Boris Shakhlin: o ginasta mais completo

Boris Shakhlin: o ginasta mais completo

Boris Shakhlin: o ginasta mais completo


Boris Shakhlin, nasceu na Rússia, no dia 27 de janeiro de 1932. Ele se tornou órfão aos 12 anos, quando também começou a treinar a Ginástica Olímpica na escola de esportes de Ishim. Foram os primeiros passos para o início da carreira de um dos maiores atletas da história dos Jogos Olimpicos.


Shakhlin, conquistou ao todo sete medalhas de ouro, em três participações nos Jogos Olímpicos. Suas primeiras conquistas douradas aconteceram nas Olimpíadas de Melbourne, em 1956. Ele subiu no lugar mais alto do pódio após vencer as provas por equipes e do salto sobre o cavalo.


Nos Jogos de Roma, em 1960, foram quatro medalhas de ouro. Shakhlin conquistou o bicampeonato no salto sobre o cavalo, além de ter vencido o individual geral, as barras paralelas e o salto. Também levou a prata na competição por equipes e nas argolas, além de um bronze na barra fixa.


Seu último momento de glória olímpica veio nos Jogos de Tóquio, quatro anos mais tarde. Shakhlin conquistou o ouro na barra fixa, levando também a prata na competição por equipes e no individual geral, e o bronze nas argolas.

Além de se destacar nos Jogos Olímpicos, Shakhlin ainda viveu seus momentos de glória em Mundiais. Ele conquistou ao todo 15 medalhas em 4 edições (Roma-1954, Moscou-1958, Praga-1962 e Dortmund-1966), sendo 7 de ouro, 6 de prata e 2 de bronze. Também foi vitorioso em Europeus, conquistando 9 medalhas em duas participações (Frankfurt-1955 e Belgrado-1963), sendo 6 de ouro, 2 de prata e uma de bronze. Ganhou o ouro no individual geral em todos os grandes palcos, fato raro.


Depois de se aposentar, Shakhlin, trabalhou como técnico da Ucrânia e foi presidente da federação ucraniana de Ginástica, seguindo nas contribuições ao esporte que ele tanto amava.

Postar um comentário

0 Comentários