Todo esporte possui as suas referências, aqueles atletas que são considerados os melhores do Mundo na modalidade. E com o handebol, não é diferente.
No ano de 2010, foi feita uma votação pela internet pela IHF, que elegeu o croata Ivano Balić como o melhor jogador de Handebol da história. Campeão mundial 2003, e olímpico em 2004, com a seleção da Croácia, ele obteve um total de 48,7% dos votos, superando o craque francês Nikola Karabatic, que com 33,7% dos votos, ficou com o segundo lugar. Na sequência, apareceram o russo Talant Dujshebaev (16,5%), e o alemão Joachim Deckarm
Deckarm, deixando nomes como Magnus Wislander, Jackson Richardson, Andrei Lavrov e Veselin Vujović fora do Big Four.
No feminino, a iugoslava Svetlana Kitic, foi eleita a maior da história com 84,1% dos votos. Atrás dela
, apareceu a dinamarquesa Anja Andersen, com (10,3%) dos votos, seguida pela alemã Waltraud Kretzschmar (3,7%) e a russa Zinaida Turchyna (1,8%).
Na votação anual de melhor jogador e melhor jogadora da IHF, duas brasileiras já conquistaram a premiação: Alexandra Nascimento, em 2012, e Duda Amorim, em 2014. Entre os homens, o ex-atleta da seleção brasileira Bruno Aouza, chegou a ficar em terceiro na votação, na década passada.
0 Comentários