Guia Rio-2016: Tênis

Guia Rio-2016: Tênis


Guia Rio-2016: Tênis


Surgido a partir de jogos praticados na antiguidade ainda com as mãos ou modelos incipientes de raquete, o tênis já tem regras bem definidas e é bem organizado, desde 1877, ano do primeiro circuito.

O tênis entrou para o programa Olímpico nos jogos de Atenas, em 1896. A primeira Olimpíada com participação feminina foi a seguinte, nos jogos de Paris, em 1900.

Nos Jogos do Rio 2016, teremos os torneios masculino e feminino, individual e de duplas, além de uma competição de duplas mistas.

Desde a incorporação dos atletas profissionais em Seul-1988, o tênis olímpico vem crescendo muito, e desde 2008, quando passou a contar pontos para o ranking da ATP, se consolidou de vez. Hoje, ele divide atenções, e tem quase a mesma importância dos 4 Grand Slams da modalidade: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open.

O espanhol Rafael Nadal ganhou a disputa individual masculina em Pequim, enquanto Andy Murray se sagrou o medalhista de ouro em Londres-2012.



O tênis no Rio-2016


Individual masculino

Favorito ao ouro:
Novak Djokovic (Sérvia)
Ainda lutam por medalhas: Andy Murray (Grã-Bretanha), Stan Wawrinka (Suíça), Rafael Nadal (Espanha), Richard Gasquet (França) e Kei Nishikori (Japão)

Para os Jogos Rio 2016, o Sérvio Novak Djokovic, atual número 1 do ranking mundial masculino é o favorito para as disputas masculinas de simples. O atual campeão olímpico Andy Murray é provavelmente a maior ameaça à hegemonia de Djoko. O espanhol Rafael Nadal, campeão olímpico em Pequim-2008, acabou não competindo no Grand Slam de Wimbledon para se poupar, tratar uma lesão na mão e poder disputar os Jogos do Rio. Também cotados para subir ao pódio estão o suíço Stan Wawrinka, os franceses Tsonga e Gasquet, o japonês Kei Nishikori, o belga David Goffin e o canadense Milos Raonic. Vale lembrar, que o torneio de tênis do Rio 2016 será disputado em quadra dura.


Duplas masculino

Favoritos ao ouro: Pierre-Hugues Herbert/Nicolas Mahut (França)
Ainda lutam por medalhas: Jamie e Andy Murray (Grã-Bretanha), Rafael Nadal/Marc López e David Ferrer/Roberto Bautista (Espanha), Novac Djokovic/Nenad Zimonjic (Sérvia).

Nas duplas masculinas, os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut lideram o ranking de duplas da ATP, são os grandes favoritos ao ouro. Outras duplas que contam com bons jogadores de simples, como a outra parceria francesa Jo-Wilfried Tsonga e Richard Gasquet, as duplas espanholas Rafael Nadal/Marc López e David Ferrer/Roberto Bautista, a sérvia Novac Djokovic e Nenad Zimonjic, e a britânica Jamie e Andy Murray, também merecem muita atenção. Jogando em casa, a dupla brasileira Melo e Soares é a principal esperança do país sede de subir no pódio na modalidade, embora não esteja em seu melhor momento. Correndo mais por fora, podemos colocar os colombianos Juan Cabal e Robert Farah, os indianos Leander Paes e Rohan Bopanna e os argentinos Guillermo Durán e Federico Delbonis e Maximo Gonzalez e Juan Del Potro.


Individual Feminino

Favorita ao ouro: Serena Willians (EUA)
Ainda lutam por medalhas: Caroline Wozniacki (Dinamarca), Garbine Muguruza (Espanha), Roberta Vinci (Itália)

No simples feminino, a norte-americana Serena Willians é a favorita ao ouro. Quem vem crescendo, especialmente após o título de Roland Garros, é a espanhola Garbine Muguruza. Ainda estão muito bem cotadas na luta por medalhas a dinamarquesa Caroline Wozniacki, a bielorrussa Victoria Azarenka, a polonesa Agnieszka Radwanska, a alemã Angelique Kerber, a italiana Roberta Vinci, as suíças Belinda Bendic e Timea Bacsinszky, a americana Venus Williams e a tcheca Petra Kvitova.


Duplas feminino

Favoritas ao ouro: Caroline Garcia/Kristina Mladenovic (França) e Venus e Serena Willians (EUA)
Ainda lutam por medalhas: Makarona/Medina (Rússia), Andrea Hlaváčková/Lucie Hradecká (República Tcheca)
Nas duplas femininas, as irmãs Serena e Venus Willians, tem tudo para ficar com ouro. As francesas Caroline Garcia e Kristina Mladenovic, campeãs de Roland Garros, vem em um bom momento e chegam bem cotadas. Outras duplas com um bom desempenho recente e que podem chegar bem nos Jogos do Rio, são as russas Makarona e Vesnina, as thecas Andrea Hlaváčková e Lucie Hradecká, as norte-americanas Raquel Atawo e Abigail Spears, as chinesas Xu Yifan e Zheng Saisai, as indianas Sania Mirza e Prarthana Thombare, e as eslovenas Andreja Klepač e Katarin Srebotnik.

Duplas mistas

Outra atração do torneio olímpico de tênis do Rio 2016 é a disputa das duplas mistas. A Espanha deverá vir com duas "parejas" de muito respeito: Rafael Nadal/Garbine Muguruza e Carla Suárez/David Ferrer. O prazo final para a definição das duplas mistas do torneio olímpico é o dia 9 de Agosto. Até lá, é complicado afirmar quem serão os maiores postulantes ao pódio.

Postar um comentário

0 Comentários