Ryoko Tani nasceu na cidade de Fukuoka, no dia 6 de setembro de 1975. Entrou para o judô ainda pequena, e no esporte, se tornaria quase imbatível.
Ainda como Ryoko Tamura (ela só adquiriu o Tani no nome após se casar com o jogador de beisebol Yoshitomo Tani, em 2003), ela disputou a sua primeira Olimpíada em Barcelona-1992, quando tinha apenas 15 anos de idade. Conquistou a medalha de bronze, na categoria -48kg.
Do alto do seu 1,46m, ela ficou sem perder uma luta sequer até os Jogos de Atlanta, 1996, quando só caiu na decisão, diante da norte-coreana Kye Sun-Hui, em uma enorme zebra.
Ryoko começava a ser colocada em dúvida. Seria ela mais uma daquelas grandes atletas que fazem história, mas não se dão bem nos Jogos Olímpicos? Que nada!
Depois daquela derrota na final de Atlanta, Ryoko só foi voltar a perder uma luta em 2005. No meio do caminho, além de conquistar vários,mundiais (veneceu todos de 1993 à 2003, mais o de 2007), ela ainda foi bicampeã olímpica, levando o ouro em Sydney-2000 e Atenas-2004.
Após o casamento, Ryoko ainda foi mãe, mas mesmo assim voltou aos tatames para conquistar o bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Ela ainda se preparou para disputar a Olimpíada de Londres, mas acabou entrando para a política, e se aposentando.
Ao todo, Ryoko Tani foi sete vezes campeã mundial (poderia ter sido mais se o mundial fosse anual em sua época, como é hoje) e duas vezes campeã olímpica, sendo eleita pela Federação Internacional de Judô a melhor judoca da história, após encerrar a carreira. Também é a única judoca a medalhar em cinco Olimpíadas.
0 Comentários