Guia do Brasileirão 2017
Está começando o Brasileirão 2017 de Futebol masculino. E o Guia Olímpico traz para você um preview da competição, que agitará os gramados entre maio e dezembro.
A 61º edição do Brasileirão terá o mesmo regulamento dos anos anteriores, quando foi implementado o sistema de pontos corridos. Não haverá pausa durante a Copa das Confederações de 2017 que será realizada entre 17 de junho e 2 de julho na Rússia.
Atlético Goianense
Em 2016: Campeão da Série B
O craque: Junior Viçosa
Time-base: Kléver; Eduardo, Ricardo Silva, Roger Carvalho e Bruno Pacheco; Marcão, Betinho e Jorginho; Walterson, Junior Viçosa e Walter.
Técnico: Marcelo Cabo
Ano de fundação: 1937
Estádio: Serra Dourada
Prognóstico: Luta contra o rebaixamento
O Atlético goianiense foi o campeão da Série B 2016, mas não começou o ano bem, e nem chegou na final do Campeonato Goiano. O time, teoricamente, entra no campeonato lutando para não cair. A maior parte dos jogadores do time campeão já não está mais no elenco, deixando o técnico Marcelo Cabo com a missão de montar um time praticamente do zero. Os atacantes Junior Viçosa e Walter são os nomes mais conhecidos.
Atlético Mineiro
Em 2016: 4º
O craque: Robinho
Time-base: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel (Felipe Santana) e Fábio Santos; Adílson, Rafael Carioca e Elias; Otero, Robinho e Fred.
Técnico: Roger Machado
Ano de fundação: 1908
Estádio: Independência
Prognóstico: Luta pelo título
Campeão estadual, o Atlético Mineiro do técnico Roger Machado entra como um dos favoritos ao título do Brasileirão 2017. Tem um grande treinador, um elenco qualificado e experiente, força como local, e muita vontade de acabar com um tabu de quase 50 anos.
Sim, o time perdeu a sua referência no ataque, com a saída de Lucas Pratto para o São Paulo. Mas, a fase de Fred e Rafael Moura é tão boa, que a perda até agora nem foi sentida.
Atlético Paranaense
Em 2016: 6º
O craque: Lucho Gonzalez
Time-base: Weverton; Jonathan, Thiago Heleno, Paulo André e Sidcley; Otávio, Lucho, Nikão, Felipe Gedoz e Pablo; Grafite
Técnico: Paulo Autuori
Ano de fundação: 1924
Estádio: Arena da Baixada
Prognóstico: Luta por uma vaga na Libertadores
Treinado por Paulo Autuori, o Atlético Paranaense carrega consigo um bom entrsamento, mas peca pela irregularidade, sendo capaz de atuações fantásticas, e outras desastrosas. Num campeonato onde quase 100% dos times vão oscilar, quem oscilar menos leva vantagem. Fora isto, o elenco mescla juventude e experiência, algo que deve ser dosado no sobrecarregado calendário brasileiro, ainda mais em um elenco com veteranos, como Eduardo da Silva, Lucho Gonzales, Carlos Alberto, Grafite, principais líderes do elenco ao lado deo goleiro Weverton e do zagueiro Thiago Heleno.
Avaí
Em 2016: vice-campeão da Série B
O craque: Marquinhos
Time-base: Kozlinski; Leandro Silva, Betão, Fagner Alemão e João Paulo; Luan, Judson e Marquinhos; Romulo, Denílson e Júnior Dutra.
Técnico: Claudinei Oliveira
Ano de fundação: 1923
Estádio: Ressacada
Prognóstico: Luta contra o rebaixamento
Após um começo de ano irregular, o Avaí deve entrar no Campeonato brasileiro lutando para não cair. De maneira geral, o elenco tem pouca qualidade.
Marquinhos continua sendo o grande nome, a referência do Avaí para esta temporada. O maior jogador da história do Avaí continua sendo referência, mesmo com o avanço da idade e algumas lesões recorrentes. A defesa da equipe foi uma das menos vazadas na competição, que conta com o experiente zagueiro Betão, ex-Corinthians e Santos. Junior Dutra é a grande esperança de gols da equipe para o Brasileirão.
Bahia
Em 2016: 4º colocado na Série B
Principal jogador: Régis
Time-base: Jean; Eduardo, Tiago, Jackson (Lucas Fonseca) e Armero; Renê Júnior (Juninho), Edson e Régis; Allione, Zé Rafael (Gustavo) e Edigar Junio.
Técnico: Guto Ferreira
Ano de fundação: 1931
Estádio: Fonte Nova
Prognóstico: Luta por uma vaga na Sul-americana
O elenco do Bahia dá ao clube condições de se manter na Serie A, e lutar por uma das vagas brazucas na Copa Sul-americana.
