Guia Rio-2016: Hipismo



Um dos esportes mais antigos da Humanidade, o Hipismo consiste basicamente no princípio do adestramento de cavalos, prática que se dá desde o ano de 1.360 a.C..

Contudo, foi na Grécia antiga que surgiram as primeiras corridas de Cavalo, e a partir delas que a prática, antes usada apenas para fins militares e como meio de transporte, se desenvolveu também para o Esporte.

O Esporte foi evoluindo com o decorrer dos anos. No começo do século 20, o italiano Federico Caprilli evoluiu a técnica de saltos com cavalos, criando os princípio básicos da equitação moderna.

O Hipismo se tornou esporte olímpico, nos Jogos de 1900, em Paris, então apenas na modalidade de saltos. Ficou de fora da Olimpíada de 1904, retornando em 1912, noa jogos de Estocolmo, para nunca mais sair.

O Hipismo é o único esporte Olímpico onde homens e mulheres competem juntos, já que o grande atleta aqui, é o Cavalo. Hoje, ele é divido em três modalidades: adestramento, concurso completo de equitação (CCE) e saltos, todas com competições individuais e por equipes.

Guia Rio 2016: Hipismo - Jogos Olímpicos Rio 2016

Na disputa por saltos, o atleta precisa passar por uma sequência de obstáculos que ficam espalhados por uma pista. No adestramento o cavaleiro, sem falar com o cavalo, orienta a execução de uma série de movimentos na pista. Já na disputa do Concurso completo por Equitação (CCE)  os competidores disputam provas de Adestramento, Cross Country e Saltos.


Os favoritos no Rio 2016



Saltos Individual
Favorito ao ouro: Steve Guerdat (Suíça)
Ainda lutam por medalhas: Jeroen Dubbledam (Holanda), Rolf-Goran Bengtsson (Suécia), Luciana Diniz (Portugal), Ludger Beerbaum, Christian Ahlmann e Marcus Ehning (Alemanha), Simon Delestre (França), Beeze Madden (EUA)


O favorito ao bicampeonato na competição individual dos saltos, é o atual campeão olímpico, o suíço Steve Guerdat. Atual bicampeão da Copa do Mundo de Saltos, em 2015 e 2016, ele chega competindo em alto nível, mas édifícil cravar que ele ganhará a prova na Olimpíada. A disputa de saltos depende muito da condição do cavalo no dia e na hora da prova. Com isto, vários outros cavaleiros e amazonas ainda podem sonhar com o lugar mais alto do pódio.
Jeroen Dubbledam é o atual campeão mundial, e já soma duas pratas olímpicas, além de ser o atual vice-lider da Champions Tour 2016, o que lhe dá condições de sobra para brigar com Guerdat.


Outro competidor muito forte é o francês Simon Delestre, líder do ranking mundial e vice-campeão do mundo. A amazona portuguesa Luciana Diniz, Campeã da Champions Tour 2015, é outra que entra muito forte na disputa. O norte-americano Beeze Madden, bronze no último mundial, o sueco Rolf-Goran Bengtsson, bronze em Pequim-2008, os alemães Ludger Beerbaum, Christian Ahlmann e Marcus Ehning e o canadense Eric Lamaze, campeão olímpico em 2008.


Maior atleta do Brasil na história do Hipismo, o cavaleiro Rodrigo Pessoa será reserva nos Jogos Jogos Rio-2016. Não é impossível que ele venha a disputar a prova, dado que algum cavalo ou cavaleiro titular pode sofrer algum problema. Alvaro Miranda e Pedro Veniss são as principais apostas do Brasil, mas dificilmente conseguirão uma medalha olímpica.


Saltos por Equipes
Favorita ao ouro:
Holanda
Ainda lutam por medalhas: França, Alemanha, Estados Unidos, Brasil e Suécia


A Holanda, campeã Mundial em 2014, é a grande favorita na competição por equipes do Rio-2016. Seus principais concorrentes na luta pelo ouro devem ser a França, vice-campeã mundial em 2014, os EUA, que ficaram em terceiro no último mundial, e a Alemanha, que tem os melhores cavaleiros no ranking.
Correndo mais por fora, estão a Grã-Bretanha, a Suécia e o Brasil, que compete em casa e terminou no quinto lugar do Mundial de 2014.


Adestramento Individual

Favorito ao ouro: Charlotte Dujardin
Ainda lutam por medalhas: Kristina Broring Sprehe e Isabel Werth (Alemanha), Adelinde Cornelissen e Hans Peter Minderhoud (Holanda) e Beatriz Ferrer (Espanha).

A amazona britânica Charlotte Dujardin é a grande favorita ao ouro no Adestramento. Campeã Olímpica em 2012, Mundial em 2014, e Europeia no mesmo ano, além de ter ganho a Copa do Mundo em 2014 e 2015, ela tem tudo para alcançar o bicampeonato olímpico no Rio.

Vice-campeã européia e bronze no mundial em 2015, a alemã  Kristina Broring-Sprehe é uma forte concorrente ao pódio, assim como a sua compatriota Isabel Werth. Campeã olímpica em 1996 e prata em 1992, 2000 e 2008, ela tentará usar a experiência ao seu favor. A holandesa Adelinde Cornelissen,  prata na Olimpíada de Londres-2012 e bronze no Mundial de 2014, o também holandês Hans Peter Minderhoud, campeão da Copa do Mundo 2016, e a espanhola Beatriz Ferrer, bronze no último europeu, são as outras concorrentes que se postulam a alcançar um lugar no pódio.

Adestramento por Equipes

Favorita ao ouro: Grã-Bretanha
Ainda lutam por medalhas: Alemanha, Holanda, EUA, Espanha

Na competição por equipes do Adestramento, a Alemanha, campeã mundial e com as melhores atletas rankeadas, pode ser apontada como a favorita. Campeã olímpica e Vice-campeã mundial, a  Grã-Bretanha vai tentar revalidar o seu título.

A Holanda, terceira colocada tanto em Londres 2012, quanto no Mundial de 2014, além de ter sido campeã européia em 2015, é a terceira força da prova, seguida por EUA e Espanha.


Concurso completo por equitação (CCE) - Individual

Favoritos ao ouro: Michael Jung e Sandra Auffarth (Alemanha)
Ainda lutam por medalhas: Williams Fox-Pitt, Thibaut Valette

Atual campeão olímpico e europeu, e vice-campeão mundial em 2014, o alemão Michael Jung é o grande favorito ao ouro no Rio-2016, seguido pela sua compatriota Sandra Auffarth, atual campeã mundial e vice-campeã olímpica, além de também ter sido vice-campeã européia no ano passado.

O britânico William Fox-Pitt,  terceiro no Mundial em 2014, e o francês Thibaut Valette, terceiro lugar no Europeu em 2015, são os demais postulantes ao pódio.

Concurso completo por equitação (CCE) - Equipes

Favorita ao ouro: Alemanha
Ainda lutam por medalhas: Grã-Bretanha, Holanda, Austrália e França

Atual campeã olímpica, mundial e europeia, a Alemanha é favorita absoluta para conquistar o ouro na disputa por equipes do Concurso completo por equitação.

A Grã-Bretanha, vice-campeã mundial em 2014, a Austrália, vice-campeã olímpica em Londres-2012, a Holanda, terceira colocada no Mundial em 2013, e a França, terceira colocada no Europeu em 2015, são as demais postulantes ao pódio.

Postar um comentário

0 Comentários