Joaquim Cruz fez história em Los Angeles-1984

Joaquim Cruz fez história em Los Angeles-1984


O maior nome da história do Atletismo de pista brasileiro. Só assim mesmo para definir Joaquim Cruz, o único atleta do país a assegurar uma medalha de ouro olímpica em provas de pista no atletismo. Sim, em provas de campo o sucesso é maior, e já tivemos três atletas diferentes assegurando medalhas de ouro. Mas na pista, mais de 30 anos depois, Joaquim ainda reina absoluto.

Joaquim Cruz foi campeão olímpico na prova dos campeão dos 800m, nos Jogos de Los Angeles-1984. Futuramente, ainda conseguiria a medalha de prata na prova dos 800 metros em Seul-1988, perdendo apenas para o queniano Paul Ereng. Uma séria de lesões que o tiraram de Barcelona-1992, e o fizeram se despedir dos Jogos em Atlanta-1996, competindo apenas nos 1.500 metros.

Sétimo filho de uma família de nordestinos que migrou do Piauí para Brasília, Joaquim Cruz começou jogando basquete, mas logo migrou para o Atletismo. O talento no esporte, o levou a conseguir uma bolsa de estudos na Universidade de Oregon em 1983, onde foi companheiro do famoso corredor Steve Prefontaine, que sempre apostou nele como uma grande promessa. Ainda em 1983, Cruz foi medalhista de bronze no Mundial de Helsinque, e apenas um ano mais tarde, ele já era campeão olímpico.

Cruz ainda foi bicampeão pan-americano na prova dos 1500m, levando o ouro em Indianapolis-1987 e Mar del Plata-1995, e em 2007 foi responsável por acender a pira dos Jogos Pan-Americanos disputados no Rio de Janeiro.

Postar um comentário

0 Comentários