Botafogo
Em 2016: 5º colocado
Principal jogador: Montillo
Time-base: Gatito Fernández; Emerson Santos, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luís; Airton, João Paulo (Bruno Silva), Camilo e Montillo; Rodrigo Pimpão e Sassá (Roger).
Técnico: Jair Ventura
Ano de fundação: 1904
Estádio: Engenhão
Prognóstico: Luta por uma vaga na Libertadores
Após o bom final de 2016, e o ótimo início de Libertadores neste ano, o Botafogo, deve fazer uma boa campanha, mas ainda parece irregular demais para lutar pelo título. A presença de Montillo torna o time treinado pelo ótimo Jair Ventura ainda mais forte, e com boas condições se seguir jogando a Liberta em 2018.
Chapecoense
Em 2016: 11º colocado
Principal jogador: Rossi
Time-base: Artur Moraes; João Pedro (Apodi), Luís Otávio , Douglas Grolli e Reinaldo; Nathan (Moisés Ribeiro), Andrei Girotto e Luiz Antônio; Rossi, Arthur Caike e Wellington Paulista.
Técnico: Vagner Mancini
Ano de fundação: 1973
Estádio: Arena Condá
Prognóstico: Luta para não cair
Se reconstruindo após a tragédia aérea do final de 2017, a Chapecoense remontou muito bem o seu elenco, e tem chances de se manter na Serie A. O atacante Rossi, que veio do Goiás, foi o grande destaque da campanha do bicampeonato catarinense neste mês.
Coritiba
Em 2016: 15º colocado
Principal jogador: Henrique Almeida
Time-base: Wilson; Rodrigo Ramos (Dodô), Werley, Juninho e William Matheus; Alan Santos, Matheus Galdezani e Anderson; Iago, Kleber e Henrique Almeida
Técnico: Jair Ventura
Ano de fundação: 1909
Estádio: Couto Pereira
Prognóstico: Luta por uma vaga na Sul-americana
Campeão paranaense, o Coritiba dá indicações de que seu torcedor terá um ano mais tranquilo, do que foram os últimos. O atacante Henrique Almeida parece ter nascido para jogar pelo clube, e é um dos principais candidatos à artilheria do Campeonato, atuando ao lado de Kleber Gladiador, que é outro a reencontrar o bom futebol.
Corinthians
Em 2016: 7º colocado
Principal jogador: Jô
Time-base: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel, Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô
Técnico: Fabio Carille
Ano de fundação: 1910
Estádio: Arena Corinthians
Prognóstico: Luta por uma vaga na Libertadores
Depois de surpreender no primeiro semestre, o Corinthians pode fazer um excelente Brasileirão. O time é muito bem organizado pelo técnico Carille, e só peca por algumas imperfeições, que lhe custaram a eliminação da Copa do Brasil, por exemplo. A equipe ainda se movimenta pouco em campo, o que dificulta a projeção de espaços, e a consequente criação de oportunidades de gol. Em contrapartida, se recompõe bem, e deve melhorar em todos os sentidos com o passar dos jogos.
Cruzeiro
Em 2016: 12º colocado
Principal jogador: Montillo
Time-base: Rafael (Fábio); Mayke, Léo, Caicedo (Dedé) e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Rafinha, Thiago Neves e Arrascaeta; Rafael Sóbis
Ano de fundação: 1921
Estádio: Engenhão
Prognóstico: Luta pelo título
Com um dos melhores elencos do Brasil, o Cruzeiro do técnico Mano Menezes é candidato forte ao G-4 do Brasileirão, se não até ao título. O elenco tem peças de qualidade em todos os setores, com destaque para o ataque, aonde Rafael Sóbis e Ábila são dos mais perigosos atacantes em atividade no futebol latino americano atual
Flamengo
Em 2016: 3º colocado
Principal jogador: Guerreiro
Time-base: Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz, Trauco; Márcio Araújo, William Arão, Diego; Mancuello, Everton, Guerreiro
Técnico: Zé Ricardo
Ano de fundação: 1895
Estádio: Maracanã/Arena da Ilha
Prognóstico: Luta pelo título
Nunca, em toda a era dos pontos corridos, o Flamengo entrou tão forte na luta por um título de Campeonato Brasileiro como em 2017. Nem mesmo em 2009, quando acabou campeão. O elenco, quando inteiro, tem ao menos dois jogadores para cada posição, todas bem cobertas com qualidade. O técnico Zé Ricardo organiza a equipe muita bem em um 4-2-3-1 que varia para o 4-1-4-1.
