
Evandro e Arthur Lanci foram derrotados pelos suecos David Ahman e Jonatan Hellvig, favoritos ao ouro, nas quartas de final do vôlei de praia nesta terça-feira (6). Os brasileiros perderam por 2 a 0 (parciais de 21/17 e 21/16) e se despedem de Paris. Os suecos, líderes do ranking mundial, mostraram sua força, enquanto Evandro e Arthur, nono lugar no ranking, chegaram às quartas sem perder nenhum set no torneio.
Com a eliminação, o Brasil permanece com uma única dupla no vôlei de praia em Paris. Nesta quarta-feira (7), às 13h (horário de Brasília), Duda e Ana Patrícia buscarão uma vaga na semifinal contra a dupla letã Tina Graudina e Anastasija Samoilova.
Brasil goleia Espanha e avança à final olímpica no futebol feminino após 16 anos
O Brasil venceu a Espanha, atual campeã mundial, por 4 a 2 nesta terça-feira (6) e se classificou para a final do futebol feminino nas Olimpíadas de Paris-2024, mantendo viva a esperança de um ouro inédito.
Gabi Portilho foi o destaque, marcando um gol e dando assistência para Adriana, que fez o terceiro gol. Paredes (contra), Kerolin e Paralluelo (duas vezes) completaram os gols da partida.
O Brasil volta à final olímpica após 16 anos, enfrentando os Estados Unidos no sábado (10), às 12h. Em Pequim 2008 e Atenas 2004, o Brasil perdeu para os EUA na decisão. Marta esteve presente em ambas as finais.
Brasil é derrotado pela Noruega e se despede do handebol em Paris
Após um início promissor em Paris-2024, com vitória sobre a Espanha e boas defesas da goleira Gabi Moreschi, a seleção brasileira de handebol foi eliminada após uma derrota de 32 a 15 para a Noruega, nesta segunda-feira (6).
Na partida válida pelas quartas de final, disputada no estádio Pierre Mauroy em Lille, a Noruega dominou desde o início. Com quatro títulos mundiais, as norueguesas buscam seu terceiro ouro olímpico.
EUA vencem com show e eliminam Brasil do basquete
O Brasil foi eliminado das quartas de final do torneio masculino de basquete das Olimpíadas após ser derrotado pelos Estados Unidos por 122 a 87 nesta terça-feira (6), na Arena Bercy, em Lille.
Os EUA fizeram uma exibição impressionante, com acuradas bolas de três, jogadas acrobáticas e enterradas espetaculares, lembrando o estilo dos Harlem Globetrotters. Com essa vitória, os norte-americanos avançam para a semifinal, onde enfrentarão a Sérvia, que venceu a Austrália após reverter uma desvantagem de 24 pontos. Os EUA seguem invictos no torneio, com quatro vitórias em quatro jogos.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 5 de Agosto:
Rebeca Andrade supera Simone Biles, conquista ouro e se torna a maior medalhista olímpica da história do Brasil
Na tarde francesa de segunda-feira (5), Rebeca Andrade conquistou sua sexta e, possivelmente, mais importante medalha olímpica. Ao vencer a competição de solo, que encerrou a programação de ginástica artística nos Jogos de Paris, Rebeca se destacou como a atleta brasileira com mais medalhas no evento. Para alcançar esse feito, ela superou Simone Biles.
A ginasta brasileira de 25 anos teve uma performance excelente na Arena Bercy, obtendo uma pontuação de 14.166, com dificuldade 5.900 e execução 8.266. Biles, que partiu de uma dificuldade maior (6.900), teve uma execução problemática que lhe rendeu 7.833, além de uma penalização de 0.6, totalizando 14.133.
Mais cedo, na final da trave, Rebeca Andrade recebeu uma nota baixa dos juízes e terminou em quarto lugar. Alice D'Amato venceu com 13.366, seguida por Yaqin Zhou, da China, com 14.100. Manila Esposito, da Itália, ficou em terceiro com 14.000, apenas 0.067 à frente de Rebeca.
Outra brasileira na final, Julia Soares, terminou em sétimo lugar após uma queda. Esta foi sua primeira final individual, tendo apenas 18 anos e sendo sua primeira edição de Jogos Olímpicos.
Piu e Matheus Lima avançam à semifinal dos 400m com barreiras em Paris 2024
Alison dos Santos, conhecido como Piu, avançou com facilidade para a semifinal dos 400m com barreiras. O brasileiro estreou nas Olimpíadas de Paris na terceira série do classificatório nesta segunda-feira (5), soltando nos metros finais e classificando-se em terceiro lugar no grupo com um tempo de 48s75.
