Guia Rio-2016: Judô

Guia Rio 2016: Judô


Esporte bastante popular no Brasil, o Judô foi criado pelo professor japonês Jigoro Kano. A arte vem de uma readaptação das técnicas do jiu-jitsu, eliminando os golpes mais perigosos. Em 1882, o próprio fundou o Instituto Kodokan, que iniciou o processo de popularização do Judô no Japão.

A partir do começo do Século XX, o Judô começou a se difundir pela Europa e as Américas. No Brasil, ele ganhou popularidade após a chegada de imigrantes japoneses, em 1938.

O judô se tornou esporte Olímpico de demonstração nos Jogos de Tóquio, em 1964, mas só virou fixo no quadro a partir de 1972. A primeira Olimpíada com a participação das mulheres no Judô foi a de Barcelona, em 1992.

No Rio 2016, teremos a disputa de sete categorias masculinas e sete femininas. E o Judô é um dos esportes que mais podem trazer medalhas ao Brasil nos Jogos. Confira abaixo a análise, categoria por categoria.


60kg masculino



O sul-coreano Kim Wonjin, atual líder do ranking mundial, e o cazaque Yeldos Smetov, atual campeão mundial são os dois principais favoritos ao ouro na categoria 60kg do judô masculino no Rio 2016. Ainda aparecem bem cotados para as medalhas o azeri Orkhan Safarov, o japonês Naohisa Takato, o russo Beslan Mudranov e o georgiano Amiran Papinashvili.


O brasileiro da categoria é Felipe Kitadai. Depois de surpreender e levar o bronze em Londres, ele tenta aprontar de novo, já que não é um dos favoritos às medalhas.


Favorito ao Ouro: Kim Wonjin (Coréia do Sul) e Yeldos Smetov (Cazaquistão)
Ainda lutam por medalhas: Orkhan Safarov (Azerbaijão), Naohisa Takato (Japão), Beslan Mudranov (Rússia) e  Amiran Papinashvili (Geórgia)



66kg masculino


O sul-coreano An Ba-ul, é o atual campeão mundial, mas o japonês Masashi Ebinuma, campeão do mundo em 2011, 2013 e 2014, não pode deixar de ser considerado o grande favorito ao ouro no Rio 2016. O uzbeque Rishod Sobirov é outro campeão mundial recente da categoria, e chega muito forte ao Rio.

Correndo mais por fora nesta luta pelo lugar mais alto do pódio, estão o mongol Davaadorjiin Tomorkhuleg, o russo Mikhail Pulyaev, atual bivice-campeão mundial, e o azeri Nijat Shikhalizade, atual campeão europeu. Todos também chegam bem cotados, e devem lutar pelas quatro medalhas junto dos outros três nomes citados anteriormente.


O brasileiro da categoria é Charles Chibana, campeão pan-americano, mas de poucos resultados de expressão em nível mundial.

Favoritos ao Ouro: An Ba-ul (Coréia do Sul) e  Masashi Ebinuma (Japão)
Ainda lutam por medalhas: Davaadorjiin Tomorkhuleg (Mongólia), Mikhail Pulyaev (Rússia) e Nijat Shikhalizade (Azerbaijão).



73kg masculino


O japonês Shohei Ono, bicampeão mundial em 2013 e 2015, é o grande favorito ao ouro na categoria até 73kg do Judô masculino no Rio 2016. Contudo, ainda há outros bons nomes, como o sul-coreano An Chang-rim, líder do ranking mundial, o azeri Rússiatam Orujov, atual campeão europeu, o georgiano Lasha Shavdatuashvili, campeão olímpico nos 66kg em Londres, o húngaro Miklos Ungvari prata em Londres nos 66kg e o mongol Odbayar Ganbaatar.


O brasileiro da categoria é Alex Pombo. Fora dos 20 primeiros do ranking mundial, será uma surpresa se ele subir no pódio.

Favorito ao Ouro: Shohei Ono (Japão)
Ainda lutam por medalhas: Os diversos atletas citados acima


81kg masculino


O grande favorito ao ouro na categoria -81kg masculino do judô é o georgiano Avtandili Tchrikishvili. Campeão mundial em 2014 e bronze em 2013, além de ser o líder do ranking mundial, ele ainda foi ouro no Grand Slam Paris 2016 e é tricampeão europeu.  Outro forte candidato é o japonês Takanori Nagase, campeão mundial em 2015. O francês Loic Pietri, campeão mundial 2013 e  vice em 2015, o búlgaro Ivaylo Ivanov, o canadense Antonie Valois Fortier, o norte-americano Travis Stevens, o russo Khasan Khalmurzaev, campeão europeu, e o brasileiro Victor Penalber, são os demais postulantes às medalhas.

