Teresa Edwards: a maior jogadora de basquete da história
Teresa Edwards foi uma das maiores jogadoras de basquete da história. Disputou a sua primeira olimpíada com a seleção feminina de basquete dos EUA nos jogos de Los Angeles, em 1984, aos 20 anos de idade, conquistando a medalha de ouro.
Teresa voltou a conquistar a medalha de ouro nos jogos de Seul, em 1988, e em 1990 foi campeã mundial. Nos jogos olímpicos de Barcelona, em 1992, participou da equipe americana que foi derrotada pela CEI nas semifinais, mas conquistou o bronze, após derrotar Cuba na disputa pelo 3° lugar.
Também esteve na equipe que perdeu as semifinais do Mundial de 1994 para o Brasil de Hortência, segundo ela própria, a melhor jogadora que enfrentou em quadra, durante toda a sua carreira. Contudo, dois anos depois, as americanas bateram as brasileiras nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, e voltaram a subir no lugar mais alto do pódio.
Teresa ainda conquistaria a medalha de ouro na Olimpíada de Sidney-2000, entrando de vez para a história. Ela é a única jogadora a disputar 5 olimpíadas no basquete, algo que no masculino, apenas o o jogador de Porto Rico Rican Teófilo Cruz, e o brasileiro Oscar Schmidt, fizeram. Mais do que isto, ela é a única atleta a conquistar medalhas em cinco olimpíadas, somando um total de 4 ouros e um bronze.
No começo do século XXI, Teresa foi eleita pela respeitada revista Sports Illustred a 22° maior atleta feminina da história.
0 Comentários