Em uma bateria marcada por desistências e quedas de competidores, Matheus também avançou nos 400m com barreiras. O atleta brasileiro registrou 48s90, sendo o segundo melhor tempo da quinta bateria e avançando após uma forte arrancada no final.
A brasileira Chayenne da Silva ficou em último na repescagem dos 400m com barreiras com um tempo de 56s56 e não conseguiu se classificar para a semifinal.
A semifinal ocorrerá na quarta-feira (7), às 14h35 (de Brasília), e a final será na sexta-feira (9), às 16h45 (de Brasília).
Desclassificações no atletismo e na canoagem
Juliana Campos está desclassificada do salto com vara após errar os três saltos nos 4m55, quando precisava alcançar 4m70 nesta segunda-feira (5).
Ingrid Oliveira também não avançou à semifinal da plataforma de 10m dos saltos ornamentais, ficando na 23ª posição com 255.9 pontos, cinco pontos atrás do corte. A italiana Maia Biginelli garantiu a última vaga (18ª) com 277 pontos.
Nos 200m rasos feminino, as brasileiras Ana Carolina Azevedo (7ª) e Lorraine Martins (6ª) não avançaram na repescagem e foram eliminadas.
COI combate ataques a boxeadoras com IA e denuncia assédio à polícia
A participação das boxeadoras argelina Imane Khelif e taiwanesa Lin Yu-ting nas Olimpíadas gerou controvérsias e ataques online questionando seu gênero. O Comitê Olímpico Internacional (COI) está utilizando Inteligência Artificial para bloquear abusos contra as atletas nas redes sociais e está em contato com a polícia para investigar as denúncias de assédio.
Os Jogos de Paris-2024 são os primeiros em que o COI incentiva a participação online dos atletas, permitindo o uso de redes sociais com imagens da Vila Olímpica para aumentar o engajamento no evento.
Ana Sátila não conquista medalha após "maratona" no caiaque cross
Ana Sátila parou na semifinal do caiaque cross e encerra sua participação nos Jogos de Paris sem medalha, após enfrentar uma verdadeira "maratona". Ao longo dos Jogos, ela caiu na água 15 vezes em três provas diferentes. Depois de não se classificar para a final, competiu na final B e terminou em oitavo lugar na classificação geral.
Ana acabou a segunda semifinal do caiaque cross em terceiro lugar, e as duas primeiras posições avançaram à final.
Brasileiros se classificam para a final do salto individual no hipismo
Stephan Barcha, montando a égua Primavera, classificou-se na 13ª posição entre 74 participantes, com 76s03.
Rodrigo Pessoa, montando Major Tom, ficou em 17ª posição com 77s03, também se classificando. Pessoa, o atleta brasileiro com mais participações olímpicas (oito no total), tem uma medalha de ouro (Atenas-2004) e dois bronzes por equipes (Atlanta-1996 e Sydney-2000).
Yuri Mansur, montando Miss Blue, terminou em 62ª posição com 93s37 e não avançou. As finais serão disputadas nesta terça-feira (6), às 5h.
Ishiy decide, Brasil avança às quartas no tênis de mesa por equipes
O Brasil está nas quartas de final do tênis de mesa masculino por equipes das Olimpíadas de Paris-2024. A equipe, composta por Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Guilherme Teodoro, venceu Portugal por 3 a 1.
As quartas de final serão realizadas na quarta-feira (7), às 15h (de Brasília). O confronto será contra os vencedores do duelo entre França e Eslovênia.
Vitor Ishiy decidiu o confronto para o Brasil, tendo vencido também nas duplas com Guilherme Teodoro. Hugo Calderano conquistou a outra vitória, no simples.
Ana Patrícia e Duda avançam às quartas no vôlei de praia
Ana Patrícia e Duda estão nas quartas de final do vôlei de praia feminino. Elas venceram a dupla japonesa Akiko Hasegawa e Miki Ishii por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/16.
Favoritas ao pódio, as brasileiras enfrentarão Tina Graudina e Anastasija Samoilova, da Letônia, que eliminaram as alemãs Svenja Mueller e Cinja Tillmann. O duelo de quartas de final será na quarta-feira (7).
Brasil é eliminado no vôlei masculino após derrota para os EUA
A seleção masculina de vôlei perdeu para os EUA por 3 sets a 1 e foi eliminada do torneio olímpico, o pior resultado de um time dirigido pelo técnico Bernardinho. O treinador, o mais vitorioso da história do esporte nacional, nunca havia ficado fora do pódio olímpico.
Com a derrota, o Brasil não avança para as semifinais, que ocorrerão na quarta-feira (7). Os EUA enfrentarão a Polônia, que derrotou a Sérvia por 3 sets a 1.
