Guia Rio-2016: Tiro Esportivo



Criado a partir de práticas de tiro militares e de caça, o tiro esportivo começou a ser praticado esportivamente no Século XIX, em alguns clubes na Inglaterra, e posteriormente nos EUA.

O tiro esportivo esteve presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em 1896, em Atenas. Até 1964, em Tóquio, a modalidade era exclusiva para os homens. As mulheres começaram a competir nos Jogos da Cidade do México-1968, juntamente com os homens. Elas só passaram a ter disputas exclusivas em Los Angeles-1984, nas categorias pistola de ar e carabina de ar.

Nos dias de hoje, o tiro esportivo é disputado em 15 categorias, sendo nove masculinas e seis femininas.

A primeira medalha brasileira em Jogos Olímpicos foi conquistada na Olimpíada da Antuérpia-1920, justamente no tiro esportivo. Guilherme Paraense ganhou a medalha de ouro no tiro rápido individual, naquela ocasião.



O tiro esportivo no Rio 2016



No Rio 2016, teremos disputas individuais em nove provas masculinas e seis femininas. Confira os favoritos em cada uma delas.


Tiro ao Prato


Fossa masculina

Favorito ao Ouro: Erik Varga (Eslováquia)
Outros candidatos à medalhas: Alberto Fernandez (Espanha), Maxime Mottet (Bélgica) e Giovanni Pellielo (Itália).

O eslovaco Erik Varga é o grande favorito ao ouro na prova da fossa masculina do Rio 2016. O espanhol Alberto Fernandez, o belga Maxime Mottet e o italiano Giovanni Pellielo também chegam bem cotados para subir no pódio.


Fossa feminina

Favorita ao ouro: Zuzana Stefecekova (Eslováquia)
Outras candidatas à medalhas: Elena Tkach (Rússia) e Pak Yong Hui (Coréia do Norte)

A favorita ao ouro na fossa feminina também é eslovaca. Zuzana Stefecekova é a mais cotada para subir ao lugar mais alto do pódio, seguida pela russa Elena Tkach e pela norte-coreana Pak Yong Hui.



Fossa doublê masculina


Favorito ao Ouro: Vasily Mosin (Rússia)
Outros candidatos à medalhas: Tim Kneale (Reino Unido), Ahmad Alafasi (Kuweit), Joshua Richmond (EUA) e James Willett (Austrália).

O russo Vasily Mosin é o principal favorito ao ouro na prova da fossa doublê masculina no Rio 2016. Outros candidatos às medalhas, são o britânico Tim Kneale, o atleta do Kuweit Ahmad Alafasi, o norteamericano Joshua Richmond e o australiano James Willett.


Skeet masculino

Favorito ao Ouro: Vincent Hancock (EUA)
Outros candidatos à medalhas: Gabriele Rossetti (Itália) e Anthony Terras (França)

O norteamericano Vincent Hancock aparece como o maior candidato ao lugar mais alto do pódio na disputa do Skeet masculino do Rio 2016. Os outros atletas mais bem cotados para medalhas, são o italiano Gabriele Rossetti e o francês Anthony Terras.


Skeet feminino

Favorito ao Ouro: Diana Bacosi (Itália)
Outras candidatas à medalhas: Morgan Craft (EUA) e Kim Rhode (EUA)

No Skeet feminino, a italiana Diana Bacosi larga como a grande candidata à medalha de ouro. As estadunidenses Kim Rhode e Morgan Craft são as suas maiores concorrentes.



Rifle/Pistola



Pistola de ar 10m masculina

Favorito ao Ouro: Jin Jongoh (Coréia do Sul);
Outros candidatos à medalhas: Vladimir Gontcharov (Rússia), Yusuf Dikeç (Turquia) e Felipe Wu (Brasil)


A prova da pistola de ar 10m masculina, promete uma boa disputa. O sul-coreano Jim Jongoh larga como o maior candidato ao ouro, mas ao menos outros 3 atletas ainda podem sonhar com as medalhas. O turco Yusuf Dikeç e o russo Vladimir Gontcharov são candidatos muito fortes, mas o brasileiro Felipe Wu vem crescendo muito nos últimos meses e competem casa, podendo sim vir a conquistar uma medalha.



Pistola fogo rápido 25m masculina

Favorito ao Ouro:  Zhang Fusheng (China)
Outros candidatos à medalhas: Kim Jun Hong (Coréia do Sul), Oliver Geis (Alemanha), Jean Quiquampoix (França) e Oliver Geis (Alemanha)

A prova da Pistola fogo rápido 25m masculina é outra que deverá ser bem disputada. O chinês Zhang Fusheng é o favorito, mas Kim Jun Hong (Coréia do Sul), Oliver Geis (Alemanha), Jean Quiquampoix (França) e Oliver Geis (Alemanha) também tem boas condições para subir no pódio.



