Vera Caslavska nasceu em Praga, no dia 3 de maio de 1942, para se tornar a maior ginasta da história da Tchecoslováquia, e uma das maiores atletas de todos os tempos. Ela foi a primeira ginasta a conseguir uma nota 10 num campeonato internacional, é a recordista de medalhas ganhas individualmente em Olimpíadas, e também fez história ao levar a medalha de ouro em todos os eventos olímpicos individuais (individual geral, solo, trave, barras assimétricas e salto).
Vera é, ao lado da soviética Larisa Latynina, a única bicampeã olímpica consecutiva do individual geral feminina. Ela conquistou três medalhas de ouro nos Jogos olímpicos de Tóquio-1964, vencendo o individual geral, o salto sobre cavalo e a trave. No Campeonato Europeu de Ginástica Artística de 1967, Vera se tornou a primeira ginasta a receber uma nota 10 em um campeonato internacional, espantando o mundo da modalidade na época.
Antes dos Jogos da Cidade do México-1968, Vera teve problemas com o governo por se opor aos sistema político adotado pela Tchecoslováquia. Mesmo assim, acabou disputando mais uma Olímpiada, e conquistou outras quatro medalhas de ouro, vencendo o individual geral, o solo, o salto sobre cavalo e as barras assimétricas. Ainda faturou ao todo quatro medalhas de prata, ficando em segundo na trave em 1968 e nas prova por equipes em Roma-1960, Tóquio-2020 e na Cidade do México-1968.
Ainda em 1968, Vera foi expulsa do seu país, ainda por questões políticas. Em 1990, Vera assumiu o cargo de presidenta do Comitê Olímpico Checo, e posteriormente, fez parte do Comitê Olímpico Internacional. Em 2014, foi diagnosticada com um câncer no pâncreas, e no dia 30 de Agosto de 2016, acabou falecendo.
0 Comentários