Argentina é campeã do Mundial de Futsal 2016

Argentina é campeã do Mundial de Futsal 2016


A Argentina, é campeã do Mundial de Futsal 2016. Depois do quarto lugar em 2004, e de passar bem perto das semifinais em 2008 e 2012, a albiceleste enfim alcança o topo do mundo no Futebol de 5, fruto de um grande trabalho. Muito bem organizada pelo técnico Diego Giustozzi, a equipe sempre se portou muito bem na defesa, e soube atacar com rapidez, fórmula perfeita para surpreender as quatro fortes seleções européias que cruzaram o seu caminho. E a final contra os russos, foi emocionante.

No começo do torneio, os argentinos não estavam entre os favoritos, mesmo sendo os atuais campeões da Copa América. Na primeira fase, a vitória por 1x0 sobre o Cazaquistão, a goleada sobre Ilhas Salomão e o empate contra a Costa Rica deram a classificação e a liderança do grupo E. Nas oitavas de final, a vitória sobre a Ucrânia na prorrogação por 1 a 0 deu a vaga nas quartas, onde o Egito acabou goleado por 5x0. Na semifinal, a vítima foi Portugal, que levou 5 a 2.

A decisão contra a Rússia foi bem apertada. Os russos contam com quatro brasileiros naturalizados, e foi um deles o responsável por abrir o placar. Aos 15 minutos, Éder Lima, que aproveitou um passe de Rômulo para colocar os russos na frente. Entretanto, os argentinos empataram logo depois, com Vaporaki, e na sequência chegaram a virada, com Leandro Cuzollino cobrando um tiro livre direto.

No segundo tempo, Éder Lima voltou a balançar as redes, deixando tudo igual, mas por pouco tempo. Segundos depois, Alan Brandi marcou, fazendo o terceiro dos argentinos. Com a Rússia balançada, Brandi ainda fez o quarto, encaminhando bem as coisas.

A partir daí, a Argentina passou a administrar o placar, e o goleiro Nicolás Sarmiento mostrou porque foi considerado o melhor do torneio. A Rússia ainda apelou para o recurso de utilizar Vladislav Shayakhmetov como goleiro-linha, o que quase comprometeu. Sem um goleiro debaixo das traves, Vaporaki aproveitou uma bola espirrada em sua quadra, e chutou de trás da linha do meio-campo, para fazer o 5 a 2.

A Rússia ainda aproveitou o relaxamento argentino, e descontou com Dmitri Lyskov e Éder Lima, mas já era tarde. A Argentina fez história.

Na disputa do terceiro lugar, Irã e Portugal empataram em 2 a 2 no tempo normal, mas os iranianos levaram a melhor na disputa por pênaltis, triunfando por 4 a 3.

Postar um comentário

0 Comentários