Guia Rio-2016: Natação

Guia Rio-2016: Natação



Guia Rio 2016: Natação



Andar, correr, nadar. A natação vem de um dos meios de locomoção mais primitivos do homem, tendo os seus primeiro registros ainda nos anos de 7.000 a.c.. Com o decorrer dos anos foram surgindo as primeiras competições, até a consolidação como esporte, e a formulação das suas regras. A FINA, federação mundial de natação, foi fundada em 1908.

A natação fez a sua primeira participação em Olimpíadas, na 1° edição era moderna, nos Jogos de Atenas, em 1896. Nela,  húngaro Alfred Hajos conquistou o ouro na prova dos 100 metros livre. Até os Jogos de 1908, as provas de natação foram disputadas em águas abertas. A estréia das mulheres na natação olímpica aconteceu nos jogos Olímpicos de Estocolmo, em 1912. Nela, a  australiana Fanny Durack conquistou o ouro nos 100 metros livre.



O maior medalhista na história dos jogos olímpicos é um atleta da natação: o norte-americano Michael Phelps, que conquistou um total de 22 medalhas, sendo 18 de ouro, entre os jogos de Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012.


Phelps estará no Rio 2016, e será uma das grandes estrelas da modalidade, ao lado dos compatriotas Ryan Lochte e Katie Ledecky, favorita nos 200m, 400m e 800m feminino.

Michael Phelps.

A Natação nos Jogos Olímpicos Rio 2016


Na Olimpíada do Rio, teremos 32 provas de Atletismo, sendo 16 masculinas e 16 femininas, com disputas individuais nos quatro estilos de nado (livre, costas, borboleta e peito), além de provas de revezamento.

Confira abaixo, os favoritos às medalhas em cada uma delas:



Masculino:


50 metros livre

Favorito ao Ouro: Florent Manaudou (França)
Ainda lutam por medalhas: Nathan Adrian e Anthony Ervin (EUA), Cameron McEvoy (Austrália) e Bruno Fratus (Brasil)

Atual campeão olímpico e mundial, o francês Florent Manaudou vem, literalmente nadando de braçada, e não deve deixar escapar o ouro no Rio 2016. O atual vice-campeão mundial, o americano Nathan Adrian é o segundo melhor na prova, com o australiano McEvoy e o brasileiro Fratus disputando a condição de terceira força. Mais atrás, o veterano Anthony Ervin tenta surpreender.


100 metros livre

Favorito ao Ouro: Ning Zetao (China)
Ainda lutam por medalhas: Cameron Mcevoy (Austrália), Federico Grabich (Argentina), Nathan Adrian (EUA), Santo Condorelli (Canadá), Marcelo Chierighini (Brasil) e Luca Dotto (Itália)

Atual campeão mundial, o chinês Ning Zetao é o favorito só ouro na prova dos 100 metros livre. Contudo, há vários rivais dispostos a tomar o seu trono. Prata no Mundial em 2015, o australiano Cameron Mcevoy é o principal deles. O argentino Federico Grabich, bronze no Mundial 2015, é outro. E ainda há nomes, como o americano Nathan Adrian e o canadense Santo Condorelli, dispostos a subir no pódio.


200 metros livre

Favorito ao Ouro: James Guy (Grã-Bretanha) e Sun Yang (China)
Ainda lutam por medalhas:  Kosuke Hagino (Japão), Paul Bidermann (Alemanha), Yannick Agnel (França), Conor Dwyer (EUA), Kosuke Hagino (Japão) e Federico Grabich (Argentina)

O pega deverá ser bom na disputa dos 200m livre do Rio 2016. O britânico James Guy, campeão Mundial em 2015, entra como favorito na luta pelo ouro, mas o vice-campeão mundial, o chinês Sun Yang, é quem tem o melhor tempo do ano. Os dois devem bipolarizar a disputa pelo ouro. Com isto, caberá ao norte-americano Conor Dwyer, o japonês Kosuke Hagino, o francês Yannick Agnel, o alemão Paul Bidermann e o argentino Federico Grabich, sonhar com a medalha de bronze.


