Torben Grael: O Turbina da Vela Olímpica



Torben Schmidt Grael nasceu em São Paulo, no dia 22 de julho de 1960, mas foi criado em Niterói, para se tornar um dos atletas mais bem sucedidos da história do esporte brasileiro e Mundial. Ele se tornou o primeiro iatista a conquistar cinco medalhas olímpicas. Sua velocidade nas águas lhe deu o apelido de Turbina, e a consagração como um mito.

Sua mãe tem origem dinamarcquesa, e seu avô, Preben foi um dos precursores vela no Brasil, o que explica a paixão de Torben pelo esporte. Seu irmão mais novo, Lars Grael também se tornou um velejador de respeito. Juntos, Torben e Lars foram campeões mundiais de vela da classe Snipe, no mundial de Portugal,em 1983. Lars também conquistou duas medalhas de bronze olímpicas: uma em Seul-1988 e outra em Atlanta-1996, ambas competindo na classe tornado.

Torben Grael conquistou a sua primeira medalha olímpica, uma prata, competindo na classe Soling, nos Jogos de Los Angeles (1984). Em Seul-1988, competindo ao lado de Nelson Falcão, ele conquistou um bronze, na classe Star. Nesta mesma classe, viriam suas maiores glórias olímpicas, ao lado do parceiro Marcelo Ferreira. A primeira olimpíada da dupla foi a de Barcelona-1992, onde os dois tiveram alguns problemas, e terminaram na 11° colocação. Contudo, quatro anos depois, em Atlanta-1996, Torben conquistaram o então inédito ouro olímpico.

Em Sidney-2000, a dupla conquistou mais um bronze. Em Atenas-2004, Torben se tornou o maior atleta olímpico brasileiro, conquistando mais uma medalha de ouro. Era a sua 5° medalha em seis participações olímpicas.

Torben Grael acabou não conseguindo garantir vaga para a Olimpíada de Pequim, em 2008, e decidiu abandonar a vela olímpica. Cinco vezes campeão Mundial, ele levou o seu sucesso também para a vela oceânica. Em 2013, entrou para o Hall da fama da modalidade.

Postar um comentário

0 Comentários