Jogadores outrora contestados, como Rafael Vaz, Mancuello e Márcio Araújo, hoje rendem em grande nível, e Diego, até a lesão, vinha sendo o maestro de um time, que ainda tem um jogador como Conca por estrear. Contudo, a grande peça deste Flamengo é o centroavante peruano Paolo Guerreiro. Um atacante de grande capacidade para jogar de costas, e estabilizar as jogadas para os seus companheiros, além de sempre marcar gols importantes.
O único porém do Flamengo é a oscilação, de um jogo para outro, e algumas vezes dentro de um mesmo jogo. Contudo, todas as equipes oscilam dentro de um Campeonato de pontos corridos, e no Brasileirão, esta oscilação costuma ser maior. Contudo, se o Flamengo quiser ser campeão, vai precisar ser mais estável, não cometendo os mesmos erros de 2016.
Fluminense
Em 2016: 13º colocado
Principal jogador: Gustavo Scarpa
Time-base: Diego Cavalieri; Lucas, Henrique, Gum (Renato Chaves), Léo; Orejuela, Wendel, Sornoza; Richarlison, Wellington Silva (Marcos Júnior), Henrique Dourado
Técnico: Abel Braga
Ano de fundação: 1902
Estádio: Maracanã
Prognóstico: Luta por vaga na Libertadores
Com problemas financeiros, o Fluminense quase não fez investimentos pesados em 2017, e apostou apenas na base e no trabalho do técnico Abel Braga, e tem tido bons resultados. Principais reforços para o ano, os equatorianos Orejuela e Sornoza, estavam contratados desde o meio de 2016. Mesmo assim, o Flu foi um dos melhores times do Brasil no primeiro quadrimestre da temporada, e perdeu o campeonato carioca apenas no detalhe, mesmo atuando sem Gustavo Scarpa em toda a reta decisiva. Tem tudo para ser uma das ótimas surpresas deste Brasileirão 2017.
Em 2016: 9º colocado
Principal jogador: Luan
Time-base: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kanemann e Marcelo Oliveira; Maicon e Ramiro; Leonardo Moura, Bolaños e Pedro Rocha (Barrios); Luan
Técnico: Renato Portaluppi
Ano de fundação: 1903
Estádio: Arena do Grêmio
Depois de conquistar a Copa do Brasil em 2016, a torcida do Grêmio quer mais títulos, até por conta do potencial do elenco tricolor, um dos melhores do país. O Grêmio conta com qualidade e quantidade em todas as posições, mas ainda sofre muito com a oscilação, de um jogo para outro, e algumas vezes dentro de um mesmo jogo.
O técnico Renato Portaluppi tem quebrado a cabeça para resolver os problemas na saída de bola e na circulação do esférico para a armação de jogadas, após a venda de Wallace para o Hamburgo, e a lesão de Douglas, principal armador e grande figura da equipe em 2016. Acertar o posicionamento de Luan, Bolaños e Barrios na equipe, com os três atuando juntos, parece ser o grande desafio. Enquanto Bolaños gosta de ocupar a mediapunta e Barrios é um centroavante nato, Luan gosta de atuar em uma posição central no ataque, criando um dilema.
A defesa do Grêmio também tem sofrido com alguns problemas na bola aérea e na transição defensiva, algo que ocorria na temporada passada, mas havia sido estancado. Além disto, jogadores como Edílson e Maicon, fundamentais na temporada passada, tem sofrido com lesões, o que gera uma natural instabilidade.
Palmeiras
Em 2016: Campeão
Principal jogador: Dudu
Time-base: Fernando Prass; Jean, Mina, Vitor Hugo (Edu Dracena) e Egídio; Felipe Melo (Tchê Tchê), Guerra e Michel Bastos (Moisés); Roger Guedes, Borja e Dudu (William)
Técnico: Cuca
Ano de fundação: 1914
Estádio: Allianz Palestra
Prognóstico: Luta pelo título
Campeão Brasileiro em 2016, o Palmeiras se reforçou com qualidade e quantidade para a temporada 2017. Após a saída de Cuca, Eduardo Baptista tentou melhorar a circulação de bola e criar mais alternativas de jogo para a equipe, aproveitando a qualidade que o elenco palmeirense o oferecia. Contudo, a eliminação no Campeonato Paulista foi sentida, e Eduardo acabou demitido após uma derrota na Libertadores.
Com isto, Cuca voltou, e deixa uma dúvida no ar. É complicado saber se o comandante vai dar sequência à evolução tática que a equipe vinha tendo com Eduardo, ou vai retornar ao modelo, que sem dúvidas, deu resultado no Brasileirão passado.
