Guia Rio-2016: Vôlei de Praia

Guia Rio-2016: Vôlei de Praia

Guia Rio-2016: Vôlei de Praia


O Vôlei de praia surgiu como uma variação do vôlei de quadra. O novo jogo começou a ser praticado de maneira descompromissada nas areias da Califórnia em 1920, até se transformar em um dos esportes mais queridos do planeta.

Entre as décadas de 1940, 1950 e 1960, tivemos o surgimento do circuito californiano de Vôlei de praia, e da California Beach Volleyball Association, que começaram a popularizar o Esporte por todo o planeta.

Foi na Austrália, nos anos de 1980, que o Vôlei de praia se profissionalizou, processo que seria ampliado no restante das nações. O Hollywood Volley, criado pela federação internacional de vôlei, ajudou na sua difusão, inclusive no Brasil, onde o esporte já era praticado desde os anos de 1930, mas de maneira amadora.

A entrada do Vôlei de praia no programa Olímpico se deu nos Jogos de Atlanta, em 1996, 10 anos depois do primeiro Mundial da FIVB.

Os primeiros ídolos do Vôlei de praia foram jogadores de vôlei de quadra que migravam para as areias. O maior deles foi o craque norte-americano Charles Frederick "Karch" Kiraly, campeão olímpico com o seu país na quadra nos jogos de Los Angeles em 1984 e Seul em 1988, que se tornou medalhista de ouro também na areia, na Olimpíada de Atlanta, em 1996. Naquela ocasião, ele atuou ao lado do parceiro Kent Steffes.



Também nos jogos de Atlanta-1996, as brasileiras Sandra Pires e Jaqueline se tornaram as primeiras mulheres tupiniquins campeãs olímpicas. Elas derrotaram a outra dupla brasileira, formada por Monica e Adriana Samuel na final, para ganhar a medalha dourada.

Nos jogos de Sydney, em 2000, Adriana Samuel e Sandra Pires formaram a dupla medalhista de bronze, enquanto Adriana Behar e Shelda foram prata, algo que se repetiria para os jogos de Atenas, em 2004.

Um dos maiores atletas da história do Esporte brasileiro, Emmanuel formou com Zé Marco a parceria medalhista de prata em 2000, e em Atenas, jogando com Ricardo, conquistou a medalha de Ouro. Em Pequim-2008, Ricardo e Emmanuel ficaram com o bronze, enquanto Márcio e Fábio foram prata, perdendo a decisão para a dupla norte-americana Rodgers e Dalhausser.



Em Londres-2012, Emmanuel e Alison perderam a decisão olímpica para a dupla alemã Julius Brink e Jonas Reckermann, de maneira até mesmo surpreendente. Na categoria feminina, a dupla formada por Misty May e Kerri Walsh derrotou as compatriotas Kessy e Ross na decisão, se sagrando tricampeã olímpica (já haviam ganho o ouro em Atenas-2004 e Pequim-2008). As brasileiras Juliana e Larissa ficaram com a medalha de bronze.

O vôlei de Praia masculino no Rio 2016


Favoritos ao Ouro: Alison/Bruno Schmidt (Brasil)
Ainda Lutam por medalhas: Evandro/Pedro Solberg (Brasil), Phil Dalhausser/Nick Lucena e Jake Gibb/Casey Patterson (EUA), Alexander Brouwer/Robert Meeuwsen e Reinder Nummerdor/Christiaan Varenhorst (Holanda), Samoilovs/Smedins (Letônia), Pablo Herrera/Adrián Gavira e Losiak/Kantor (Polônia)

Os grupos:
Grupo A: Alison e Bruno Schmidt (BRA), Carambula e Ranghieri (ITA), Doppler e Horst (AUT), Binstock e Schachter (CAN);
Grupo B: Brouwer e Meeuwsen (NED), Kantor e Losiak (POL), Bockermann e Fluggen (GER), Barsouk e Liamin (RUS);
Grupo C: Dalhausser e Lucena (USA), Lupo e Nicolai (ITA), Virgen e Ontiveros (MEX), Belhaj e Naceur (TUN);
Grupo D: Evandro e Pedro Solberg (BRA), Samoilovs e Smedins (LAT), Saxton e Schalk (CAN), Diáz e González (CUB);
Grupo E: Nummerdor e Varenhorst (NED), Krasilnikov e Semenov (RUS), Fijalek e Prudel (POL), Esteban Grimalt e Marco Grimalt (CHI);
Grupo F: Gibb e Patterson (USA), Gavira e Herrera (ESP), Huber e Seidl (AUT), Jefferson e Cherif (QAT)

No Rio 2016, se espera um bom desempenho das duplas brasileiras, mais uma vez. Os campeões mundiais Alison e Bruno Schmidt são os grandes favoritos no masculino, com a outra dupla brazuca, formanda por Evandro e Pedro Solberg, também estando bem cotada. As duas duplas americanas, formadas por Phil Dalhausser (ouro em Pequim 2008) e Nick Lucena, e Jake Gibb e Casey Patterson, também são muito fortes, assim como as duplas da Holanda, formadas por Alexander Brouwer e Robert Meeuwsen e Reinder Nummerdor e Christiaan Varenhorst (vice  campeões mundiais em 2015). Ainda tem boas condições de subir no pódio a dupla da Letônia, formada por Samoilovs e Smedins (bicampeões do circuito mundial em 2013 e 2014), a dupla polonesa, que conta com Losiak e Kantor, e os espanhóis Pablo Herrera e Adrián Gavira.



O vôlei de Praia feminino no Rio 2016


Favoritas ao Ouro:  Talita/Larissa (Brasil) e Walsh/Ross  (EUA)
Ainda Lutam por medalhas: Ágatha/Bárbara (Brasil), Ludwig/Walkenhorst e Borger/ Buthe (Alemanha), Kolosinska/ Brzostek (Polônia), Madelein Meppelink/Marleen van Iersel (Holanda), Heather Bansley/Sarah Pavan (Canadá), Marta Menegatti/Viktoria Toth (Itália) e Karla Borger/Britta Büthe (Alemanha).

Os grupos:

Grupo A: Larissa e Talita (BRA), Brzostek e Kolosinska (POL), Fendrick e Sweat (USA), Birlova e Ukolova (RUS);
Grupo B: Ágatha e Bárbara (BRA), Elsa e Liliana (ESP), Gallay e Klug (ARG), Hermannová e Slucková (CZE);
Grupo C: Walsh e Ross (USA), Forrer e Vergé-Depré (SUI), Wang e Yue

No feminino, Larissa/Talita e as americanas Walsh/Ross são as grande favoritas para conquistar o ouro, com vantagem para as brasileiras. Ludwig/Walkenhorst (Alemanha) e as campeãs mundiais Ágatha e Bárbara aparecem na sequência no ranking de favoritos, com excelentes chances de medalhar. As também alemãs Borger/ Buthe e as polonesas Kolosinska/ Brzostek correm mais por fora.

Postar um comentário

0 Comentários