Favorito ao Ouro: Avtandili Tchrikishvili (Geórgia) e Takanori Nagase (Japão)
Lutam por medalhas: Os diversos atletas citados acima


90kg masculino


Tricampeão mundial em 2010, 2011 e 2014, e Campeão olímpico em 2008, além de ter levado a medalha de bronze em Londres, o grego Ilias Iliadis é a principal estrela da categoria até 90 kg do judô masculino. O sul-coreano Gwak Dong Han é o atual campeão mundial, e outro nome muito forte, assim como o líder do ranking mundial, o japonês Mashu Baker. Outros nomes aparecem bem cotados, como o georgiano Varlam Liparteliani, medalhista de bronze nos mundiais de 2014 e 2015 e prata em 2013, o russo  Kirill Denisov, o sueco Marcus Nyman e o brasileiro Tiago Camilo, experiente atleta brasileiro. Campeão mundial em 2007, Tiago, com um pouco de sorte pode surpreender, e conquistar a terceira medalha olímpica da carreira.

Favoritos ao ouro:  Ilias Iliadis (Grécia)
Ainda lutam por medalhas: Gwak Dong Han (Coréia do Sul), Tiago Camilo (Brasil), Kirill Deniso (Rússia), Varlam Liparteliani (Geórgia), Mashu Baker (Japão) e Krisztian Toth (Hungria)



100kg masculino



O grande favorito ao ouro na categoria até 100kg do judô é o japonês Ryunosuke Haga, atual campeão mundial.

O tcheco Lukás Krpálek, campeão mundial em 2014 e medalhista de bronze no mundial de 2013, também aparece como um grande favorito ao pódio, mesmo sem ter feito um grande 2015. Ainda aparecem bem cotados na luta pelas medalhas, o sueco Martin Pacek, o mongol Naidangiin Tüvshinbayar, o azeri Elmar Gasimov e o francês Cyrillie Maret.

Rafael Buzacarini é o brasileiro da categoria. Com pouca experiência em grandes competições internacionais, não está entre os favoritos


Favorito ao ouro: Martin Pacek (Suécia)
Ainda lutam por medalhas: Lukas Krpalek (República Tcheca), Naidangiin Tüvshinbayar (Mongólia) e Elmar Gasimov (Azerbaijão)


Acima de 100kg masculino


Se há uma medalha certa no judô, ela é do francês Teddy Riner. Só uma grande zebra tira o ouro dele. Praticamente  imbatível, Riner é Heptacampeão mundial e pentacampeão europeu, além de ser o atual Campeão olímpico. O japonês Hisayoshi Harasawa nunca enfrentou Riner, mas parece ser o maior candidato a ser o seu adversário na final. Ele já venceu um Grand Slam este ano.
Os outros candidatos às medalhas são o georgiano Adam Okruashvili, o israelense Or Sasson, o holandês Roy Meyer, o ucraniano Iakiv Khammo e o tunisiano Faicel Jaball, e o brasileiro Rafael Silva, bronze em Londres e dono de duas medalhas em Mundiais.


Favorito ao ouro: Teddy Riner (França)
Ainda lutam por medalhas: Rfael Silva (Brasil), Hisayoshi Harasawa (Japão), Adam Okruashvili (Geórgia) e Roy Meyer (Holanda)


48kg feminino


Atual campeã mundial, a argentina Paula Pareto é a grande favorita a medalha de ouro na categoria até 48 kg do judô feminino no Rio-2016. A lider do ranking, na categoria, a mongol Urantsetseg Munkhbat, campeã mundial em 2013, parece ser a sua maior adversária.

Outras judocas muito fortes nesta categoria são a japonesa Ami Kondo, campeã mundial em 2014, a brasileira Sarah Menezes, atual campeã olímpica e a húngara Eva Csernoviczki.


Favoritas ao ouro: Ami Kondo (Japão) e Paula Pareto (ARG)
Ainda lutam por medalhas: Sarah Menezes (Brasil), Eva Cseroviczki (Hungria) e Urantsetseg Munkhbat (Mongólia)


52kg feminino


A categoria até 52 kg do judô feminino tem várias atletas capazes de alcançar o ouro olímpico. Depois de competir em Londres pela Albânia, Majlinda Kelmendi defenderá agora o Kosovo. Bicampeã mundial em 2013 e 2014, ela é uma das favoritas ao ouro. Outra séria candidata é a japonesa Misato Nakamura, tricampeã mundial. As outras postulantes às medalhas são a brasileira Érika Miranda, a francesa Priscilla Gneto, a romena romena Andreea Chitu, a Rússiasa Natalia Kuziutina e a chinesa Ma Yingnan.