Ponte Preta
Em 2016: 8º colocada
Principal jogador: Lucca
Time-base: Aranha; Nino Paraíba, Kadu, Yago, Reynaldo (Artur); Fernando Bob, Wendel, Ravanelli, Renato Cajá; Clayson, Lucca.
Técnico: Gilson Kleina
Ano de fundação: 1900
Estádio: Moisés Lucarelli
Prognóstico: Luta para não cair
Após um começo de temporada oscilante, a Ponte Preta cresceu sob às ordens de Gilson Kleina, e foi vice-campeã do Paulistão, eliminando o Santos nas quartas e o Palmeiras nas semifinais. Na decisão, caiu diante do Corinthians. No Brasileirão 2017, deve seguir com a mesma fórmula, fazendo uso do fator local, pare tentar escapar com tranquilidade de qualquer possibilidade de rebaixamento.
Destaque para a saída do artilheiro William Pottker, que rumou para o Internacional. A diretoria buscou Xuxa (ex-Mirassol) e Emerson Sheik, na tentativa de substituir o seu craque.
Santos
Em 2016: 2º colocado
Principal jogador: Ricardo Oliveira
Time-base: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Lucas Veríssimo e Matheus Ribeiro; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Vitor Bueno, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira
Técnico: Dorival Júnior
Ano de fundação: 1912
Estádio: Vila Belmiro
Prognóstico: Luta por vaga na Libertadores
Com o desempenho mais regular do Brasil nas últimas temporadas, o Santos entra no Brasileirão como candidato à vaga na Libertadores, e talvez até ao título. Contudo, será necessário oscilar menos, para poder de fato lutar pela taça.
São Paulo
Em 2016: 10º colocado
Principal jogador: Diego Souza
Time-base: Renan Ribeiro; Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei, Thiago Mendes e Cícero; Cueva, Welligton Nem e Pratto
Técnico: Rogério Ceni
Ano de fundação: 1935
Estádio: Morumbi
Prognóstico: Luta por vaga na Libertadores
Treinado pelo maior ídolo de sua história, o São Paulo tenta retomar o caminho do sucesso. O agora técnico Rogério Ceni tenta implementar um modelo de jogo propositivo, vertical, com pressão pós perda, velocidade e jogo associado. A juventude do elenco, e a complexidade do modelo, são as únicas coisas que podem pesar contra. Para isto, será necessário que jogadores mais experientes, como Pratto, Cueva, Rodrigo Caio e Buffarini executem bem os seus papéis.
Sport
Em 2016: 14º colocado
Principal jogador: Diego Souza
Time-base: Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval e Mena; Fabrício, Rithely, Everton Felipe e Diego Souza; Rogério e André
Técnico: Ney Franco
Ano de fundação: 1905
Estádio: Estádio da Ilha do Retiro
Prognóstico: Luta por uma vaga na Sul-americana
Depois de lutar para não cair na temporada passada, o Leão da Ilha tenta fazer um Brasileirão 2017 mais tranquilo. O meia Diego Souza e o atacante Rogério são os principais destaques da equipe.
Vasco
Em 2016: 3º colocado da Série B
Principal jogador: Nenê
Técnico: Zé Ricardo
Ano de fundação: 1898
Estádio: São Januário
Prognóstico: Luta para não cair
Depois de penar para subir no ano passado, o Vasco entra no Brasileirão 2017 pensando em não cair. Para isto, a aposta é no trabalho do técnico Milton Mendes e na manutenção da base de 2016, formada por Martin Silva, Luan, Douglas e Nenê. Eles ainda receberam alguns reforços pontuais, como Escudero, Wagner e Luis Fabiano, que agregar ao qualidade e experiência.
Vitória
Em 2016: 16º colocado
Principal jogador: Kieza
Time-base: Fernando Miguel; Patric, Kanu, Fred e Geferson; Willian Farias, Bruno Ramires e Cleiton Xavier; David, André Lima e Kieza.
Técnico: Wesley Carvalho
Ano de fundação: 1889
Estádio: Barradão
Prognóstico: Luta para não cair
O Vitória foi o time da Série A com o melhor aproveitamento nos campeonatos estaduais, atingindo um índice de 85,7%. Conquistou a taça batendo o rival Bahia. O ataque, liderado pela dupla André Lima e Kieza, foi o terceiro mais positivo dos estaduais brasileiros. A equipe poderia vir com muita moral para a disputa do Brasileirão, não fosse a eliminação para o Bahia na Copa do Nordeste, e a consequente demissão do técnico Argel Fucks, que deu lugar a Wesley Carvalho.
0 Comentários