Guia Rio-2016: Taekwondo



Surgido a partir de técnicas de artes marciais de povos coreanos da Antiguidade, o Taekwondo consiste na tentativa de acertar o o tronco e a cabeça do adversário, com chutes e socos, que valem pontos. O lutador que somar mais pontos vence a luta.

O Taekwondo integra os Jogos Olímpicos desde Sydney-2000, e no Rio 2016 terá disputas em quatro categorias, nos naipes masculino e feminino. O esporte chegou a ser de demonstração nos jogos de Seul-1988 e Barcelona-1992, antes de virar fixo.



O Taekwondo no Rio 2016



-58kg Masculino

Favoritos ao ouro: Kim Tae-Hun (Coréia do Sul) e Farzan Ashourzadeh (Irã)
Ainda lutam por medalhas: Jesus Tortosa (Espanha), César Rodríguez (México), Si Mohamed Ketbi (Bélgica), Óscar Muñoz (Colômbia) e Levent Tuncat (Alemanha)

A categoria até 58kg, a mais leve masculina do Taekwondo olímpico, conta com o sul-coreano Kim Tae-hun, atual bicampeão mundial, como o grande favorito ao ouro. Outro asiático, o iraniano Farzan Ashourzadeh, campeão mundial em 2015 parece ser o seu maior adversário. Correm mais por fora na disputa, o alemão Levent Tuncat, campeão europeu, o belga Si Mohamed Ketbi, o espanhol Jesús Tortosa, o colombiano Óscar Muñoz e o mexicano César Rodríguez.



-68kg Masculino



Favoritos às medalhas:
 Lee Dae-Hoon (Coréia do Sul),  Aleksey Denisenko (Rússia), Jaouad Achab (Bélgica), Servet Tazegül (Turquia), Saúl Gutiérrez (México), Joel González (Espanha)

Na categoria até 68kg masculina, promete uma boa e equilibrada disputa. O turco Servent Tazegül é o atual campeão olímpico e mundial tenta defender a sua soberania, mas é ameaçado por vários concorrentes. O o sul-coreano Lee Dae-hoon vem muito bem após a prata em Londres, assim como o russo Aleksey Denisenko, atual  vice-campeão mundial. O croata Filip Grgic, o mexicano Saúl Gutiérrez e o belga Jaouad Achab correm mais por fora.



 -80kg masculino


Favorito ao ouro:
 Mehdi Khodabakhshi (Irã)
Ainda lutam por medalhas:  Lutalo Muhammad (Grã-bretanha)  Albert Gaun(Rússia), Cheick Cissé (Costa do Marfim),  Stevn López (EUA) e Aaron Cook(Mali)

Na categoria até 80kg masculina, o  iraniano Mehdi Khodabakhshi, atual campeão mundial e asiático, é o grande favorito. O malinês Aaron Cook, o britânico Lutalo Muhammad, o marfinense Cheick Cissé, o norte-americano Steven López e o russo Albert Gaun são os outros grandes postulantes ao pódio.



80kg masculino

Favorito ao ouro:
Dmitriy Shokin (Uzbequistão)
Ainda lutam por medalhas: Anthony Obame (Gabão), Radij Isayev (Azerbaijão) e Sajjad Mardani (Irã)

Na categoria acima de 80kg masculina, o uzbeque Dmitriy Shokin, atual campeão do mundo, pinta como o maior candidato ao ouro, com o azeri Radik Isayev, o gabonês Anthony Obame e o iraniano Sajjad Mardani correndo mais por fora na disputa pelo lugar mais alto do pódio.



-49kg feminino

Favorita ao ouro:
Wu Jingyu (China)
Ainda lutam por medalhas: Lucija Zaninović (Croácia), Panipak Wongpattanakit (Tailândia), Kim So-Hui (Coréia do Sul) e Tijana Bogdanović (Sérvia)

Na categoria até 49kg feminina, as favoritas vem do continente asiático. A sul-coreana Kim So-hui e a chinesa Wu Jingyu são as maiores favoritas ao ouro. Com apenas 18 anos, a jovem tailandesa Panipak Wongpattanakit, campeã mundial, também é uma candidata muito forte, assim como a sul-coreana Kim So-Hui, a croata Lucija Zaninovic e a sérvia Tijana Bogdanović. A brasileira Iris Tang Sing tem alguma pequena chance de medalhar.


-57kg Feminino

Favorita ao ouro:
Jade Jones (Grã-Bretanha)
Ainda lutam por medalhas: Eva Calvo Gomez (Espanha), Hedaya Malak (Egito), Mayu Hamada (Japão), Ana Zaninović (Croácia) e Nikita Glasnović (Suécia)

Atual campeã olímpica, britânica Jade Jones tem boas chances de conquistar o bicampeonato. A espanhola Eva Calvo é a sua principal adversária, enquanto outras atletas, como a japonesa Mayu Hamada, campeã mundial em 2015, a egípcia Hedaya Malak, a sueca Nikita Glasnović e a croata Ana Zaninović correm mais por fora na disputa por medalhas.


-67kg Feminino

Favoritas ao ouro
: Haby Niaré (França) e Chuang Chia-chia (Taiwan)
Ainda lutam por medalhas: Nur Tatar (Turquia), Oh Hye-ri (Coréia do Sul) e Paige McPherson (EUA)

Na categoria até 67kg feminina, algumas atletas se destacam muito bem, e apontar uma única favorita é difícil.  A norte-americana Paige McPherson, a francesa Haby Niaré, a taiwanesa Chuang Chia-chia, a coreana Oh Hye-ri e a turca Nur Tartar são as maiores candidatas ao pódio.


67kg Feminino

Favorita ao ouro:
Zheng Shuyin (China)
Ainda lutam por medalhas: Gwladys Épangue (França), Bianca Walkden (Grã-Bretanha), Sorn Seavmey (Camboja)

Na categora acima de 67kg feminina, outras várias atletas aparecem bem. A francesa Gwladys Épangue, a  britânica Bianca Walkden, a atleta do Camboja Sorn Seavmey, a sérvia Milica Mandic, a mexicana María Espinoza e a americana Jackie Galloway são as mais cotadas para conquistar as medalhas.




Postar um comentário

0 Comentários