Guia Rio-2016: Ginástica artística



Guia do Rio 2016: Ginástica artística


Um dos esportes mais nobres e antigos dos Jogos Olímpicos, a Ginástica artística participou da 1° Olimpíada da era Moderna, em Atenas-1896. O esporte teve como principal criador o professor alemão Friedrick Ludwig Jahn, que elaborou as regras e os aparelhos para a sua prática, por volta de 1811.

As competições de ginástica artística se dividem entre individuais e por equipes. Os homens competem em seis aparelhos diferentes: solo, barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, argolas e salto sobre a mesa. As mulheres, se apresentam em quatro: individual geral, por equipes, trave, solo, barras assimétricas e salto sobre a mesa. Em todos os aparelhos, vence sempre quem ganha a maior nota. A mesma é dada por um grupo de juízes, que analisa o grau de dificuldade de cada movimento feito pelo atleta.


Confira abaixo a análise, prova por prova, da Ginástica artística no Rio 2016.


Masculino

Individual Geral

Favorito ao Ouro: Kohei Uchimura (Japão)
Ainda brigam por medalhas: Manrique Larduet (Cuba), Deng Shudi (China), Max Whitlock (Grã-bretanha) e Yusuke Tanaka (Japão)

Dificilmente a medalha de ouro do individual geral irá escapar do o japonês Kohei Uchimura. Ele foi campeão mundial em 2009, 2010, 2011, 2013, 2014 e 2015 e ainda se sagrou campeão olímpico em 2012. Imbatível há 7 anos, ele irá sair do Rio 2016 mais vitorioso ainda, se consagrando como uma lenda do esporte.

Outros nomes, como Manrique Larduet (Cuba), Deng Shudi (China), Max Whitlock (Grã-bretanha) e Yusuke Tanaka (Japão) devem brigar pelas demais medalhas.

Competição por equipes

Favorito ao Ouro: Japão
Ainda brigam por medalhas: China, EUA, Grã-bretanha, Rússia e Brasil

Liderado por Uchimura, o Dream Team do Japão é o favorito ao ouro na competição por equipes da ginástica artística masculina. China, EUA, Grã-bretanha e Rússia devem brigar pelas demais medalhas, com pequenas chances para o Brasil.

Barra Fixa

Favoritos ao Ouro: Kohei Uchimura (Japão) e Epke Zonderland (Holanda)
Ainda brigam por medalhas: Fabian Hambüchen (Alemanha), Danell Leyva e Samuel Mikulak (EUA) e Manrique Larduet (Cuba)

Campeão mundial em 2015, vice em 2014, e medalhista de bronze em 2013, Kohei Uchimura é o favorito à medalha de ouro na barra fixa. SEu maior adversário, deverá ser o holandês Epke Zonderland.


Barras paralelas

Brigam por medalhas: Oleg Vernyayev (Ucrânia), You Hao, Deng Shudi, Lin Chaopan e Zhang Chenglong (China), John Orozco e Danell Leyva (EUA) e Kohei Uchimura (Japão)

A competição da barra paralela tem apresentado grande equilíbrio, e vários atletas, como Oleg Vernyayev (Ucrânia), You Hao, Deng Shudi, Lin Chaopan e Zhang Chenglong (China), John Orozco e Danell Leyva (EUA), e o próprio Kohei Uchimura (Japão), tem chances de subir ao pódio.

Argolas

Favorito ao Ouro: Arthur Zanetti (Brasil)
Ainda brigam por medalhas: Eleftherios Petrounias (Grécia), Denis Ablyazin (Rússia)


Campeão Olímpico em 2012 nas argolas, Arthur Zanetti é um dos principais atletas brasileiros que se preparam para disputar os Jogos Olímpicos em casa, e o favorito ao bicampeonato na sua prova. O grego Eleftherios Petrounias, campeão mundial em 2015, e o russo Denis Ablyazin, são os seus maiores adversários.


Salto

Favorito ao Ouro: Ri Segwang (Coréia do Norte)
Ainda brigam por medalhas: Marian Dragulescu (Romênia), Donnell Whittenburg (EUA) e Igor Radivilov (Ucrânia)

O norte-coreano Ri Segwang, atual bicampeão mundial, é o favorito ao ouro na prova de salto da Ginástica masculina no Rio-2016. O romeno Marian Dragulescu, o americano Donnell Whittenburg, o japonês Kenzo Shirai e o ucraniano Igor Radivilov são os outros principais candidatos às medalhas.