400 metros livre

Favorito ao Ouro: Sun Yang (China)
Ainda lutam por medalhas: Mack Horton (Austrália),  James Guy (Grã-bretanha) e Taehwan Park (Coréia do Sul)

Atual campeão olímpico e bi mundial nos 400m livre, o chinês Sun Yang é o grande favorito para faturar a medalha de ouro. Seu maior adversário deverá ser o australiano Mack Horton, de apenas 20 anos, mas já capaz de estabelecer marcas assombrosas.


1500 metros livre

Favorito ao Ouro: Gregorio Paltrinieri (Itália)
Ainda lutam por medalhas: Mack Horton (Austrália), Connor Jaeger (EUA) e Ryan Cochrane (Canadá)

O italiano Gregorio Paltrinieri, atual campeão mundial, é o principal favorito na prova dos 1500m livres. O australiano Mack Norto, o americano Connor Jaeger e o canadense Ryan Cochrane são os demais postulantes ao pódio.

Mitch Larkin.


100 metros costas

Favorito ao Ouro: 
Matthew Grevers (EUA) e Mitch Larkin (Austrália)
Ainda lutam por medalhas: Camille Lacourt e Jeremy Stravius (França), Ryosuke Irie (Japão),  Xu Jiayu (China) e David Plummer (EUA)


Matthew Grevers, atual campeão olímpico, é o favorito nos 100m costas, mas deverá ter a forte concorrência do australiano Mitch Larkin. O também americano David Plumer, os franceses Camille Lacourt e Jeremy Stravius, o japonês Ryosuke Irie e o chinês Xu Jiayu, tem excelentes condições de subir no pódio, e com algum vacilo dos principais favoritos, podem até chegar ao ouro.


200 metros costas


Favorito ao Ouro: Mitchell Larkin (Austrália)
Ainda lutam por medalhas: Rodoslaw Kawecki (Polônia), Ryan Murphy (EUA), Ryosuke Irie (Japão),  Xu Jiayu (China), Jacob Pebley e David Plummer (EUA), e Evgeny Rylov (Rússia)

O australiano Mitch Larkin, atual campeão mundial, é o grande favorito nos 200m costas. Os americanos Jacob Pebley e David Plummer, o japonês Ryosuke Irie, o chinês Xu Jiayu e o polonês Rodoslaw Kawecki  são os demais candidatos à medalhar na prova.


100 metros peito

Favorito ao Ouro: Adam Peaty (Grã-bretanha)
Ainda lutam por medalhas: Cameron van der Burgh (África do Sul), Kevin Cordes, Ross Murdoch, Cody Miller, João Gomes Júnior (Brasil)

O britânico Adam Peaty é o atual campeão mundial e recordista mundial da prova, e tem tudo para ficar com a medalha de ouro. Se maior adversário, deverá ser o sul-africano Cameron van der Burgh, atual campeão olímpico.



200 metros peito

Favorito ao Ouro: Marco Koch (Alemanha)
Ainda lutam por medalhas: Yasuhiro Koseki (Japão), Josh Prenots e Kevin Cordes (EUA), Dániel Gyurta (Hungria) e Ross Murdoch (Grã-bretanha)

O alemão Marco Koch é o grande favorito ao ouro nos 200m peito, mas terá vários grandes concorrentes na disputa. Yasuhiro Koseki (Japão), Josh Prenots e Kevin Cordes (EUA), Dániel Gyurta (Hungria) e Ross Murdoch (Grã-bretanha) também tem condições de vencer a prova, mas tentarão ao menos subir ao pódio.



100 metros borboleta

Favorito ao Ouro:
 Chad Le Clos (África do Sul) e Michael Phelps (EUA)
Ainda lutam por medalhas: Joseph Schooling (Singapura), Tom Shields (EUA) e Laszlo Cseh (Hungria)

O sul-africano Chad Le Clos larga como o grande favorito na disputa dos 100m borboleta, mas terá vários grandes concorrentes pela frente. A lenda Michael Phelps vem com força total em busca do lugar mais alto do pódio, nesta sua última olimpíada. Além dos dois, o húngaro László Cseh e o atleta de Singapura Joseph Schooling também vem obtendo tempos excelentes. O americano Tom Shields corre mais por fora nesta briga.



