Guia Rio 2016: Pólo Aquático



Criado na Grã-Bretanha, no final do século XVIII, como uma como uma brincadeira para hóspedes em um hotel., que misturava futebol, pólo, rúgby e natação, o pólo aquático se tornou um dos esportes mais populares do planeta. A primeira partida oficial do “futebol aquático”, como era então conhecido, foi disputada ainda em 1876.

O Pólo Aquático foi difundido pelo mundo através da colonização britânica, e se desenvolveu com o decorrer dos anos. O esporte consiste em jogos com duas equipes de sete jogadores cada, que se enfrentam em uma piscina, com o objetivo de colocar a bola nas redes do gol defendido pelo adversário. Quem fizer mais gols ganha o jogo.

No começo, a modalidade não contava com os gols, e as pontuações eram marcadas após a bola passar pela linha de fundo, como no pólo, ou no futebol americano. Apenas em 1911 as regras foram alteradas e modernizadas.

O primeiro Campeonato Mundial de Pólo Aquático foi disputado em 1973 e conquistado pela seleção da Hungria, que dominou a modalidade durante anos.

O esporte entrou para o programa das Olímpíadas desde os Jogos Olímpicos de Paris, em 1900, se tornando junto com o futebol o primeiro esporte coletivo olímpico. A versão feminina do Pólo Aquático foi incluída nos Jogos de Sydney, em 2000.

Em Londres-2012, a Croácia foi a campeã do pólo aquático masculino, enquanto os Estados Unidos, venceram o torneio feminino.



O Torneio olímpico de Pólo Aquático feminino do Rio 2016

Favorito ao Ouro: EUA
Ainda lutam por medalhas: Espanha, Hungria, Itália e Austrália.

Os grupos

Grupo A: Brasil, Espanha, Itália e Austrália
Grupo B: EUA, China, Rússia e Hungria

Para o torneio feminino de Pólo aquático do Rio 2016, os EUA, atuais campeões mundiais, olímpicos e da Liga Mundial, são os grandes favoritos. A vice-campeã Mundial e olímpica Espanha parece ser a maior ameaça às americanas. A terceira força é a campeã européia Hungria, enquanto Itália, Austrália, China, Rússia e Brasil correm por fora na luta por um lugar no pódio.



O Torneio olímpico de Pólo Aquático masculino do Rio 2016

Favorita ao Ouro: Sérvia
Ainda lutam por medalhas: Espanha, Hungria, Itália, Montenegro e Grécia

Os grupos

Grupo A - Brasil, Grécia, Sérvia, Austrália, Japão e Hungria
Grupo B - Estados Unidos, Espanha, França, Montenegro, Itália e Croácia

No torneio masculino, a Sérvia, atual campeã mundial, européia e da Liga Mundial aparece como a favorita ao ouro. As maiores ameaças são a Croácia, atual campeã olímpica, além da forte seleção da Hungria. Montenegro, Grécia, Itália, Brasil, França, Espanha e Estados Unidos também podem lutar por um lugar no pódio, enquanto a Austrália e o Japão correm mais por fora na disputa.

Postar um comentário

0 Comentários