Guia Rio-2016: Tênis de Mesa



O tênis de mesa tem a sua origem na Inglaterra no século XIX. O esporte surgiu como uma brincadeira, que simulava um jogo de tênis em espaços fechados. Com o tempo, surgiram as primeiras raquetes e bolinhas. A brincadeira foi crescendo de tal forma,que um Mundial não oficial foi realizado em 1902. Em 1921, foi criada a Associação de Tênis de Mesa, enquanto a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) surgiu em 1926, um ano antes de Londres sediar o primeiro Mundial da modalidade, em 1927.

O Tênis de Mesa foi levado para a China por volta do ano de 1900, e lá se transformou no esporte mais popular do país. Muito por conta disto, ele é hoje o esporte de raquete mais praticado do planeta. Até hoje os chineses dominam a modalidade, e não há perspectivas de tão cedo perderem a sua hegemonia em Olimpíadas e Mundiais.

No tênis de mesa, o atleta deve arremessar a bolinha com um raquete, por cima da rede, e acertar a mesma na área da mesa do adversário. Quando um dos dois jogadores não conseguir devolvê-la, o outro somará um ponto.

O tênis de Mesa está nos Jogos desde Seul 1988. No Rio 2016, teremos as disputas dos torneios individuais e por equipes. Em ambos, deveremos ter mais uma vez, total supremacia chinesa.

O tênis de mesa no Rio 2016

Competição por equipes masculina

Favorita ao ouro:
China
Ainda lutam por medalhas: Alemanha, Coréia do Sul, Grã-Bretanha, Japão e Taiwan

A China não perde um Mundial por equipes ou uma medalha de ouro olímpica desde 2001. Para os Jogos do Rio 2016, o país trará o seu Dream Team, e dificilmente deixará de ocupar o lugar mais alto do pódio. Atual campeão mundial, Ma Long se junta ao atual campeão olímpico Zhang Jike e ao excelente Xu Xin para tentar manter a supremacia. Alemanha, Coréia do Sul, Grã-Bretanha, Japão, e com menores possibilidades, Taiwan, Hong Kong, Suécia e Portugal, irão lutar pelas demais medalhas.

Competição por equipes feminina

Favorita ao ouro: China
Ainda lutam por medalhas: Japão, Singapura, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Hong Kong e Alemaha

Na disputa feminina por equipes, a situação não é muito diferente. O domínio chinês também é amplo, e com a atual campeã mundial Ding Ning, a atual campeã olímpica Li Xiaoxia, e mais Liu Shiwen, o paíos deverá assegurar o ouro. Japão, Singapura, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Hong Kong e Alemanha deverão lutar por prata e bronze.

Individual masculino

Favoritos ao ouro: Ma Long e Zhang Mike (China)
Ainda lutam por medalhas: Dimitrij Ovtcharov e Timo Boll(Alemanha) e Vladimir Samsonov (Bielorússia)

Nas disputas individuais, o favoritismo chinês também é gigantesco. O supracitado campeão mundial Ma Long é o grande favorito ao ouro. Se grande rival será o compatriota Zhang Jike, atual campeão olímpico. O campeão europeu Dimitrij Ovtcharov, da Alemanha, é o mesa tenista mais forte de fora da China, e quem parece mais cotado para desafiar os chineses. O outro alemã, Timo Boll, e o bielorrusso Vladimir Samsonov aparecem logo atrás. Correm mais por fora a dupla de Hong Kong Tang Peng e Wong Chun Ting, o japonês Jun Mizutani e o português Marco Freitas.

Individual feminino

Favoritas ao ouro: Ding Ning e Li Xiaoxia (China)
Ainda lutam por medalhas: Masumi Ishikawa e Ai Fukuhara (Japão) e Deng Tianwei (Singapura)

No individual feminino a campeã mundial Ding Ning e a atual campeã olímpica Li Xiaoxia são as favoritas. Correm por fora a alemã Han Ying, as japonesas Kasumi Ishikawa e Ai Fukuhara, além da atleta
Feng Tianwei, de Singapura.



Divulgação: Confederação brasileira de tênis de mesa e comitê organizador dos Jogos Rio 2016

Postar um comentário

0 Comentários