200 metros borboleta

Favorito ao Ouro
: Laszlo Cseh (Hungria)
Ainda lutam por medalhas: Chad Le Clos (África do Sul), Michael Phelps (EUA), Daiya Seto (Japão) e Jan Switkowski (Polônia)

Os 200m borboleta é outra prova onde Phelps, Le Clos e Cseh devem brigar pelo ouro. Caberá ao japonês Daiya Seto e ao polonês Jan Switkowski esperar um vacilo dos três favoritos, para tentar alcançar ao menos uma medalha.


200 metros medley

Favorito ao Ouro: Michael Phelps (EUA)
Ainda lutam por medalhas: Ryan Lochte (EUA), Laszlo Cseh (Hungria), Kosuke Hagino (Japão) e Thiago Pereira (Brasil)

Tricampeão olímpico na prova, Michael Phelps é o favorito para conquistar o tetra no Rio. Outro monstro lendário da natação, Ryan Lochte, também tentará subir ao pódio, embora o húngaro László Cseh pareça ser o maior concorrente de Phelps pela medalha dourada. Sem a mesma grife, o japonês Kosuke Hagino e o brasileiro Thiago Pereira tentarão surpreender as estrelas, e conquistar uma medalha.


400 metros medley

Favorito ao Ouro: Daiya Seto (Japão)
Ainda lutam por medalhas: Kosuke Hagino (Japão), David Verraszto (Hungria) e Chase Kalisz (EUA)

O japonês Kosuke Hagino, bronze em Londres-2012 e vice-campeão mundial em 2013, e o atual bicampeão mundial, Daiya Seto são os maiores favoritos a medalha de ouro na prova dos 400m medley, no Rio 2016. O norte-americano Chase Kalisz e o húngaro Dávid Verrasztó são os demais postulantes ao pódio.


4 x 100 metros livre

Favorito ao Ouro: França e Austrália (melhor tempo de 2016).
Ainda lutam por medalhas: EUA, Itália, Rússia e Brasil.

Atual bicampeã mundial e atual campeã olímpica, a França chega forte para disputa do revezamento 4x100m livre no Rio 2016, mas a favorita é a Austrália, que tem o menor melhor tempo do ano. Outro time, sempre muito forte é o dos EUA. Itália, Brasil e Rússia buscam surpreender.


4 x 200 metros livre

Favorito ao Ouro: Estados Unidos, Holanda e Grã-Bretanha.
Ainda lutam por medalhas: Austrália, França, Holanda, Grã Bretanha e Rússia.

Outra prova de revezamento que deverá ser espetacular. Estados Unidos (atual campeão olímpico), Holanda (melhor tempo de 2016) e Grã-Bretanha (atual campeã mundial), devem fazer um pega espetacular pelo ouro. Se um dos três tiver um inesperado vacilo e não subir no pódio, Austrália e Grã-Bretanha são as outras equipes que devem lutar por uma eventual medalha.

4 x 100 metros medley

Favorito ao Ouro: Estados Unidos
Ainda lutam por medalhas: Austrália, França, Japão, Grã Bretanha e Rússia.

No revezamento 4x100m medley, o favoritismo é da equipe dos EUA, com Austrália e Grã-Bretanha aparecendo como segunda e terceira força.


*****



Feminino:


50 metros livre

Favorito ao Ouro: Cate Campbell (Austrália)
Ainda lutam por medalhas: Bronte Campbell (Austrália), Ranomi Kromowidjojo (Holanda), Francesca Halsall (Grã-Bretanha) e Sarah Sjöström (Suécia)


A australiana Cate Campbell tem disparado o melhor tempo da prova no anmo, e larga como favorita. Atual campeã mundial, sua irmã Bronte Campbell deverá ser a sua maior adversária, ao lado da atual campeã olímpica e vice mundial, Ranomi Kromowidjojo. A sueca Sarah Sjöström também tem chances de ouro.



