Nikolai Andrianov: o ginasta rebelde
Nikolai Andrianov nasceu na cidade de Vladimir, no dia 14 de outubro de 1952, para se tornar um dos maiores ginastas da história. Abandonado pelo pai, ele cresceu com muita rebeldia, e somente na ginástica olímpica encontrou esteio para acalmar o seu gênio.
Aos 11 anos anos, Andrianov ingressou na ginástica, e começou a ser treinado por Nikolai Tolkachev, que se tornou uma espécie de figura paterna em sua vida. Pouco tempo depois, em 1971, participou do seu primeiro Campeonato Europeu, onde conquistou seis medalhas, duas delas de ouro.
A primeira participação de Nikolai Andrianov em Jogos olímpicos aconteceu em Munique-1972, onde conquistou a medalha de Ouro no solo, além de uma prata na competição por equipes e um bronze no salto sobre o Cavalo.
Seu grande momento olímpico, no entanto, foi nos jogos de Melbourne, em 1976. No total, ele conquistou seis medalhas: foi ouro no individual geral, no solo, nas argolas e no salto sobre o Cavalo, além de ainda ter levado a prata na competição por equipes e o bronze no cavalo com alças.
Em 1979, Andrianov venceu um Mundial no individual geral pela primeira vez, depois de ser bicampeão nas argolas. Na sua última Olimpíada, quando competiu em casa, nos jogos de Moscou-1980, conquistou mais cinco medalhas: foi ouro no salto sobre o Cavalo e na competição por equipes, conquistando a prata no individual geral e no solo, e o bronze na barra fixa.
Após os Jogos de Moscou, Andrianov se aposentou. Anos depois virou treinador. Após o final da União Soviética, foi morar no Japão.
0 Comentários