A história do Rugby

Guia Rio-2016: Rugby sevens


O Rugby surgiu como uma variação do futebol, por praticantes que defendiam o uso das mãos no jogo. Suas regras foram formadas na Inglaterra, ainda em 1820. A Rugby Football Union, federação do esporte na Inglaterra, foi fundada 51 anos após, mesmo ano do primeiro jogo internacional de rugby, entre as seleções da Inglaterra e a da Escócia.

A International Rugby Board, federação internacional da modalidade, surgiu em 1886. Assim como o futebol tem suas outras variantes, como o futsal e o futebol de areia, a partir do Rugby, também surgiram novas modalidades, como o Rugby League (bem similar ao Rugby Union, mas com 13 jogadores), e o Rugby sevens, que estréia nos jogos Olímpicos em 2016. O Rugby de XV participou de quatro edições de Jogos Olímpicos, sendo a última na longínqua Olímpíada de 1924, em Paris. Os EUA ficaram com o ouro nessa ocasião. Curiosamente, o Rugby chegou ao Brasil junto com o futebol e o críquete, trazido pelas mãos de Charles Miller, que descobriu as modalidades quando morou na Inglaterra.

O rugby de sete jogadores (Rugby Seven) em cada equipe possui jogos bem mais curtos e menos desgastantes, sendo mais apto à eventos de pequena duração, como os Jogos Olímpicos. Por ser mais rápido e ter menos atletas, ele exige bem mais agilidade dos jogadores. Com isto, os brutamontes comuns no Rugby Union e no Rugby League, ou mesmo no Futebol Americano, não são tão comuns nesta modalidade.

Postar um comentário

0 Comentários