Guia Rio-2016: Saltos Ornamentais





Surgido como forma de divertimento na Grécia Antiga, os Saltos ornamentais atingiram status de esporte no século XX, ao entrar para a Federação Internacional de Natação. A modalidade faz parte do programa Olímpico desde os jogos de St. Louis, em 1904. O esporte evoluiu muito desde então, e hoje é um dos mais assistidos do planeta.


A Federação Internacional de Natação (Fina) realizou o primeiro Campeonato Mundial de Saltos Ornamentais na cidade de Belgrado, em 1973. Já a primeira competição de saltos ornamentais em solo brasileiro aconteceu no Rio de Janeiro, em 1913.


O objetivo de cada atleta nos Saltos Ornamentais, é receber a nota mais alta possível pelo seu salto, executado em uma plataforma ou trampolim. A avaliação é dada por um grupo de juízes. Vence o competidor ou a dupla que receber a nota mais alta.



Os favoritos nas competições de Saltos Ornamentais para os Jogos Olímpicos Rio 2016 vem em sua grande maioria da China. O país asiático domina as competições olímpicas desde os jogos de Seul, em 1988.


Desde então, a China já conquistou 32 medalhas de ouro de um total de 44 em disputa, ainda assegurando 16 medalhas de prata e sete de bronze. Quando competiu em casa, nos Jogos de Pequim, em 2008, os chineses conquistaram sete das oito medalhas de ouro em disputa, faturando ainda mais uma prata e três bronzes.


A maior adversária para o Rio 2016 é a Rússia. Principal potência do continente europeu, o país do leste deverá ser o segundo com mais medalhas nesta modalidade no Rio-2016.



Confira a análise, prova por prova:


Trampolim de 3m Masculino


Na prova de trampolim de 3m, He Chao, campeão Mundial em 2015, é o grande favorito para conquistar a medalha de ouro. O Vice-campeão Mundial, o russo Ilya Zakharov aparece como a segunda força da prova, com o mexicano Rommel Pacheco, sendo a terceira. Ainda aparecem bem cotados na disputa o jamaicano Yona Knight-Wisdom e o francês Mathieu Rosset.

O representante brasileiro na prova é Cesar Castro, que tem chance de final.


Plataforma de 10m Masculino

Como não poderia deixar de ser, outro chinês é o grande favorito para ficar com o ouro na prova da plataforma de 10m. Campeão Mundial em 2013 e 2015 e da Copa do Mundo em 2016, só uma zebra tira o título olímpico de Qiu Bo. O norte-americano Boudia, o britânico Tom Daley e o mexicano Ivan Garcia são os outros candidatos às medalhas.

O representante brasileiro na prova é Hugo Parisi, que tem chance de semifinal.



Trampolim Sincronizado de 3m Masculino

Como não poderia deixar de ser, a dupla chinesa campeã mundial Cao Yuan e Qin Kai é a grande favorita ao ouro. Seus maiores rivais são os alemães Stephan Feck e Patrick Hausding, que levaram o ouro na Copa do Mundo de 2016. Vice mundiais, os russos Ilya Zakharov e Evgenii Kuznetsov são a terceira força na luta por medalhas. Correndo mais por fora, estão os britânicos Jack Laugher e Chris Mears, bronze no último Mundial.


A dupla brasileira representante na prova é composta por Ian Matos e Luis Felipe Outerelo, que tem chance pequena de final. 


Plataforma Sincronizada de 10m Masculino

Paa variar um pouco, os favoritos na plataforma sincronizada são os chineses Lin Yue e Chen Aisen, campeões do Mundial de 2015 e da Copa do Mundo de 2016. Só uma grande zebra tira a medalha de ouro deles.

Medalhistas de prata no Mundial de 2015, os mexicanos German Sanchez e Ivan Garcia são a segunda força. Os alemães Sascha Klein e Patrick Hausding, os britânicos Tom Daley e Daniel Goodfellow e os norte-americanos David Boudia e Steele Johnson são os outros candidatos às medalhas.

O Brasil estará representado pela dupla Hugo Parisi e Jackson Oliveira, que tem chances remotas de final.


Trampolim de 3m Feminino

As chinesas Tingmao e He dominam amplamente a prova, e a medalha de ouro ficará com uma delas, restando às outras competidoras lutar pelo bronze.
A italiana Tania Cagnotto parece a mais capacitada para o terceiro posto, com a canadense Pamela Ware, e a sua compatriota Jennifer Abel, sendo as suas maiores adversárias.

A representante do Brasil na prova é a experiente Juliana Veloso, que tem chance de semifinal.


Plataforma de 10m Feminino

Na Plataforma de 10m deverá, a norte-coreana Kim Kuk-hyang, campeã mundial, tenta desafiar as chinesas Ren Qian e Si Yajie na luta pelo ouro. Correndo mais por fora na luta por um lugar no pódio, está a malaia Pandelela Rinong.

A representante brasileira na prova é Ingrid Oliveira, que não tem muitas aspirações, e pode considerar a simples participação uma grande vitória.



Trampolim Sincronizado de 3m Feminino

A prova feminina do Trampolim Sincronizado de 3m é outra dominada amplamente pela China. Campeãs mundiais e da Copa do Mundo, as chinesas Shi Tingmao e Wu Minxia, só perdem o ouro se algo de muito diferentes acontecer. Correndo mais por fora, estão as canadenses Pamela Ware e Jeniffer Abel, as australianas Qin Fan e Samantha Mills e as italianas Tania Cagnotto e Francesca Dallape.

A dupla brasileira na prova é formada por Juliana Veloso e Tammy Takagi, e também não tem grandes aspirações.



Plataforma Sincronizada de 10m Feminino

A dupla chinesa formada por Chen Ruolin e Liu Huixia, campeãs mundiais e da Copa do Mundo, só perde o ouro se uma zebraça acontecer. As canadenses Meaghan Benfeito e Roseline Filion, vice-campeãs mundiais, são as favoritas para a prata, tendo as britânicas Tonia Couch e Lois Toulson e as norte-coreanas Kim Kuk-hyang e Kim Mi-rae como maiores adversárias. Também não dá para descartar as malaias Jun Hoong Cheong e Pandelela Rinong.

A dupla brasileira, formada por Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso, tem chances de final.

Postar um comentário

0 Comentários