Guia Rio 2016: Badminton

Guia Rio 2016: Badminton

Guia Rio 2016: Badminton



Mais conhecido no Brasil como o esporte da peteca, o Badminton é na realidade o jogo de raquete mais rápido, e um dos mais populares do planeta. Pouco se sabe sobre o seu surgimento, apenas que ele se deu na Índia, ainda com o nome de Poona.

No Século 19, imigrantes britânicos conheceram o jogo, e o levaram para o Ocidente, popularizando ainda mais a modalidade. Em 1934, surgiu a Federação Internacional de Badminton (BWF), com 9 membros inaugurais: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales.

Contudo, demorou muito para o badminton se tornar esporte Olímpico, algo que só aconteceu nos Jogos de Barcelona, em 1992.

A estréia do Brasil nos torneios Olímpicos de Badminton acontecerão em 2016, nos Jogos do Rio. Não há muita expectativa para medalhas, mas a simples participação já é algo para se comemorar em um esporte ainda pouco conhecido em território brasileiro.

O Badminton no Rio 2016

Individual masculino

Favoritos ao ouro: Chen Long e Lin Dan (China)
Ainda lutam por medalhas: Lee Chon Wei (Malásia), Tommy Surgiato (Indonésia), Viktor Axelsen e Jan Jorgensen (Dinamarca)

A China deverá dominar o Badminton nos Jogos do Rio 2016. O grande favorito ao ouro torneio individual masculino é o chinês Chen Long, atual bicampeão mundial. Ele deve ter como maior rival na disputa pelo ouro o seu compatriota Lin Dan, pentacampeão Mundial e bicampeão olímpico. O atleta da Malásia Lee Chong Wei, o indonésio Tommy Surgiato e os dinamarqueses Viktor Axelsen e Jan Jorgensen podem surpreender.

Individual Feminino

Favorita ao ouro: Carolina Marin (Espanha)
Ainda lutam por medalhas: Li Xuerui (China), Ratchanok Intanon (Tailândia) e Pusarla Sindhu (Índia)

Na disputa individual feminina, a favorita ao ouro é a espanhola Carolina Marín, bicampeã mundial em 2014 e 2015. Ela deverá ter como grandes adversárias, a chinesa Li Xuerui, atual campeã olímpica, a tailandesa Ratchanok Intanon e a indiana Pusarla Sindhu, correndo por fora na disputa.

Duplas masculina

Favoritos às medalhas: Indonésia, Coréia do Sul e China

Na competição de duplas masculinas do Badminton, os indonésios Hendra Setiawan e Mohammad Ahsan, atuais bicampeões mundiais, e os sul-coreanos Lee Yong Dae e Yoo Yeon Seong, líderes do Ranking mundial, são os favoritos ao ouro, com os chineses Fu Haifeng e Zhang Nan correndo por fora.

Duplas feminina

Favorita ao ouro:
China
Ainda lutam por medalhas: Dinamarca, Japão e Indonésia

Nas duplas femininas, as chinesas Tian Qing e Zhao Yunlei, atuais bicampeãs mundiais e campeãs olímpicas, as dinamarquesas Kamilla Rytter e Christinna Pedersen, vice campeãs mundiais em 2015 e as japonesas Misaki Matsutomo e Ayaka Takahashi, líderes do ranking mundial, são as maiores favoritas ao ouro, com as indonésias Nitya Maheswari/ Greysia Polii correndo por fora.

Duplas Mistas

Favoritos ao ouro:
China

Nas duplas mistas, os chineses Zhang Nan e Zhao Yunlei, campeões mundiais em 2014 e 2015 e campeões olímpicos em 2012, são os favoritos ao ouro, tendo como maiores rivais os outros finalistas dos jogos de Londres, os seus compatriotas Xu Chen e Ma Jin.

Postar um comentário

0 Comentários