Guia Rio-2016: Boxe



Um dos esportes mais populares e antigos do Mundo, o boxe chega inteiro para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A modalidade, que fez parte das Olimpíadas da Grécia Antiga, chegou a ser substituída pelos duelos de gladiadores na época do Império romano, mas se reorganizou, e se mantém até hoje forte.

O boxe fez a sua estréia nas Olimpíadas da era moderna, nos jogos de St. Louis, em 1904. Desde então, o esporte se modernizou. O boxe feminino acabou incluído no cronograma olímpico para os jogos de Londres 2012, e para 2016, uma outra novidade: a liberação para a participação de atletas profissionais.

Durante a primeira metade do século XX, o boxe amador foi dominado pela Argentina, e na segunda metade por Cuba, que contou com o maior atleta da história da modalidade: o tricampeão olímpico Teófilo Stevenson.

Para o Rio 2016, as duas nações supracitadas estarão representadas, mas sem a mesma força de outrora, embora ainda possam lutar por medalhas. Nos últimos anos, os países do leste europeu e a China tomaram conta da modalidade, e devem ser eles os dominadores do quadro de medalhas do boxe, no Rio 2016. Ao todo, teremos a disputa de três categorias no boxe feminino (Mosca, até 51kg; Leve, até 60kg; e Meio-pesado, até 75kg), e de dez categorias no masculino (Mosca-ligeiro, mosca, galo, leve, médio-ligeiro, meio médio, médio, meio pesado,pesado e super pesado).

Se a maioria das categorias estão bem abertas, algumas ainda tem um grande destaque. Nos Leves, o ucraniano Vasyl Lomachenko, bi-campeão olímpico, é um grande candidato ao tri. Outro que busca esta condição é o chinês Zou Shiming, vencedor em Pequim-2008 e Londres-2012 na categoria peso-mosca-ligeiro, além de ter ganho o bronze em Atenas-2004. Aos 34 anos, esta deverá ser a última olimpíada de Zou, considerado um dos maiores boxeadores olímpicos da história.

No Brasil, também há boas esperanças de medalhas. Adriana Araújo, bronze nas olimpíadas de Londres-2012 tem chances de medalhar, assim como Joedison Teixeira. Contudo, o brasileiro com mais chances de ouro é Robson Conceição. Com duas olimpíadas no currículo e medalhista nos dois últimos mundiais, ele terá o cubano Lázaro Álvarez bicampeão mundial 2013 e 2015, como principal concorrente na categoria Médio-ligeiro.


As categorias do Boxe nos Jogos Olímpicos:

Masculino

Mosca-ligeiro (até 49kg)
Mosca (até 52kg)
Galo (até 56kg)
Leve (até 60kg)
Médio-ligeiro (até 64kg)
Meio-médio (até 69kg)
Médio (até 75kg)
Meio-pesado (até 81kg)
Pesado (até 91kg)
Superpesado (acima de 91kg)

Feminino

Mosca (até 51kg)
Leve (até 60kg)
Meio-pesado (até 81kg)

Postar um comentário

0 Comentários