Carl Lewis: a lenda do atletismo

Carl Lewis: a lenda do atletismo

Carl Lewis: a lenda do atletismo


Nascido no Alabama, no dia 1 de julho de 1961, Carlton 'Carl' Lewis foi um dos melhores e mais completos atletas da história. Filho de um jogador de polo aquático e de mãe barreirista, , ele começou a correr com 13 anos, e logo após, passou a competir também no salto em distância. Em 1980, com apenas 19 anos, Carl foi selecionado para a equipe olímpica de atletismo dos Estados Unidos, mas ficou de fora dos Jogos Olímpicos de Moscou por conta do boicote de seu país àquelas olimpíadas.

Ainda no começo dos anos 1980, Lewis se tornou uma das maiores estrelas do atletismo. Em 1983, vieram as primeiras glórias internacionais. No Mundial de Atletismo de Helsinque, na Finlândia, ele conquistou três medalhas de ouro, ao vencer os 100 m rasos, o revezamento 4x100 m e o salto em distância


Um ano depois de Helsinque, Carl Lewis foi para a Olimpíada de Los Angeles em 1984 como um dos principais candidatos a medalhas de ouro e não decepcionou: conquistou quatro - nas três provas das quais era campeão mundial e também nos 200 m rasos Foto: Getty Images


Sua estréia em Olimpíadas aconteceu nos Jogos de 1984, em Los Angeles. Lewis chegou iria competir com grandes expectativas em casa, e não decepcionou. Conquistou quatro medalhas de ouro, vencendo a prova dos 100m rasos, os 200m rasos, o revezamento 4x100m rasos e o salto em distância, igualando o feito de Jesse Owens nos Jogos Olímpicos de Berlim, 1936. Nos 100 m rasos, ele foi o único a correr abaixo dos 10 segundos, obtendo a impressionante marca para a época de 9s99.

Quatro anos depois, nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, Lewis ganhou mais duas medalhas de ouro. Ele até perdeu na pista a  prova dos 100 m rasos para o canadense Ben Johnson, mas como o mesmo testou positivo no exame antidoping, Lewis herdou o ouro. Também se tornou o primeiro atleta a conquistar duas medalhas olímpicas douradas no salto em distância, e ficou com a prata nos 200m rasos, perdendo por apenas 0s04 para o compatriota Joe DeLoach.

Um ano depois de Helsinque, Carl Lewis foi para a Olimpíada de Los Angeles em 1984 como um dos principais candidatos a medalhas de ouro e não decepcionou: conquistou quatro - nas três provas das quais era campeão mundial e também nos 200 m rasos Foto: Getty Images

No Mundial de Atletismo de Tóquio, em 1991, Lewis se tornou tricampeão mundial dos 100 m rasos, e venceu o revezamento 4 x 100 m com a equipe dos EUA. No salto em distância, ficou com a prata, protagonizando um impressionante duelo com o seu compatriota Mike Powell, que estabeleceu um novo recorde mundial, ao alcançar a marca de 8,95 m em um salto para superar Carl.

Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, 1992, já com 31 anos, Lewis prosseguiu fazendo história. Se tornou tricampeão olímpico no salto em distância, com a marca de 8,67 metros. Também conquistou o ouro na prova do revezamento 4x100, quando a equipe a equipe americana quebrou mais um recorde mundial, com  a impressionante marca de 37,40 segundos.

Com 35 anos, em 1996, Lewis ainda conquistaria o quase inacreditável tetracampeonato olímpico do salto em distância. Um ano depois, em 1997, acabou se aposentando. No total, somou 10 medalhas olímpicas, 9 delas douradas. Fora dos jogos, ainda obteve inúmeras glórias. Nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, ele ganhou mais 10 medalhas, sendo 8 de ouro. Nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, ele ganhou mais dez medalhas, sendo oito de ouro.


No começo do século XXI, Lewis foi eleito o "Esportista do Século" pelo Comitê Olímpico Internacional e pela revista esportiva americana Sports Illustrated. Em 2012, também foi imortalizado no Hall da Fama do da federação mundial de atletismo.


Postar um comentário

0 Comentários