PyeongChang-2018: a XXIII Olimpíada de Inverno


A XXIII edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, a sétima do novo ciclo, foi realizada na cidade de PyeongChang, na Coréia do Sul, em 2018. Essa foi a segunda vez que o país  recebeu uma edição dos Jogos Olímpicos, depois dos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988.

Logo na cerimônia de abertura, que foi realizada sob uma temperatura de -4°C, mas com sensação térmica de -10°C, ficou nítido que os Jogos de PyeongChang seriam muito gelados. Segundo o comitê organizador, esta foi a Olimpíada mais fria dos últimos 20 anos, registrando temperaturas abaixo de zero grau sempre.

A Noruega terminou na liderança do Quadro de Medalhas, somando 14 medalhas de ouro, assim como a Alemanha, mas superaram os rivais nas medalhas de prata, e no total de medalhas. A Holanda, mesmo com uma delegação pequena, terminou no 5º lugar, uma boa colocação, assim como a da Coréia do Sul, que ocupou o 7º lugar.

Ao todo, a Noruega somou 39 medalhas nas Olimpíadas de Inverno de PyeongChang. Os nórdicos tiveram grande sucesso no Cross Country. A modalidade rendeu um total de 14 medalhas para o país, sendo sete de ouro. Na prova masculina do Skiatlon 2 x 15km, a Noruega ocupou as três posições do pódio, com Simen Hegstad Krüger, Martin Johnsrud Sundby e Hans Christer Holund. Nos 10 kms estilo livre feminino, Ragnhild Haga conquistou o ouro, e Marit Bjørgen, o bronze. A mesma Marit Bjørgen, conquistou os 30km do esqui cross-country, e tornou-se a maior medalhista olímpica de todos os tempos.

A Alemanha por pouco não terminou na liderança do quadro de medalhas. O time germânico conquistou o ouro no bobsled 4-man, comandado por Francesco Friedrich, e o país só não foi líder absoluto, por ter perdido o ouro no hóquei sobre o gelo masculino para os Atletas Olímpicos da Rússia na final, sofrendo um gol de ouro na prorrogação.

O desempenho da Alemanha no Biatlo, com três ouros, uma prata e dois bronzes, foi apenas regular, mas no bobsled, os germânicos conquistaram dois ouros e uma prata, e no combinado nórdico, três outros, uma prata e um bronze, enquanto no Luge, ganharam três ouros, uma prata e dois bronzes.

Sem a Rússia completa, o Canadá sonhava em liderar o quadro de medalhas. Acabou perdendo para Alemanha e Noruega, mas foi bem. O Canadá foi o país que conquistou medalhas em mais esportes. No esqui livre, somou quatro ouros, e no Hóquei, uma prata e um bronze.

Os Estados Unidos foram bem no snowboard, somando quatro ouros, mas foi a vitória sobre o Canadá, nos pênaltis, na final do hóquei feminino, que mais foi comemorado. O ouro no Curling masculino, com vitória sobre a Suíça na final, também foi destaque. Mas o grande destaque dos Jogos foi a equipe unificada de Hóquei feminino das Coréias, que reuniu atletas da Coréia do Nortem e da Coréia do Sul.


PyeongChang-2018


Período de disputa: 9 à 25 de fevereiro.
Número de países: 92.
Número de atletas: 2922 .
Esportes: 15.
Eventos: 102.

Postar um comentário

0 Comentários