A história da Ginástica



A ginástica surgiu como atividade física ainda na Antiguidade, iniciando ainda em períodos pré-históricos. Contudo, foi na Grécia que a ginástica começou a ganhar uma forma, aprimorada na civilização romana.

A ginástica, em seu formato atual surgiu na Europa Central. No dia 23 de julho de 1881, foi fundada a Federação Europeia de Ginástica, que em 1921, se transformou em FIG (Federação Internacional de Ginástica). A Ginástica conta com várias modalidades. Três delas são olímpicas: a de trampolim, a artística, e a rítmica.

A ginástica artística, é modalidade olímpica desde os primeiros jogos da era moderna. Ela tem competições individuais e por equipes, e conta com disputas em seis aparelhos: solo, barra fixa, baras paralelas, cavalo com alças, argolas e salto sobre a mesa. A avaliação dos atletas é feita através de uma análise de desempenho feita pelos árbitros. Os atletas devem fazer movimentos obrigatórios, podendo também executar tarefas extras.

A ginástica rítmica ganhou a aprovação oficial da Federação Internacional de Ginástica (FIG) em 1962, e estreou em Olimpíada em 1996. Nos Jogos, conta apenas com disputas para mulheres, em provas individuais e por equipe, em cinco aparelhos: fita, corda, maça, bola e arco.

Já a ginástica de trampolim é uma modalidade olímpica desde 2000, e conta com a execução dos movimentos em um trampolim, que são avaliados pelos árbitros.

Postar um comentário

0 Comentários