Guia Rio-2016: Ginástica de Trampolim

Guia Rio-2016: Ginástica de Trampolim


A ginástica de trampolim, consiste na prática de saltos acrobáticos no ar, partindo do impulso feito em camas elásticas retangulares formada por uma tela de nylon de 5 x 3m à 1,5m do solo e presa por molas. Seu principal idealizador foi o professor norte-americano George Nissen. O esporte só se tornou olímpico nos Jogos de Sydney, em 2000.

Na Olimpíada do Rio de Janeiro teremos 32 participantes, 16 em cada gênero. Austrália, Belarus, Brasil, Canadá, Cazaquistão, China (duas vagas), Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Japão (duas vagas), Nova Zelândia, Portugal, Rússia (duas vagas) terão representantes no masculino, enquanto Alemanha, Belarus (duas vagas), Canadá, China (duas vagas), Estados Unidos, França, Geórgia, Grã-Bretanha (duas vagas), Japão, Portugal, Rússia, Ucrânia e Uzbequistão se farão presentes entre as mulheres.

As competições da Ginástica de trampolim no Rio 2016 vão ser disputadas nos dias 12 e 13 de agosto, na Arena Olímpica do Rio. Confira as prévias:


Ginástica de Trampolim masculina

Favoritos ao ouro: Dong Dong (China) e Lei Gao (China)
Ainda lutam por medalhas: Hancharou (Bielorrúsia), Masaki Ito (Japão), Ushakov e Yudin (Rússia) e Martini (França)

A China assumiu o domínio da Ginástica de trampolim masculina ainda em Pequim-2008, quando Chunlong Lu conquistou a medalha de ouro. Em Londres, o também chinês Dong Dong, bronze em 2008, foi quem subiu no lugar mais alto do pódio, e é ele o grande favorito ao bicampeonato no Rio.

O seu maior adversário, deverá ser outro chinês. Lei Gao conquistou o Mundial de Odense em 2015, e chega forte na disputa. O bielorruso Hancharou, bronze no Mundial de 2014 e prata em 2015, o japonês Masaki Ito, a dupla russa Ushakov e Yudin, e o francês Martiny, são os demais postulantes ao pódio.


Ginástica de Trampolim feminina


Favoritas ao ouro: Dan Li (China) e Rosannagh Maclennan (Canadá)
Ainda lutam por medalhas: Petrenia e Harchonak (Bielorrúsia), Page e Driscoll (Grã-Bretanha)

Atual campeã olímpica, a canadense  Rosannagh MacLennan vem ao Rio buscando o inédito bicampeonato. Ela guarda boas lembranças da cidade, já que foi também na capital carioca onde conquistou a medalha de Prata no Pan, em 2007. Sua maior adversária, deverá ser a atual campeã mundial, a chinesa Dan Li. As bielorrussas Petrenia e Harchonak, e as britânicas Page e Driscoll também estão bem cotadas na luta por um lugar no pódio.

Postar um comentário

0 Comentários