Favorita ao ouro: Majlinda Kelmendi (Kosovo)
Ainda lutam por medalhas: Érika Miranda (Brasil), Priscilia Gneto (França), Andreea Chitu (ROU) e Misato Nakamura (Japão)



57kg feminino


A categoria até 57 kg do judô feminino tem mais um atleta japonês como favorito ao ouro. A atual bicampeã mundial e campeã olímpica Kaori Matsumoto é a grande candidata ao lugar mais alto do pódio. A romena Corina Caprioriu já perdeu duas finais para ela, uma em Londres e outra no último mundial, e tenta surpreender, conseguindo a vingança.

A brasileira Rafaela Silva, campeã mundial em 2013, compete em casa, e tenta triunfar novamente. Outros nomes bem cotados são os da americana Marti Malloy, o da francesa Automne Pavia, o da mongol Dorjsurengiin Sumiyaa e o da portuguesa Telma Monteiro.


Favorita ao ouro: Kaori Matsumoto (Japão)
Ainda lutam por medalhas: Automne Pavia (França), Corina Caprioriu (Romênia) Marti Malloy (EUA), Rafaela Silva (Brasil) e Telma Monteiro (POR)


63kg Feminino


A eslovena Tina Trstenjak é a principal favorita ao ouro na categoria até 63kg do judô feminino. A francesa Clarisse Agbegnenou, campeã mundial em 2014, e vice em 2013 e 2015, parece ser a sua maior adversária.

Campeã no Mundial em 2013, também competindo no Rio, a israelense Yarden Gerbi é outra forte candidata ao pódio, assim como a japonesa Miku Tashizes, a alemã Martyna Trajdos, atual campeã europeia, e a mongol Tsedevsurengiin Monkhzayaa, bronze no último mundial.



Favorita ao Ouro: Clarisse Agbegnenou
Ainda lutam por medalhas: Tina Trstenjak (Eslovênia), Miku Tashiro (Japão) e Yarden Gerbi (ISR)




70kg feminino




A categoria até 70kg do judô feminino, apresenta uma disputa muito equilibrada. Brigam por medalhas a francesa Gévrise Emane, atual campeã mundial,  a colombiana Yuri Alvear,  tricampeã mundial em 2009, 2013 e 2014 e medalhista de bronze em Londres-2012 e  no mundial em 2015, a sul-coreana Kim Seong-yeon, ouro no Grand Slam de Paris em 2016, Maria Bernabeu, prata no último mundial, a holandesa Kim Polling, tricampeã européia, e talvez, a japonesa Haruka Tachimoto a espanhola Maria Bernabeu.


A brasileira da categoria é a gaúcha Maria Portela, que muito irregular, não é uma das favoritas ao pódio.


Favorita ao Ouro: Yuri Alvear (Colômbia)
Ainda lutam por medalhas: Haruka Tachimoto (Japão), Kim Pollin (Holanda) e Gévrise Émane (França)



78kg feminino


A categoria até 78 kg do judô feminino, é uma das mais aguardadas. A americana Kayla Harrison, atual campeã olímpica, divide a condição de grande favorita com a brasileira Mayra Aguiar, campeã mundial em 2014, medalhista de ouro no Grand Slam de Paris em 2016, e que além de tudo, luta em casa. A terceira força da leva, é a japonesa, Mami Umeki- Japão, atual campeã mundial. Outras atletas bem cotadas, são a francesa Audrey Tcheumeo, campeã mundial em 2011 e medalhista de ouro no Grand Prix de  Dusseldorf em 2016, a alemã Luise Malzahn e a eslovena Anamari Velensek, atual vice campeã mundial.



Favoritas ao Ouro: Mayra Aguiar (Brasil) e Kayla Harrison (EUA)
Ainda lutam por medalhas: Audrey Tcheumeo (França), Mami Umeki (Japão), Luise Malzahn (Alemanha) e Anamari Velensek (Eslovênia).


Acima de 78kg feminino

Na categoria afim de 78kg do judô feminino, a cubana Idalys Ortiz, atual campeã olímpica e bicampeã mundial em 2013 e 2014, é a grande favorita, seguida da chinesa Yu Song, atual campeã mundial. Outras atletas bem cotadas para o pódio, são a japonesa Kanae Yamabe, a francesa Émilie Andéol e a turca Kayra Sayit, atual campeã européia. A brasileira da categoria é a experiente Maria Suellen, que já foi medalhista em mundiais, e tem boas condições de surpreender após retornar de lesão, e subir no pódio.

Favorita ao Ouro: Idalys Ortiz (Cuba)
Ainda Lutam por medalhas: Yu Song (China), Kanae Yamabe (Japão), Émilie Andéol  (França), Kayra Sayit (Turquia) e Maria Suellen (Brasil)

Postar um comentário

0 Comentários