Surgido inicialmente como uma variação do Atletismo, em um clube nos Estados Unidos, o triatlo disputado nas Olimpíadas consiste em um combinado com 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Em jogos olímpicos, temos uma única prova, sem eliminatórias, para a definição das medalhas.
O triatlo é esporte olímpico desde os jogos de Sydney em 2000, com disputas individuais masculinas e femininas.
O triatlo feminino no Rio 2016
Favorita ao ouro: Gwen Jorgensen (EUA)
Ainda lutam por medalhas: Andrea Hewitt (Nova Zelândia) Sarah True (EUA), Katie Zaferes (EUA), Non Stanford (Grã-Bretanha), Helen Jenkins (Grã-Bretanha), Vicky Holland (Grã-Bretanha) e Nicola Spirig (Suíça)
Nos Jogos do Rio 2016, a grande favorita ao ouro no triatlo feminino é a norte-americana Gwen Jorgensen, bicampeã mundial em 2014 e 2015. Ainda lutam por medalha as britânicas Helen Jenkins, Vicky Holland e Non Stanford, além das também norte-americanas Katie Zaferes e Sarah True, da suíça Nicola Spirig, e da neozelandesa Andrea Hewitt, vice campeã mundial em 2015.
O triatlo masculino no Rio 2016
Favoritos ao ouro: Mario Mola (Espanha) e Alistair Brownlee (Grã-bretanha)
Ainda lutam por medalhas: Jonathan Brownlee (Grã-bretanha) Fernando Alarza (Espanha), Vincent Luis (França) e Richard Murray (África do Sul)
No triatlo masculino, o favorito ao ouro é o espanhol Mario Mola, vice campeão mundial 2014 e 2015. O seu compatriota Fernando Alarza, os britânicos Jonathan Brownlee, campeão mundial em 2012, e Alistair Brownlee, atual campeão olímpico, também chegam muito bem cotados, assim como o francês Vincent Luis e o sul-africano Richard Murray.
Campeão da World Series em 2013, 2014 e 2015, o também espanhol Javier Gómez Noya se lesionou durante os treinamentos, e não disputará a Olimpíada.
0 Comentários