Fanny Blankers-Koen: a maior atleta do século XX

Fanny Blankers-Koen: a maior atleta do século XX


Fanny Blankers-Koen nasceu na cidade holandesa de Baarn, no dia 26 de abril de 1918. Ela foi eleita a "Atleta Feminina do Século", pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) em 2001, e em 2012, foi imortalizada no Hall da Fama da entidade.

Fanny fez por onde ser considerada a melhor e a mais completa atleta da história do atletismo. Conquistou ao todo quatro medalhas de ouro nos Jogos de Londres-1948, vencendo os 100 m rasos, os 200 m rasos, o revezamento 4 x 100 m rasos e os 80 m com barreiras. Ainda foi recordista mundial nas provas dos saltos em altura e em distância.

Fanny poderia ter conquistado seis medalhas de ouro nesta edição dos Jogos, mas a regra a impedia de participar de mais de quatro provas, e por isto, não pode fazer ainda mais história.

Fanny também poderia ter um cartel maior de medalhas, se os Jogos de 1940 e 1944 não tivessem sido cancelados por conta da Segunda Guerra Mundial. Mesmo neste período, ela não deixou de treinar, e foi recompensada com o retorno da paz.

Postar um comentário

0 Comentários