Guia Rio 2016: Hóquei sobre a Grama
Ainda no Egito antigo, por volta do ano de 2000 a.C, já foram encontrados relatos de esportes semelhantes ao modelo de Hóquei que existe hoje. O jogo foi sendo aperfeiçoado desde a Grécia antiga, e ganhando várias formas.
Já no Século XIX, o Hóquei era amplamente praticado nas escolas da Inglaterra, e de lá se espalhou para o, especialmente após as colonizações. Não a toa, as ex-colônias britânicas, países vizinhos e a própria Grã-Bretanha são as grandes potências do Hóquei atualmente. Se adotou ali um modelo de jogo, disputados em um campo de grama natural ou sintética com 91m de comprimento por 55m de largura, tendo duração de dois tempos de 35 minutos.
O hóquei entrou para o programa Olímpico nos Jogos de Londres, em 1908, como esporte de demonstração, só entrando para o quadro fixo nos jogos de Amsterdã, em 1928. A Índia foi a primeira campeã Olímpica no Hóquei sobre a Grama, e durante muitos anos, dominou o Esporte, conquistando metade das medalhas olímpicas de Ouro distribuídas até hoje.
Durante boa parte das décadas de 1930, 1940, 1950, 1960, 1970, 1980 e 1990, Paquistão e Índia, eternos rivais políticos, também rivalizaram no Hóquei. Foi nesta época que atuou o grande nome do esporte, o indiano Balbir Singh, campeão Olímpico com o seu País nos Jogos Olímpicos de Londres 1948, Helsinque 1952 e Melbourne 1956.
O torneio feminino de Hóquei do Rio 2016
Favorita ao Ouro: Austrália
Ainda lutam por medalhas: Holanda, Argentina, Alemanha e Índia
No Hóquei masculino, a Austrália, bicampeã mundial em 2010 e 2014 e da Liga Mundial 2014/2015 é a Grande favorita a medalha de Ouro no Rio 2016. Mais atrás, aparecem Holanda, Argentina, Alemanha, todas com boas chances de medalha, e capacidade para surpreender os australianos. A tradicional Índia também tem possibilidades de surpreender e chegar no pódio, enquanto o Brasil, após o histórico 4° lugar no Pan de Toronto, fará a sua estréia na modalidade.
O torneio feminino de Hóquei do Rio 2016
Favoritas ao Ouro: Holanda e Argentina
Ainda lutam por medalhas: Austrália, Grã-bretanha, EUA e Alemanha
No feminino, Holanda e Argentina vem dominando o esporte na última década, e devem lutar pelo ouro no Rio 2016, com a Austrália também nutrindo boas possibilidades de pódio. As outras candidatas às medalhas são Grã-bretanha, Estados Unidos e Alemanha, que aparecem mais atrás. Por conta do desempenho ruim na preparação, a seleção brasileira feminina não poderá disputar a Olimpíada, mesmo em seu país.
0 Comentários