100 metros livre

Favorito ao Ouro: Cate Campbell (Austrália)
Ainda lutam por medalhas: Ranomi Kromowidjojo e Femke Heemskerk (Holanda), Bronte Campbell (Austrália) e Sarah Sjöström (Suécia)

Cate Campbell também tem brilhado também aqui, e é a grande favorita nos 100m livre. Sua irmã, Bronte Campbell, a sueca Sarah Sjöström, e as holandesas Ranomi Kromowidjojo e Femke Heemskerk também sonham com uma medalha na prova.


Katie Ledecky.

200 metros livre

Favorito ao Ouro: Katie Ledecky (EUA)
Ainda lutam por medalhas: Missy Franklin (EUA), Federica Pellegrini (Itália) e Sarah Sjostrom (Suécia)

Campeã olímpica aos 15 anos em Londres, Katie Ledecky deve fazer história em mais uma olimpíada. Talvez, a prova dos 200m livre seja aquela na qual ela tenha a maior concorrência, por parte da sueca Sarah Sjostrom. A americana Missy Franklin e a italiana Federica Pellegrini são as outras grandes postulantes ao pódio.


400 metros livre

Favorito ao Ouro:  Katie Ledecky (EUA)
Ainda lutam por medalhas: Sharon van Rouwendaal (África do Sul), Jessica Ashwood (Austrália) e Jaz Carlin (Grã-bretanha)

Bicampeã mundial da prova, Katie Ledecky também é favoritaça nos 400m livres. A sul-africana Sharon van Rouwendaal, a australiana Jessica Ashwood e a britânica Jaz Carlin devem lutar pelos demais lugares no pódio.


800 metros livre

Favorito ao Ouro: Katie Ledecky (EUA)
Ainda lutam por medalhas:  Jaz Carlin (Grã-bretanha), Lotte Friis (Dinamarca), Jessica Ashwood (Austrália) e Mireia Belmonte (Espanha).

Atual bicampeã mundial e campeã olímpica da prova, Katie Ledecky- não deverá deixar escapar este ouro também. A neozelandesa Lauren Boyle, prata no mundial  2015 e bronze no mundial 2013, a britânica Jaz Carlin, bronze no último mundial, a dinamarquesa Lotte Friis e a australiana Jessica Ashwood  devem lutar pelos outros lugares no pódio.

Emily Seebohm.


100 metros costas

Favorito ao Ouro: Emily Seebohm (Austrália)
Ainda lutam por medalhas: Madison Wilson (Austrália), Katinka Hosszu (Hungria), Mie Nielsen (Dinamarca), Madison Wilson |  Olivia Smoliga e  Kylie Masse (Canadá)

A australiana Emily Seebohm é a grande favorita, e dificilmente perderá o ouro no Rio 2016. Contudo, várias atletas podem brigar pela para e pelo bronze. A dinamarquesa Mie Nielsen, medalhista de bronze no Mundial 2015, a excelente húngara Katinka Hosszú e a australiana Madison Wilson são outros nomes muito fortes.


200 metros costas

Favorita ao Ouro: Emily Seebohm e Belinda Hocking (Austrália)
Ainda lutam por medalhas: Missy Franklin (EUA), Daria Ustinova e Anastasia Fesikova (Rússia), Dominique Bouchard e Hilary Caldwel (Canadá)


As australianas Emily Seebohm e Belinda Hocking são as grandes favoritas ao ouro nos 100m costas. Ainda sonham com as medalhas a norte-americana Missy Franklin, as russas Daria Ustinova e Anastasia Fesikova e as canadenses Dominique Bouchard e Hilary Caldwel.



100 metros peito

Favorito ao Ouro: Ruta Meilutyté (Lituânia)
Ainda lutam por medalhas: Alia Atkinson (Jamaica) e Lilly King e Katie Meili (EUA)

Em uma prova onde a russa Yulia Efimova era favorita, mas acabou suspensa pela FINA e não poderá participar, a lituana Ruta Meilutyté, atual campeã olímpica e vice-mundial, passa a ser a grande favorita ao ouro. As americanas Lilly King e Katie Meili  e a jamaicana Alia Atkinson, devem ser as suas maiores adversárias.


