Tivemos na última semana, o Mundial de basquete 3x3 2017, modalidade da FIBA, que será olímpica em Tóquio-2020. A competição, realizada na cidade de Nantes, na França, consagrou as seleções da Rússia no feminino, e da Sérvia no Masculino, como campeãs mundiais, começando bem um ciclo que já é o mais importante até aqui.
Vale lembrar que a seleção brasileira não participou da competição, pois não pode buscar a vaga, nem em um naipe, nem no outro, por conta da suspensão da FIBA, recentemente retirada. No masculino, não tivemos representantes sul-americanos, com as seleções dos EUA, Porto Rico e El Salvador representando as Américas. Só os norte-americanos passaram da fase de grupos, caindo diante da Sérvia nas quartas-de-final. Os sérvios ainda eliminaram a França nas semifinais, antes de derrotar a Holanda por 21 a 18 na grande decisão, e conquistar o título. A França derrotou a Eslovênia por 18 a 17 na disputa do terceiro lugar, e assegurou a medalha de bronze.
No feminino, tivemos Argentina e Venezuela representando a América do Sul. As duas não passaram da fase de grupos, com a Argentina terminando em 11º, e a Venezuela em 18º, entre 20 seleções. Após eliminar a República Tcheca e a Holanda, a Rússia bateu a Hungria por 19 a 12 na grande final, e ficou com o título. Na disputa do terceiro lugar, a Ucrânia fez 15 a 13 na Holanda.
O time do torneio masculino contou com os sérvios Dejan Majstorović (eleito também o MVP da competição) e Dušan Domović Bulut, além do holandês Jesper Jobse. No feminino, a russa Anna Leshkovtseva foi eleita a MVP da competição.
0 Comentários