Teresa Edwards: a maior jogadora de basquete da história

Teresa Edwards: a maior jogadora de basquete da história


Teresa Edwards: a maior jogadora de basquete da história


Teresa Edwards nasceu no dia 19 de julho de 1964, na cidade do Cairo, estado da Geórgia (EUA). De uma família pobre, desde pequena foi sempre uma apaixonada pelo basquete, e no esporte encontrou o meio de se eternizar como lenda.


Teresa Edwards foi uma das maiores jogadoras de basquete da história. Disputou a sua primeira olimpíada com a seleção feminina de basquete dos EUA nos jogos de Los Angeles, em 1984, aos 20 anos de idade, conquistando a medalha de ouro.


Teresa voltou a conquistar a medalha de ouro nos jogos de Seul, em 1988, e em 1990 foi campeã mundial. Nos jogos olímpicos de Barcelona, em 1992, participou da equipe americana que foi derrotada pela CEI nas semifinais, mas conquistou o bronze, após derrotar Cuba na disputa pelo 3° lugar.

Também esteve na equipe que perdeu as semifinais do Mundial de 1994 para o Brasil de Hortência, segundo ela própria,  a melhor jogadora que enfrentou em quadra, durante toda a sua carreira. Contudo, dois anos depois, as americanas bateram as brasileiras nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, e voltaram a subir no lugar mais alto do pódio.


Teresa ainda conquistaria a medalha de ouro na Olimpíada de Sidney-2000, entrando de vez para a história. Ela é a única jogadora a disputar 5 olimpíadas no basquete, algo que no masculino, apenas o o jogador de Porto Rico Rican Teófilo Cruz, e o brasileiro Oscar Schmidt, fizeram. Mais do que isto, ela é a única atleta a conquistar medalhas em cinco olimpíadas, somando um total de 4 ouros e um bronze.

No começo do século XXI, Teresa foi eleita pela respeitada revista Sports Illustred a 22° maior atleta feminina da história.

Postar um comentário

0 Comentários