Paavo Nurmi: o Homem Relógio

Paavo Nurmi: o Homem Relógio


Paavo Nurmi nasceu na cidade finlandesa de Turku, no dia 13 de junho de 1897. Ficou conhecido como Homem Relógio, pelo fato de correr com um relógio na mão controlando o seu tempo, e fez parte dos chamados Finlandeses Voadores, junto de seus compatriotas Hannes Kolehmainen e Ville Ritola. Na primeira metade do século XXI, os atletas da Finlândia dominaram as provas de meio-fundo e de longa distância nos Jogos Olímpicos, fazendo o país se transformar em uma potência na modalidade.

Desde pequeno demonstrava talento para as corridas, e aos 12 anos de idade, se tornou vegetariano, fato que ajudou muito nas suas condições de resistência e velocidade, se tornando um diferencial na relação com os demais atletas da época. Começou a correr inspirado justamente em Hannes Kolehmainen, aos 15 anos de idade. Chegou a integrar o exército, mas era o esporte o seu destino.


Sua primeira participação em Olimpíadas aconteceu nos Jogos da Antuérpia, em 1920, quando conquistou três ouros e uma prata. Quatro anos depois, em Paris, conquistou mais cinco medalhas de ouro. Paavo ainda conquistou mais um ouro e duas pratas nos Jogos de Amsterdã-1928, e já com 35 anos, tentou participar das Olímpíadas de Los Angeles, em 1932. Acabou impedido, sob a alegação de que era um atleta profissional.

Com um total de nove medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, Nurmi se tornou herói nacional na Finlândia. Nos Jogos de Helsinque, em 1952, entrou no estádio olímpico carregando a tocha olímpica, e foi ovacionado.

Postar um comentário

0 Comentários