Guia Rio-2016: Tiro com arco

Guia Rio 2016: Tiro com arco


O tiro com arco era usado inicialmente em atividades de caça e militares, até ser levado para o esporte na Inglaterra, ainda no século XVI. Seu objetivo é acertar as flechas no centro de um alvo, que fica a 70 metros de distância.

Ainda no século XIX, surgiram as primeiras federações nacionais de Tiro com arco. O esporte estreou nos Jogos Olímpicos em Paris-1900. A Federação Internacional de Tiro com arco foi fundada bem maid tarde, em 1930, e um ano depois já organizou o primeiro mundial da modalidade na Polônia.

O campo da competição de tiro com arco é plano, e não há  obstáculos para os arqueiros. Na Olimpíada, teremos disputas individuais e por equipes, no masculino e no feminino.

A Coreia do Sul domina o tiro com arco no cenário internacional atualmente, tendo conquistado três, das quatro medalhas de ouro possíveis em Londres-2012. No Rio-2016, o país asiático tem tudo para seguir com o seu domínio, que pode ser até ampliado. Confira a análise, prova por prova, abaixo:



Individual Masculino

Favorito ao ouro: Kim Woo-jin
Lutam por medalhas: Brady Elison, Mauro Nespoli, Takaharu Furukawa e Rick Van der Ven

Dando sequência ao domínio coreano, Kim Woo-jin, Campeão mundial em 2015, é o grande favorito ao ouro olímpico. O vice-campeão mundial de 2015, Rick van de Ven, aparece como a segunda força. Brady Elison, Takaharu Furukawa e Mauro Nespoli são os outros candidatos a subir no pódio.
O brasileiro Marcus D'Almeida, vice-campeão da Copa do Mundo em 2014, chegou entre os oito melhores do Mundial em 2015, e tem uma chance, mesmo que pequena, de medalhar.



Equipes Masculino

Favorita ao ouro: Coreia do Sul
Lutam por medalhas: Estrados Unidos, Itália, Holanda e Taiwan.

Como não poderia deixar de ser, a Coréia do Sul, campeã Mundial em 2015 a Coreia do Sul é a grande favorita à medalha de ouro no Rio-2016. Atual campeã olímpica e vice do Mundial, a Itália, é a maior ameaça aos sul-coreanos.
Medalhista de prata em Londres, os Estados Unidos pintam como a terceira força. Mais atrás, aparecem Taiwan, medalha de bronze no Mundial em 2015. Ainda podemos citar a Holanda como candidata ao pódio.

Individual Feminino

Favorita ao ouro: Ki Bo-Bae
Ainda lutam por medalhas: Choi Mi-sun, Lin Shih-chia, Laxmirani Majhi
Atual campeã olímpica e Mundial, a sul-coreana Ki Bo-bae é a grande favorita ao ouro no Rio-2016. Ainda tem boas condições de subir no pódio a sua compatriota Choi Mi-sun, a vice-campeã Mundial, Lin Shih-chia, e a indiana Laxmirani Majhi.



Equipes Feminino

Favorito ao ouro: Coreia do Sul
Ainda lutam por medalhas: Rússia, Índia, Japão e China

Outra prova em que a atual campeã olímpica Coreia do Sul é a grande favorita. Entretanto, a Rússia, campeã Mundial em 2015 após ter eliminado as coreanas na semifinal, pode ser uma enorme ameaça. A vice-campeã mundial em 2015 Índia, a vice-campeã olímpica em Londres China e o Japão, que tem se mantido no Top-4 nos últimos grandes torneios, são as outras seleções com possibilidade de medalhar.

Postar um comentário

0 Comentários