Pistola 50m masculina


Favorito ao Ouro: Jin Jongoh (Coréia do Sul)
Outros candidatos à medalhas: Jitu Rai (India) e Pang Wei (China)

Não será fácil destronar Jin Jongoh. O sul-coreano, um dos grandes nomes do tiro na atualidade, tem tudo para sair do Rio com o ouro da Pistola de 50. Alguns competidores, como o indiano Jitu Rai, os chineses Pang Wei e Xuan Vinh Hoang, o sérvio Damir Mikec e o espanhol Pablo Carrera, tem boas chances de subir ao pódio, mas dificilmente vão conseguir algo muito além de uma prata ou bronze. Mais atrás, aparecem os jovens Cheongyong Kim (19 anos) e Bowen Zhang (20 anos), que podem surpreender.



Pistola de ar 10m feminina


Favorita ao Ouro: Jung Jee-hae (Coréia do Sul)
Outras candidatas à medalhas: Olena Kostevych (Ucrânia), Guo Wenjun (China) e Bobana Velickovic (Sérvia)

A grande favorita ao ouro na prova da pistola de ar 10m feminina é a sul-coreana Jung Jee-hae. Mas, a ucraniana OlenaKostevych, a chinesa Guo Wenjun e a sérvia Bobana Velickovic também chegam bem cotadas para subir no pódio.



Pistola 25m feminina

Favorita ao Ouro: Jingjing Zhang (China)
Outras candidatas à medalhas: Maria Grozdeva (Búlgaria) e Gundegmaa Otryad (Mongólia)

Na pistola de 25m feminina, a chinesa Jingjing Zhang é a principal favorita ao ouro. A mongol Gundegmaa Otryad, e a búlgara Maria Grozdeva, são as outras favoritas ao pódio.



Carabina de ar 10m masculino


Favorito ao Ouro: Haoran Yang (China)
Outros candidatos à medalhas:  Alin Moldoveanu (Romênia), Nicollo Campriani (Itália), Julian Justus (Alemanha)

O chinês Haoran Yang chega ao Rio como o segundo colocado do ranking mundial, mas na prática, é o grande favorito ao ouro. Campeão dos Jogos da Juventude em Nanjing (2014), Yang vem em uma ascensão fantástica nos últimos dois anos, e será difícil o deter. Seu compatriota Yifei Cao, também faz um 2016 muito bom, o que torna até possível uma dobradinha chinesa na ponta.

Contudo, há vários competidores querendo evitar isto. O romeno Alin Moldoveanu, atual campeão olímpico, o italiano Campriani, prata en Londres, e o alemão Julian Justus, são os demais atletas com boas chances de pódio.



Carabina de ar - 50m masculino


Favorito ao Ouro: Daniel Brodmeier (Alemanha)
Outros candidatos à medalhas: Torben Grimmel (Dinamarca), Michael McPhail (EUA) e Warren Potent (Austrália)

Nesta prova, o alemão Daniel Brodmeier chega ao Rio como o favorito. Torben Grimmel (Dinamarca), Michael McPhail (EUA) e Warren Potent (Austrália) são os demais grandes postulantes ao pódio.



Carabina de 3 posições 50m masculino


Favorito ao Ouro: Hui Zicheng (China)
Outros candidatos à medalhas:  Nazar Louginets (Rússia), Nicolo Campriani (Itália), Bryh (Noruega), Matthew Emmons (EUA) e Zhu Qinan (China)

Qinan Zhu tem um currículo invejável, mas é o seu compatriota Zicheng Hui, quem chega como o favorito no Rio. O italiano Nicolo Campriani, atual campeão olímpico, o norueguês Bryhn, e o russo Louginets tentam desbancar os chineses, mas a tendencia, é de que briguem apenas pela medalha de bronze.



Carabina de ar 10m feminino


Favorita ao Ouro: Yi Siling (China) Andrea Arsovic (Sérvia)
Outras candidatas à medalhas: Andrea Arsovic (Sérvia), Alejandra Zumaya (México) e Zublasing (Itália)

A chinesa Yi Siling aparece como a grande favorita ao ouro na carabina de 10m. A italiana Zublasing parecia sua provável grande adversária, mas outros dois bons nomes aparecem com chances de medalha. Um deles, é a mexicana Alejandra Zumaya, ouro nos Jogos Panamericanos de Toronto, em 2015. O outro, é a sérvia Andrea Arsovic, atual número um do mundo, e ouro nos Jogos Europeus de Baku, em 2015.



Carabina de 3 posições 50m feminino


Favorito ao Ouro: Snjezana Pejcic (Croácia)
Outras candidatas à medalhas: Barbara Engleder (Alemanha), Zhang Binbin (China) e Malin Westerheim (Noruega)

A croata Snjezana Pejcic é a favorita ao ouro na prova da carabina de 3 posições 50m feminina. Também chegam bem cotadas para subir no pódio a alemã Barbara Engleder, a chinesa Zhang Binbin e a norueguesa Malin Westerheim.

Postar um comentário

0 Comentários