A história do Handebol

Jogos Olímpicos Rio 2016 - Handebol Grupos

Handebol: um dos esportes coletivos mais populares do planeta


Apesar de ser um esporte recente em termos históricos, o Handebol tem a sua origem em jogos que vem desde a antiguidade. Na famosa obra da Odisseia de Homero, já era citado um jogo chamado de “Urânia”, praticado na Grécia Antiga, onde os jogadores movimentavam uma bola com as mãos. A prática deste tipo de modalidade foi evoluída pelos romanos, e passada em diante através da história, com a expansão dos impérios.

Muitos jogos similares ao Handebol já eram praticados por todo o continente europeu. Na Alemanha começaram a se popularizar as disputas em campo aberto, similares às partidas de futebol, com 11 jogadores em cada equipe. A semelhança com o esporte mais popular do Planeta ajudou muito na popularização do Handebol, especialmente entre os operários de fábrica no começo do século XX, mas foi a sua evolução para o espaço Indoor, dada pela dificuldade climática, que o fez ganhar identidade própria.


Prova da popularidade do Handebol na Alemanha, foi o sucesso da participação da sua versão ainda em campo, nos Jogos Olímpicos Berlim 1936. Um público de mais de 100 mil pessoas assistiu a Alemanha derrorar a Áustria por 10 a 6 na decisão, e ficar com o Ouro. Dois anos depois, em 1938, tivemos ainda o primeiro mundial de Handebol masculino, disputado também em solo alemão, tanto em sua versão de campo, quanto em sua versão Indoor (está ainda com quatro atletas).

Após uma breve ausência, o Handebol voltou aos Jogos Olímpicos em Helsinque 1952 como esporte de demonstração, mas somente nos jogos de Munique, em 1972, a sua versão Indoor adentrou a Olimpíada como esporte fixo, para nunca mais sair.

O Handebol hoje é disputado em uma quadra de 40m x 20m, com as metas medindo 3m x 2m. Na pequena área, de 6m, apenas o goleiro pode permanecer. Cada equipe tem 7 jogadores em campo.

Com o tempo, as competições olímpicas e mundiais de Handebol foram ganhando cada vez mais popularidade. As nações européias seguiram dominando o esporte, embora a Coréia do Sul, desde o final dos anos de 1980 tenha ganho muito espaço, e mais recentemente o Brasil, e algumas outras nações sul-americanas e africanas, também venham alcançando algum destaque.

Postar um comentário

0 Comentários