Guia Rio-2016: Canoagem
A canoagem é um dos esportes mais antigos da Humanidade, tendo sido criado por povos antigos que habitavam a América do Norte.Existem várias modalidades de canoagem, sendo apenas duas Olímpicas: a canoagem Slalom e a Canoagem Sprint. Dentro das modalidades, há divisões em categorias, que diferem de acordo com a distância e as condições de cada prova.
A canoagem se tornou modalidade Olímpica nos Jogos de Berlim, em 1936, e se mantém desde então nesta condição.
Canoagem de Velocidade
A Canoagem de velocidade (Sprint) é praticada em canais construídos artificialmente, com 2.000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade, tendo balizas em todo o percurso de nove pistas. Temos disputas em Caiaque (K1, K2 e K4) e Canoa (C1 C2 e C4). Nos Jogos Olímpicos, temos competições nas distâncias de 200 e 1000 metros para os homens, e 200 e 500 metros para as mulheres.
.
Nos Jogos Rio 2016, o Brasil tem boas condições de conquistar uma inédita medalha. Isaquias Queiroz, de 22 anos, é hoje um dos melhores atletas do Mundo na canoagem de velocidade. Ele iré competir em três provas: C1 200m, C1 1000m e C2 1000m. O baiano chega aos Jogos Olímpicos com conquistas expressivas. Em 2015, ele levou um ouro no C1 500m e uma prata na C1 1000m na Copa do Mundo da Alemanha. Poucos meses depois, conquistou o ouro na C2 1000m na companhia de Erlon Souza e o bronze no C1 200m, no Mundial de Milão, na Itália. No Pan de Toronto, Isaquias conseguiu duas medalhas de ouro, na C1 1000m e C1 200m, além de ter ganho a prata na C2 1000m, competindo novamente junto de Erlon Souza.
O grande adversário dele é o alemão Sebastian Brendel, medalhista de ouro em 2012 e tricampeão mundial.
No feminino, a neozelandesa Lisa Carrington tem tudo para ser o grande destaque. Ela é a melhor canoísta da atualidade e venceu todos os Mundiais no K1 200 m nos últimos cinco anos, somando incríveis quatro medalhas de ouro. Também é campeã mundial no K1 500 m, e é a atual campeã olímpica nos 200 m. Ela deverá travar um grande duelo com a húngara Danuta Kozák, atual bicampeã olímpica nesta prova K1-500, em uma das disputas mais aguardadas destes Jogos Olímpicos.
Confira abaixo os favoritos ao pódio no Rio-2016, em cada prova.
Masculino
C1 200m
Favorito ao Ouro: Li Qiang (China) e Isaquias Queiroz (Brasil)
Ainda lutam por medalhas: Henrikas Zustautas (Lituânia), Valentin Demyanemko (Azerbaijão) e Yuryi Cheban (Ucrânia)
C1 1,000m
Favorito ao Ouro: Sebastian Brendel (Alemanha)
Ainda lutam por medalhas: Serghei Tarnovschi (Moldávia), Pavlo Altukhov (Ucrânia), Isaquias Queiroz (Brasil), e Martin Fuksa (República Tcheca)
C2 1,000m
Favoritos ao Ouro: Robert Mike e Henrik Vasbanyai (Hungria) e Isaquias Queiroz e Erlon de Souza (Brasil)
Ainda lutam por medalhas: e Mateusz Kaminski e Michal Kudla (Polônia)
K1 200m
Favorito ao Ouro: Mark de Jonge (Canadá)
Ainda lutam por medalhas: Petter Menning (Suécia), Ignas Navakauskas (Lituânia), Cesar de Cesare (Equador) e Maxime Beaumont (França)
K1 1,000m
Favorito ao Ouro: Josef Dostal (República Tcheca)
Ainda lutam por medalhas: Miroslav Kirchev (Bulgária), Max Hoff (Alemanha), Fernando Pimenta (Portugal) e Rene Holten (Dinamarca)
K2 200m
Favorito ao Ouro: Milenko Zoric e Nebojsa Grujic (Sérvia)
Ainda lutam por medalhas: Tom Liebscher e Ronny Rauhe (Alemanha) e Bence Horvath e Mate Szomolanyi (Hungria)
K2 1,000m
Favorito ao Ouro: Marcus Gross e Max Rendschmidt (Alemanha)
Ainda lutam por medalhas: E. Vclek e J. Tarr (Eslováquia), Lachlan Tame e Ken Wallace (Australia) e Marko Tomicevic e Milenko Zoric (Sérvia)
K4 1,000m
Favoritos ao Ouro: Eslováquia e Austrália
Ainda lutam por medalhas: República Tcheca
Feminino
K1 200m
Favorita ao Ouro: Lisa Carrington (Nova Zelândia)
Ainda lutam por medalhas: Marta Walczykiewicz (Polônia), Yusmar Mentana (Cuba), Maria Teresa Portela (Espanha) e Inna Osipenko-Rodomska (Azerbaijão)
K1 500m
Favorita ao Ouro: Lisa Carrington (Nova Zelândia) e Danuta Kozak (Hungria)
Ainda lutam por medalhas: Inna Osipenko-Rodomska (Azerbaidjão) e Zhou Yu (China)
K2 500m
Favorito ao Ouro: Tina Dietze e Franziska Weber (Alemanha)
Ainda lutam por medalhas: B. Mikolajczyk e K. Naja (Polônia), Nikolina Moldovan e Milica Starovic (Sérvia) e Danuta Kozak e Gabriella Szabo (Hungria)
K4 500m
Favorita ao Ouro: Hungria
Ainda lutam por medalhas: Alemanha, Bielorrússia, Polônia e Ucrânia
Canoagem Slalom
A Canoagem Slalom é praticada em águas rápidas com canoas ou caiaques, em percursos que variam entre 250km e 300km, definidos por "portas", que o canoeiro deve percorrer sem faltas e no menor tempo possível. Nas Olimpíadas, a modalidade é disputada nas categorias K1 (Masculino e feminino), C1 e C2.
Confira abaixo os favoritos ao pódio no Rio-2016, em cada prova.
Masculino
C1
Favorito ao Ouro: Benjamin Savsek (Eslováquia)
Ainda lutam por medalhas: David Florence (França) e Matem Benus (Eslováquia)
C2
Favorita ao Ouro: Alemanha
Ainda lutam por medalhas: França, Eslováquia e República Tcheca
K1
Favorito ao Ouro: Jiri Prsavec (República Tcheca)
Ainda lutam por medalhas: Michal Smolen (EUA), Sebastian Combot (França), Maciej Okreglak (Polônia) e Peter Kauzer (Eslovênia)
Feminino
K1
Favorita ao ouro: Jessica Fox (Austrália) e Katerina Kudejova (República Tcheca)
Ainda lutam por medalhas: Melanie Pfeiffer (Alemanha), Ana Sátila (Brasil), Maialen Chourraut (Espanha) e Jana Dukatova (Eslováquia)
0 Comentários