Cavalo com alças


Favoritos ao Ouro: Max Whitlock e Louis Smith (Grã Bretanha)
Ainda brigam por medalhas: Harutyun Merdinyan (Armênia), Kohei Kameyama e Kazuma Kaya (Japão)

O britânico Maxi Whitlock, campeão mundial 2015, prata no mundial 2013 e bronze nos jogos de Londres-2012, é o grande favorito ao ouro no cavalo com alças. Seu maior rival deverá ser o também britânico Louis Smith, prata no Mundial de 2015. O armênio Harytyun Merdinyan, bronze no último mundial, e o croata Filip Ude, vice-campeão mundial em 2014, são os demais candidatos a medalhar.


Solo

Favorito ao Ouro: Kenzo Shirai (Japão)
Ainda brigam por medalhas: Max Whitlock (Grã Bretanha), Miguel Zapata (Espanha), Deng Shudi (China), Kohei Uchimura (Japão) e  Diego Hypólito (Brasil)

O japonês Kenzo Shirai, bicampeão mundial no solo em 2013 e 2015, além de ter ganho a medalha de prata em 2014, é o favorito ao ouro na prova, no Rio-2016. O craquei Kohei Uchimura, o brasileiro Diego Hypólito, o britânico Maxi Whitlock (prata no mundial em 2015), o chinês Deng Shudi, e o campeão europeu Miguel Zapata, são os demais postulantes ao pódio.

Feminino


Individual Geral

Favorito ao Ouro: Simone Biles (EUA)
Ainda brigam por medalhas: Gabrielle Douglas e Kyla Ross (EUA), Larisa Iordache (Romênia) e Aliya Mustafina (Rússia)

O grande nome da Ginástica artística feminina é a norte-americana Simone Bile. Ela foi campeã mundial nos três últimos anos do individual geral, e aos 19 anos, tem tudo para sair do Rio-2016 com o Ouro. Suas compatriotas Gabrielle Douglas e Kyla Ross, a romena Larisa Iordache e a russa Aliya Mustafina, são as demais postulantes ao pódio.



Competição por equipes

Favorito ao Ouro: EUA
Ainda brigam por medalhas: China, Rússia e Grã-bretanha

Simone Biles deverá comandar a equipe norte-americana, que também é a favorita na prova coletiva. China, Rússia e Grã-bretanha devem lutar pelas outras medalhas.

Trave

Favorita ao Ouro: Simone Biles (EUA)
Ainda brigam por medalhas: Bai Yawen (China), Sanne Wevers (Holanda), Aliya Mustafina (Rússia), e Pauline Schäfer (Alemanha)

Bicampeã mundial na trave, Simone Biles deverá não deixar escapar este ouro também. Bai Yawen (China), Sanne Wevers (Holanda), Aliya Mustafina (Rússia), e Pauline Schäfer (Alemanha) são as suas principais adversárias.

Salto

Brigam pelo Ouro: Maria Paseka (Rússia), Simone Biles (EUA) e Hong Unjong (Coréia do Norte)
Ainda brigam por medalhas: Maria Paseka (Rússia) e Giulia Steingruber (Suíça)

A prova do Salto tem sido bastante equilibrada nos últimos anos, com várias ginastas, incluindo a própria Simone Biles, podendo lutar pelo ouro.

Solo

Favorita ao Ouro: Simone Biles (EUA)
Ainda brigam por medalhas: Ksenia Afanasyeva e Aliya Mustafina (Rússia), Maggie Nichols (EUA) e Larisa Iordache (Romênia)

Tricampeã mundial no solo, Simone Biles é favoritaça à medalha dourada. Sua compatriota Maggie Nichols , as russas Ksenia Afanasyeva e Aliya Mustafina e a romena Larisa Iordache também sonham com o pódio.

Barras 

Brigam pelo Ouro: Fan Yilin e Yao Jinnan (China), Madison Kocian (EUA), Viktoria Komova e Daria Spiridonova (Rússia)

A prova feminina de Barras Assimétricas no campeonato mundial de 2015, teve 4 ginastas dividindo entre si as medalhas de ouro: a chinesa Fan Yilin, a norte americana Madison Kocian e as russas Viktoria Komova e Daria Spiridonova tiveram de dividir a medalha dourada e o lugar mais alto do pódio. Além delas, mais cinco atletas ainda tem possibilidades de medalhar: as chinesas Yao Jinnan, campeã mundial em 2014, e Huang Huidan, campeã mundial em 2013, a russa atual campeã olímpica Aliya Mustafina e as americanas Gabrielle Douglas e Simone Biles





Postar um comentário

0 Comentários