200 metros peito

Favorita ao Ouro: Rie Kaneto (Japão)
Ainda lutam por medalhas (prova onde é difícil apontar uma grande favorita): Viktoria Zeynep Gunes (Turquia), Rikke Pedersen (Dinamarca), Taylor McKeown (Austrália) e Kanako Watanabe (Japão)


A japonesa Rie Kaneto é a grande favorita ao ouro nos 200m peito. A turca Viktoria Gunes, de apenas 18 anos, é quem tem o melhor tempo do mundo, e busca uma medalha para começar com força total a sua trajetória. A dinamarquesa Rikke Pedersen, por outro lado, tenta usar a experiência ao seu favor para surpreender.



100 metros borboleta

Favorita ao OuroSarah Sjostrom (Suécia)
Ainda lutam por medalhas: Emma McKeon (Austrália), Kelsi Worrell (EUA), Jeanette Ottesen (Dinamarca), Chen Xinyi (China) e Dana Vollmer (EUA)


A sueca Sarah Sjostrom, tricampeã Mundial, é a grande favorita ao ouro nos 100m borboleta. Emma McKeon (Austrália), Kelsi Worrell (EUA), Jeanette Ottesen (Dinamarca), Chen Xinyi (China) e Dana Vollmer (EUA) sonham com os demais lugares do pódio.


200 metros borboleta

Favorito ao Ouro: Natsumi Hoshi (Japão) e Madeline Groves (Austrália).
Ainda lutam por medalhas: Cammile Adams (EUA), Franziska Hentke (Alemanha) e Mireia Belmonte (Espanha).

A japonesa Natsumi Hoshi, Campeã mundial, e a australiana Madeline Groves, são as grandes favoritas ao ouro, em uma prova onde a espanhola Mireia Belmonte, a alemã Franziska Hentke e a americana Cammile Adams, também tem boas chances de luta por um lugar no pódio.



200 metros medley

Favorito ao Ouro: Katinka Hosszu (Hungria)
Ainda lutam por medalhas: Viktoriya Andreeva (Rússia), Siobhan O'Connor (Grã-Bretanha), Maya Di Rado (EUA) e Miho Teramura (Japão)

A húngara Katinka Hosszú, bicampeã mundial, é a favorita ao ouro nos 200m medley. A americana Maya Di Rado, a russa Viktoriya Andreeva e a britânica Siobhan O'Connor, devem lutar por prata e bronze.



400 metros medley

Favorito ao Ouro: Katinka Hosszú (Hungria)
Ainda lutam por medalhas: Ye Shiwen (China), Maya DiRado (EUA), Mireia Belmonte (Espanha) e Hannah Miley (Reino Unido)

Mais uma prova em que a húngara Katinka Hosszú é a grande favorita à medalha de ouro. Nomes como Maya DiRado, Ye Shiwen, Mireia Belmonte e Hannah Miley tentarão ao menos conquistar uma medalha.


4 x 100 metros livre

Favorita ao Ouro:  Holanda
Ainda lutam por medalhas: Austrália e EUA

O revezameto 4x100m livres feminino tem sido dominado por Austrália, Holanda e Estados Unidos, e as três equipes deverão ocupar o pódio no Rio. As holandesas são as favoritas ao ouro.


4 x 200 metros livre

Favorito ao Ouro: Austrália
Ainda lutam por medalhas: Holanda e Estados Unidos


Outra prova dominada por Austrália, Holanda e Estados Unidos, e em que as três equipes deverão ocupar o pódio. Faltará definir a ordem.


4 x 100 metros medley

Favorito ao Ouro: Estados Unidos
Ainda lutam por medalhas: Austrália, China, Rússia, Suécia, Dinamarca e Canadá

A equipe americana é a favorita ao ouro no revezamento 4x100m medley da natação. Austrália, China, e até Rússia, Suécia, Dinamarca e Canadá também sonham com medalhas.





Postar um comentário

0 Comentários