Gabriel Medina conquista bronze no surfe masculino
Gabriel Medina, tricampeão mundial de surfe, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris. Em uma semifinal em que as ondas estavam fracas, Medina perdeu para o australiano Jack Robinson com um placar de 12.33 a 6.33.
Na disputa pelo terceiro lugar, Medina superou o peruano Alonso Correa por 15.54 a 12.43.
Tati Weston-Webb perde o ouro no surfe feminino por 0,18 ponto
Tatiana Weston-Webb perdeu a medalha de ouro no surfe feminino olímpico por apenas 18 centésimos em sua última nota. Ela foi derrotada pela norte-americana Caroline Marks com uma pontuação de 10.50 a 10.33. Esta é a primeira medalha olímpica do surfe feminino brasileiro.
A disputa foi acirrada até o final, e Tati precisava de uma nota de 4.68 para garantir o ouro, mas recebeu 4.50.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 4 de Agosto:
Marcus D’Almeida enfrentou o sul-coreano Kim Woojin, mas foi derrotado por 7 a 1.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 3 de Agosto:
A França ganhou um triplo ouro histórico em corridas de BMX, com o país ficando com os três primeiros lugares no pódio.
Sarah Steyaert e Charline Picon ganharam uma medalha de bronze no evento de vela 49er FX.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 2 de Agosto:
Teddy Riner, judoca francês, ganhou sua quinta medalha de ouro olímpica, aos 35 anos. O nadador Léon Marchand ganhou sua quarta medalha de ouro olímpica nos Jogos de Paris-2024. Bia Souza, ganhou o primeiro ouro do Brasil em Paris, no Judô, na mesma categoria de Riner.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 1º de Agosto:
Prata na Marcha Atlética
Caio Bonfim conquistou a medalha de prata na marcha atlética, marcando um resultado histórico para o esporte brasileiro. Ele completou a prova em 1h19min09s.
No feminino, Érica Sena terminou na 13ª colocação.
Prata também na Ginástica Artística
Rebeca Andrade repetiu o resultado de Tóquio-2020 e conquistou a medalha de prata na final do individual geral, ficando atrás da norte-americana Simone Biles.
Outros Resultados do Brasil
O time feminino de handebol foi derrotado pela Holanda, ameaçando sua classificação para o mata-mata.
Mayra Aguiar e Leonardo Gonçalves foram eliminados no judô.
No hipismo, o Brasil foi desclassificado da prova de saltos devido a um ferimento no cavalo Nimrode.
Geovana Meyer não se classificou na prova de tiro esportivo.
Hugo Calderano avançou para a semifinal no tênis de mesa, marcando a primeira vez que o Brasil chegou tão longe nessa modalidade.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 31 de Julho:
Brasil sofre virada dramática da Polônia e complica sua situação no vôlei
O Brasil começou bem, mas acabou sendo virado pela Polônia na segunda rodada do Grupo B do vôlei masculino das Olimpíadas de Paris, realizada nesta quarta-feira (31).
Os poloneses derrotaram os brasileiros no tie-break por 3 sets a 2, com parciais de 25 a 22, 19 a 25, 25 a 19, 23 a 25 e 15 a 12. A Polônia, que ocupa a primeira posição no ranking internacional, seis posições acima do Brasil, vinha de uma vitória convincente sobre o Egito.
Com Marta expulsa, Brasil perde para a Espanha, mas avança para as quartas de final
Com a expulsão de Marta ainda no primeiro tempo, a seleção feminina brasileira perdeu para a Espanha por 2 a 0 nesta quarta-feira (31), na terceira rodada do Grupo C dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os gols espanhóis foram marcados por Athenea del Castillo, atacante do Real Madrid CF, e Alexia Putellas, meia do Barcelona.
Apesar da derrota, o Brasil ainda tinha chances de se classificar para as quartas de final, mas dependia de outros resultados. Felizmente, a Austrália perdeu, garantindo a vaga brasileira na próxima fase.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 30 de Julho:
As competições continuaram em várias modalidades, incluindo esgrima e ginástica. No remo, os brasileiros Bia Tavares e Lucas Verthein não conseguiram se classificar para as semifinais no remo dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Em 30 de julho, no Estádio Náutico Vaires-sur-Marne, ambos terminaram na quarta posição nas suas respectivas baterias do single skiff durante as quartas de final. Bia completou a prova com o tempo de 7:47:29, enquanto Lucas fez 6:55:36. Apenas os três primeiros avançavam, então os brasileiros irão competir nas finais C/D.
