Nadia Comaneci nasceu no dia 12 de novembro de 1961, na Romênia, para se tornar uma das maiores atletas olímpicas da história. Filha de Gheorghe e Stefania-Alexandrina, Nadia começou a praticar a ginástica olímpica aos 6 anos de idade, levada pelo técnico Bela Karolyi, que ficou encantado com o talento da menina.Com 8 anos, Nadia Comaneci disputou pela primeira vez um campeonato nacional e ficou na 13ºcolocação. Foi o primeiro passo de uma carreira, que seria cheia de vitórias.
Com apenas 14 anos, Nadia tornou-se a primeira ginasta a receber uma nota 10 em Jogos Olímpicos, durante a sua apresentação nas barras assimétricas, nos jogos de Montreal-1976. Poucos dias depois, ela ainda se tornou a ginasta mais jovem na história a conquistar a medalha de ouro no individual geral, disputa que envolve os quatro aparelhos da ginástica olímpica, e define a ginasta mais completa.
Nadia saiu de sua participação nas Olimpíadas de Montreal com três medalhas de ouro, já que além das duas conquistas supracitadas, ela ainda faturou o ouro na trave, além de ter ganho a prata na competição por equipes e um bronze no solo.
Pouco depois da participação em Montreal, Nadia acabou tendo de separa do seu treinador Bela Karolyi, sendo levada para treinar em outro centro. Acabou ganhando massa muscular e peso, e caindo muito de rendimento, até conseguir convencer os dirigentes de que deveria voltar a trabalhar com o homem que a introduziu no esporte. Somente após isto, conseguiu melhorar, e se preparar para a disputa de mais uma Olimpíada, onde ampliaria o seu cartel de medalhas.
Nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, Nadia conquistou duas medalhas de ouro, uma no solo e outra na trave, além de duas medalhas de pratas, nas disputas do individual geral e por equipe. Ela decidiu se aposentar da ginástica artística em 1981, encerrando assim a sua trajetória olímpica, que apesar de relativamente curta, foi inesquecível.
0 Comentários