Vitaly Scherbo: o homem das quatro medalhas de ouro em um só dia

Vitaly Scherbo: o homem das quatro medalhas de ouro em um só dia



Vitaly Scherbo: o homem das quatro medalhas de ouro em um só dia


Nascido na cidade de Minsk, na antiga União Soviética, Vitaly Scherbo se tornou um dos maiores atletas olímpicos de todos os tempos. Ele conquistou inúmeras medalhas em Mundiais, Jogos olímpicos e europeus, estabelecendo marcas que tão cedo, não serão quebradas. Se poucos atletas já conquistaram quatro medalhas de ouro olímpicas em toda a carreira, Scherbo o fez em um só dia, o que fala muito sobre os feitos deste atleta inesquecível.


Scherbo começou a sua carreira na ginástica aos sete anos de idade, incentivado por sua mãe. Logo seus treinadores viram um talento nato nele, e o levaram para uma escola de atletas. Com 18 anos,  Scherbo participou da sua primeira grande competição internacional, o Europeu de Atenas. E foi uma estréia em tanto, já que ele conquistou três medalhas de ouro individuais, vencendo o solo, o salto sobre a mesa e a barra fixa. Um ano depois, participou do Mundial de Indianápolis, conquistando seis medalhas em oito provas disputadas.


O primeiro título Mundial de Scherbo, veio na competição por equipes. A União Soviética reuniu uma verdadeira constelação de ginastas, que ainda contava com Grigory Misutin, Valeri Liukin, Igor Korobchinsky, Valery Belenky e Alexei Voropaev, e não deixou a disputa por equipes escapar. No individual geral deste Mundial, Scherbo levou a prata, só ficando atrás do compatriota Grigory Misutin. Ele ainda participou de quatro, das seis finais por aparelhos, levando a medalha de prata no salto sobre o cavalo e o bronze nas barras fixas. Um ano depois, disputou mais um Mundial em Paris, levando dois ouros e uma prata.


Mas, seu grande momento de glória ainda estava por vir. A Olimpíada de Barcelona, em 1992, foi a Olimpíada de Vitaly Scherbo. Representando a equipe unificada da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), ele levou para casa seis medalhas de ouro em oito disputadas, sendo quatro em um só dia. Scherbo fez parte da conquista da CEI na competição por equipes, e ainda foi campeão do individual geral e em mais quatro aparelhos: nas barras paralelas, no cavalo com alças, no salto e nas argolas. Apenas os nadadores norte-americanos Michael Phelps e Mark Spitz conquistaram mais medalhas de ouro individuais do que Scherbo.

Scherbo ainda participou de mais quatro mundiais (Birmingham-1993, Brisbane-1994 a Sabae-1995 e San Jose-1996), e de uma edição dos Jogos Olímpícos, em Atlanta-1996, quando conquistou quatro medalhas de bronze, ficando em terceiro no individual geral, no salto, nas barras paralelas e nas barras fixas. Em 1997, sofreu uma lesão na mão que o impediu de disputar o Mundial de Lausanna, e decidiu então se aposentar.

Encerrou assim uma das carreiras mais bem sucedidas da Ginástica. No total, Scherbo faturou 23 medalhas em mundiais, entre 1991 e 1996, sendo doze de ouro, sete de prata e quatro de bronze. Foi tricampeão mundial consecutivo do solo e bicampeão do salto. Faturou ao todo 10 medalhas em duas edições dos Jogos Olímpicos. Em 2009 entrou para o Hall da fama da ginástica, com muito merecimento, por tudo o que fez na carreira.

Postar um comentário

0 Comentários