Basquete perde mais uma
A seleção brasileira masculina de basquete sofreu sua segunda derrota nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, perdendo para a Alemanha, atual campeã mundial, por 86 a 73. O Brasil teve um início ruim, mas conseguiu empatar o jogo em 40 a 40 no intervalo, graças a um desempenho melhor nas bolas de três e uma defesa mais sólida. No entanto, na segunda metade, a Alemanha abriu vantagem e garantiu a vitória. O Brasil ainda tem chances de se classificar, mas precisará vencer o Japão no último jogo da fase de grupos e torcer por outros resultados favoráveis.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 29 de Julho:
As disputas eliminatórias começaram em modalidades como tênis, tênis de mesa e boxe. O Brasil também disputou jogos na fase de grupos do vôlei e do vôlei de praia. No vôlei feminino, o Brasil começou com vitória sobre o Quênia por 3 a 0, com um desempenho dominante.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 28 de Julho:
Continuaram as competições em varias modalidades, incluindo ciclismo mountain bike, canoagem slalom e judô. Neste dia, o Brasil garantiu suas três primeiras medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris. A skatista Rayssa Leal conquistou o bronze ao estabelecer um recorde com a maior nota já registrada na história do skate street olímpico em uma de suas manobras. Conhecida como Fadinha, Rayssa, de 16 anos e natural do Maranhão, é a brasileira mais jovem a subir ao pódio em duas Olimpíadas, tendo já conquistado a prata em Tóquio 2020.
No judô, William Lima assegurou a medalha de prata e, aos 24 anos, tornou-se o primeiro judoca brasileiro masculino a alcançar uma final olímpica desde o ano 2000, ano de seu nascimento. William obteve a primeira medalha brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris.
No judô feminino, Larissa Pimenta, de 25 anos, conquistou o bronze após cinco lutas, incluindo uma vitória sobre a campeã mundial Odette Giuffrida.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 27 de Julho:
O dia 27 de Julho foi relativamente ruim para o Brasil. Na natação, Guilherme Costa, conhecido como Cachorrão, terminou em quinto lugar na final dos 400m livre. No feminino, Mafê Costa também participou da prova, ficando com a sétima posição.
Na ginástica masculina, Arthur Nory foi eliminado ainda nas classificatórias da barra fixa. Em contrapartida, Diogo Soares conseguiu garantir uma vaga na decisão do individual geral.
No surfe, Gabriel Medina e João Chianca venceram suas respectivas baterias e avançaram diretamente para as oitavas de final. Filipe Toledo terminou em segundo na sua bateria e terá que competir na repescagem. Entre as mulheres, Luana Silva se classificou para as oitavas de final, enquanto Tati Weston-Webb e Tainá precisarão passar pela repescagem.
No vôlei masculino, a estreia do Brasil em Paris resultou em uma derrota para a Itália por 3 sets a 1.
No vôlei de praia, André e George venceram na primeira rodada do Grupo D contra os marroquinos Abicha e Elgraoui, com um placar de 2 sets a 0, com parciais de 21-18 e 21-10.
No basquete masculino, a seleção brasileira perdeu na estreia para a França, anfitriã dos Jogos, com um placar de 78 a 66.
No judô, Michel Augusto, com apenas 19 anos, foi derrotado nas oitavas de final pelo japonês Ryuju Nagayama. No feminino, Natasha Ferreira perdeu na estreia para a japonesa Natsumi Tsunoda.
No remo, Lucas Verthein e Beatriz Tavares asseguraram suas vagas nas quartas de final no skiff simples.
Na esgrima, Nathalie Moellhausen foi superada na estreia pela canadense Ruien Xiao e passou mal durante e após o combate.
No skate, a disputa do street masculino, que conta com Giovanni Vianna, Felipe Gustavo e Kelvin Hoefler, foi adiada devido à chuva que atingiu Paris na sexta-feira.
No tênis, o alagamento nas quadras de Roland Garros resultou no cancelamento dos jogos de Bia Haddad (individual e duplas), Laura Pigossi (individual) e Luisa Stefani (duplas).
Na canoagem slalom, Ana Satila avançou para a semifinal do C-1 com a 14ª melhor marca. Pepê Gonçalves, que não é especialista na prova, ficou fora da semifinal.
Por fim, no tênis de mesa, Bruna Takahashi e Vitor Ishiy foram derrotados nas duplas mistas pelos espanhóis Alvaro Robles e Maria Xiao por 4 a 2, em duelo pelas oitavas de final.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 26 de Julho (Cerimônia de Abertura):
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ocorreu no Rio Sena e nos Jardins du Trocadéro, marcando o início dos eventos esportivos. A programação incluiu apresentações culturais e a entrada dos atletas nos estádios.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 25 de Julho:
Começaram as competições no futebol feminino e no Handebol feminino.
Resumo dos Jogos Olímpicos no dia 24 de Julho:
Começaram as competições no futebol masculino e no Rugby Seven's, mesmo antes da abertura.
0 Comentários