Guia do Rio-2016: Golfe

Guia do Rio 2016: Golfe


Ele está de volta. Depois de 112 anos, o Golfe volta a ser esporte Olímpico. Anteriormente, a modalidade já havia participado dos Jogos de Paris em 1900 e St. Louis em 1904.

O golfe é praticado em campos de grama. O objetivo do jogo é acertar uma série de buracos, geralmente 18. Ganha, o jogador que precisar de menos tacadas para completar a série e acertar todos oa buracos. Podem haver obstáculos no meio do caminho, e um jogador não pode conversar com o outro no meio da disputa, e nem atrapalhar ou ajudar um adversário.

O termo golf vem do alemão (taco). Há indícios de práticas similares a ele na Inglaterra, e até mesmo no antigo Império Romana, mas a versão mais aceita sobre a origem do jogo, é que ele tenha surgido na Escócia, por volta do ano 1400. Em 1457, contudo, o parlamento escocês recebeu uma ordem do rei Jaime II para proibir a prática do golfe, por considerá-lo um esporte de divertimento, capaz de afetar o crescimento do país.

Anos depois, a prática do golfe voltou a ser liberada, e o primeiro torneio internacional da modalidade foi promovido em 1680, pela nobreza britânica. Mas, as primeiras regras oficiais do esporte, só foram escritas no ano de 1754 pela Society of St. Andrews Golfers, en Edimburgo.

O golfe foi levado do Reino Unido para o Mundo na época da colonização britânica, e evoluiu muito até se tornar profissional. Em 1901, surgiu a PGA (Professional Golfers’ Association) no Reino Unido, 15 anos antes do surgimento da PGA of America nos Estados Unidos. Anos depois, as mulheres também ganharam espaço na modalidade, que foi crescendo com o passar do tempo.


O golfe masculino no Rio 2016

Favoritos ao ouro: Bubba Watson (EUA), RickieFowler (EUA) e Henrik Stenson (Suécia)
Ainda lutam por medalhas: Sergio Garcia (Espanha), Justin Rose (África do Sul)

Nos Jogos do Rio 2016, os principais golfistas do circuito não estarão presentes. Embora tenham alegado o Zika como motivo, a maioria dos atletas desistiram da disputa por conta do baixo valor nas premiações. Os quatro primeiros colocados do ranking Mundial estão fora: o australiano Jason Day, os norte-americanos Jordan Spieth e Dustin Johnson , e o irlandês Bubba Watson assistirão a disputa apenas pela televisão. Além deles, também desistiram de vir ao Rio, os australianos Adam Scott e Marc Leishman, os sul-africanos Louis Oosthuizen e Charl Schwartzel e  o japonês Hideki Matsuyama.

Com isto, o favoritismo passa para outros golfistas, até então menos cotados. Os norte-americanos Rickie Fowler e Bubba Watson podem ser considerados os grandes favoritos, seguidos pelo sul-africano Justin Rose e o sueco Henrik Stenson. Correm mais por fora na luta por medalhas Patrick Reed e Matt Kuchar, o Sul-africano Brandon Stone, o britânico Danny Willet, o alemão Martin Kaymer, o espanhol Sergio Garcia e o argentino Emiliano Grillo.

O golfe feminino no Rio 2016

Favorita ao ouro: Lydia Ko (Nova Zelândia)
Ainda lutam por medalhas: Inbee Park e Kim Sei-young (Coréia do Sul), Lexi Thompson (EUA), Ariya Jutanugarn (Tailândia), Brooke Henderson (Canadá)

No golfe feminino, todas as principais atletas do Ranking estarão presentes no Rio. A neozelandesa Lydia Ko é a líder do ranking, com a canadense Brooke M. Henderson aparecendo no 3° lugar. A vice-líder, é a sul-coreana Inbee Park. A Coréia do Sul, é por sinal, a principal potência do esporte no naipe das mulheres. As outras principais candidatas a medalhas também vem da Coréia do Sul: Sei Young Kim, Gee Chun, Amy Yang e Ha-Na Jang também aparecem nas primeiras colocações do ranking mundial. A tailandesa Ariya Jutanugarn e a norte-americana Lexi Thompson correm mais por fora na luta por um lugar no pódio.

O golfe só está garantido nas Olimpíadas até 2020. Apenas em 2017 serão realizadas novas votações para que o esporte possa ser, ou não, confirmado nos jogos de 2024. Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, teremos dois torneios individuais de Golfe: um masculino e outro feminino.

Postar um comentário

0 Comentários