Larissa Latynina: a ginasta das 18 medalhas olímpicas

Larissa Latynina: a ginasta das 18 medalhas olímpicas

Larissa Latynina: a ginasta das 18 medalhas olímpicas



Larissa Semyonovna Latynina nasceu no dia 27 de dezembro de 1934, na Ucrânia. Durante toda a sua vida, foi uma guerreira, que apesar de todas as dificuldades se tornou uma das maiores atletas da história dos Jogos Olímpicos.

Larissa Latynina perdeu o pai durante a 2° Guerra Mundial, e encontrou no esporte a maneira de driblar a pobreza. Os esforços de sua mãe para ela prosseguir no balé foram fundamentais para a sua ida para a Ginástica.

Larissa Latynina participou de três edições dos Jogos Olímpicos: Melbourne -1956, Roma 1960 e Tóquio 1964, nos quais representou a União Soviética. Logo na sua primeira Olimpíada, em solo australiano, Larissa conquistou 6 medalhas, quatro de ouro.

Quatro anos depois, em Roma, ela conquistou mais três medalhas de Ouro. Nos Jogos de Tóquio,em 1964, Larissa participou de sua última Olimpíada. Conquistou duas medalhas de ouro e duas de bronze.

Ao final da carreira olímpica,  Larissa Latynina conquistou um total de dezoito medalhas olímpicas (nove de ouro), que a tornaram a maior medalhista olímpica de todos os tempos por anos. Ainda faturou mais 10 medalhas em mundiais.  Encerrava assim uma trajetória brilhante, na qual daria prosseguimento como treinadora, levando a outros os seus conhecimentos, e ajudando a União Soviética, e posteriormente a Rússia, a se manterem como potências no Esporte. Por sinal, após o fim da União Soviética em 1991, Larissa se naturalizou russa, e até hoje é idolatrada na pátria de Putin.

Apenas em 2012, o nadador norte-americano Michael Phelps superou a marca de Larissa, que lhe deu os parabéns. Algo que não fez com a romena Nadia Comaneci, primeira ginasta a obter uma nota 10 na história dos Jogos Olímpicos, e eleita pela federação internacional a maior ginasta do Século XXI. Nadia era, segundo Larissa, um produto de marketing, e nunca poderia ser considerada maior do que ela, por só ter ganho cinco medalhas de ouro olímpicas em toda a sua carreira.

Polêmicas a parte, Larissa Latynina foi uma das maiores ginastas da história, e ainda é a mulher mais medalhada da história dos Jogos Olímpicos.

Postar um comentário

0 Comentários