Guia Rio-2016: Rugby sevens

Guia Rio-2016: Rugby sevens



O Rugby surgiu como uma variação do futebol, por adeptos que defendiam o uso das mãos no jogo. Suas regras foram formadas na Inglaterra, ainda em 1820. A Rugby Football Union, federação do esporte na Inglaterra, foi fundada 51 anos depois, mesmo ano da primeira partida internacional de rugby, entre a seleção inglesa e a da Escócia.


A International Rugby Board, federação internacional da modalidade, surgiu no ano de 1886. Assim como o futebol tem suas outras variantes, como o futsal e o futebol de areia, a partir do Rugby, também surgiram novas modalidades, como o Rugby League (bem similar ao Rugby Union, mas com 13 jogadores), e o Rugby sevens, que estréia nos jogos Olímpicos em 2016. O Rugby de XV participou de quatro edições de Jogos Olímpicos, sendo a última na longínqua Olímpíada de 1924, em Paris. Os EUA ficaram com o ouro naquela ocasião.

Curiosamente, o Rugby chegou ao Brasil junto com o futebol e o críquete, trazido pelas mãos de Charles Miller, que descobriu as modalidades quando morou na Inglaterra. Por motivos a serem estudados, contudo, apenas uma das três modalidades "pegou" em solo tupiniquim. Muito embora o Paissandu Atlético Clube (Rio de Janeiro) tenha sido o precursor na modalidade no Brasil, foi o SPAC, de São Paulo, o primeiro clube criado praticamente apenas para a prática do rugby, ainda no final do século XIX. Até hoje, o São Paulo Athletic Club mantém as sua tradição na modalidade, e tem um dos times mais fortes do país.

O rugby de sete jogadores em cada equipe possui jogos bem mais curtos e menos desgastantes, sendo mais apto à eventos de pequena duração, como os Jogos Olímpicos. Por ser mais rápido e ter menos atletas, ele exige bem mais agilidade dos jogadores. Com isto, os brutamontes comuns no Rugby Union e no Rugby League, ou mesmo no Futebol Americano, não são tão comuns aqui.


O Rugby Masculino no Rio 2016


Favoritas ao Ouro: Fiji e Nova Zelândia
Ainda lutam por medalhas: África do Sul, Grã-Bretanha e Austrália


As seleções da Austrália, da Nova Zelândia, da África do Sul, da Grã-Bretanha e das Ilhas Fiji são as favoritas para o torneio masculino de Rugby Sevens. Também tem condições de brigar por medalhas, embora corram um pouco mais por fora, as seleções do Quênia, da França, dos EUA e da Argentina.

Fiji, por sinal pode fazer história. Atual bicampeã da World Series, a seleção da Oceania tem tudo para conquistar a primeira medalha do país em em uma Olimpíada. Só falta saber a cor.



O Rugby Feminino no Rio 2016


Favoritas ao Ouro: Austrália e Nova Zelândia
Ainda lutam por medalhas: EUA, Canadá e Grã-bretanha


No Feminino, a Nova Zelândia é a atual campeã da Copa do Mundo, além de ter vencido as temporadas 2012-2013, 2013/2014 e 2014-2015 da World Series. Contudo, tem boas concorrentes na luta por medalhas. A Austrália, o Canadá e a Grã-Bretanha são equipes fortes, e capazes de subir até no lugar mais alto do pódio. Correndo mais por fora, estão França, EUA e a campeã do pré-olímpico Mundial, a Espanha.


O rugby feminino nos Jogos do Rio será disputado entre 06 e 08 de agosto, enquanto entre 09 e 11 de agosto teremos as disputas masculinas. Teremos nos dois naipes as equipes divididas em duas chaves. Os quatro melhores de cada avançam para as quartas de final, onde teremos duelos eliminatórios. Os vencedores fazem a semifinal e a decisão da medalha de ouro.


Postar um comentário

0 Comentários