Guia Tóquio 2020: Hóquei sobre Grama





Em parceria com o blog Hóquei Brasil, nós trazemos o Guia para os Jogos Tóquio-2020


FICHA TÉCNICA

Local de disputa: Estádio de Hóquei Oi
Datas do evento: 24/07 a 06/08
Número de países participantes: 14
Atletas participantes: 384

Um dos esportes coletivos mais populares do mundo, o hóquei sobre grama é disputado por duas equipes com por onze jogadores em um campo de grama artificial. Os atletas utilizam tacos para conduzir a bola, passar ela e marcar gols. Os goleiros são os únicos que podem tocar a bola com qualquer parte do corpo. Para proteção pessoal, os atletas de hóquei devem usar protetores na cabeça, tronco, pernas e braços.

Há provas da presença de jogos similares ao hóquei na Grécia, Egito e Roma antigos, e até mesmo povos que habitavam o atual território argentino já praticavam modalidades similares. Mas, o hóquei como nós conhecemos hoje, surgiu na Inglaterra, no século 19. A expansão do Reino britânico levou o esporte a se expandir para as colônias. No ano de 1875, foram criadas as primeiras regras oficiais do Hóquei. Em 1924, surgiu a Federação Internacional de Hóquei sobre Grama.

O hóquei sobre grama é esporte olímpico desde os Jogos de Londres-1908.


MASCULINO

Candidatos ao pódio: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Países Baixos e Espanha

Atuais campeões mundiais e europeus, e prata no Rio, além de campeões da Liga Mundial de 2020/21, os belgas são favoritos ao ouro.

Campeões mundiais em 2010 e 2014, terceiro lugar em 2018, e campeões da Liga Mundial em 2019, a Austrália também é um time forte, assim como a campeã olímpica Argentina. Alemanha, Holanda e Espanha, correm por fora.


FEMININO

Candidatas ao pódio: Países Baixos, Alemanha, Argentina, Austrália e Irlanda

As holandesas são as grandes favoritas ao ouro olímpico, sendo as atuais bicampeãs mundiais, e vice-campeãs olímpicas. A Argentina, Campeã mundial em 2002 e 2006, e prata em 2000 e 2012 e bronze em 2004 e 2008, é uma candidata, assim como Alemanha, Austrália, e Irlanda.

Postar um comentário

0 Comentários