Sir "Ben" Ainslie: o maior velejador de todos os tempos

Sir "Ben" Ainslie: o maior velejador de todos os tempos

Sir "Ben" Ainslie: o maior velejador de todos os tempos


Sir Charles Benedict "Ben" Ainslie, nasceu no dia 5 de fevereiro de 1977, na cidade de Macclesfield, na Inglaterra. Filho de iatistas, se tornou um dos maiores velejadores de todos os tempos, e o atleta britânico mais bem sucedido na história dos Jogos Olímpicos.


Ao todo, Ainslie conquistou nove  Campeonatos Mundiais e  Europeus diferentes em sua carreira. Contudo, foi nas Olimpíadas, o maior palco do esporte, onde ele mais brilhou. Ben começou a sua trajetória olímpica nos Jogos de Atlanta, em 1996, aos 19 anos, conquistando a prata na classe Laser. Acabou derrotado apenas por outra lenda da vela: o brasileira Robert Scheidt.


Nos Jogos de Sydney-2000, Ben enfrentou novamente Scheidt na classe laser, mas desta vez com outro resultado, saindo com o ouro pela primeira vez, e deixando a prata para o brasileiro.


Ben Ainslie acabou se mudando para a classe Fin, na qual competiu nos Jogos de Atenas-2004. Se a mudança de classe aconteceu, não se pode dizer o mesmo dos resultados. Novamente Ben subiu ao lugar mais alto do pódio, algo que se repetiria nos Jogos de Pequim-2008.

As vitórias renderam inúmeras honrarias a Ben. Ele ganhou o título de Sir, condecoração mais alta dada pelo reino britânico a um cidadão. Também foi eleito o atleta do ano pela BBC, e se afirmava como o melhor velejador do planeta.

As vitórias também fizeram Ben  ser o primeiro atleta a carregar a tocha olímpica em seu percurso no Reino Unido, antes dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, onde ele garantiria a consagração absoluta, e ainda melhor: em casa.

Ben venceu novamente a competição de Vela na classe Fin nos Jogos de Londres-2012, tornando-se tetracampeão olímpico.

Apenas quatro atletas conquistaram a medalha de ouro em quatro edições diferentes dos Jogos Olímpicos:  Ben, o velejador dinamarquês Paul Elvstrøm, o norte-americano do lançamento do disco Al Oerter e Carl Lewis, no Salto em distância. Além disto, Ben e Elvstrøm foram os únicos que ganharam a medalha de ouro olímpica 4 vezes consecutivas na Vela.

Um monstro das Águas, que é mais uma lenda do esporte olímpico.

Postar um comentário

0 Comentários