Abebe Bikila: o maior maratonista da História
Abebe Bikila nasceu no dia 7 de agosto de 1932, na Etiópia. Filho de um pastor de ovelhas, ele chegou a integrar o exército do seu país, até que aos 24 anos, acabou sendo levado para o atletismo pelo treinador sueco Onni Niskanen, e se tornou para muitos o maior maratonista de todos os tempos.
Nas Olimpíadas de Roma, em 1960, Bikila foi incluído na equipe de atletismo da Etiópia de última hora, e não tinha calçados para correr. A Adidas, patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos, tinha apenas alguns pares disponíveis, nenhum do tamanho ideal para Bikila, que resolveu correr descalço, da mesma maneira como sempre tinha treinado.
Antes da maratona, Bikila foi avisado de que o favorito à prova era o corredor marroquino Rhadi Ben Abdesselem, que portaria o número 26. Abebe, na largada, começou a procurar Ben Abdesselem no meio de quase 70 maratonistas. Não achava ninguém com o número 26, e começou a correr ainda mais, acreditando que ele já estava bem na sua frente. Na realidade, Ben Abdesselem estava usando o número 185, e corria ao lado de Bikila, que não parava nem para beber água, atrás de um número 26. Só depois de cruzar a linha de chegada, Bikila ficou sabendo que não ficou atrás de Abdesselem, e que tinha triunfado em uma maratona olímpica.
Bikila não só venceu a maratona nos Jogos de Roma, se tornando o primeiro corredor negro africano a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, como repetiu a dose, em Tóquio-1964. Ainda chegou a correr a maratona nos jogos da a Cidade do México, em 1968, mas uma lesão no joelho o impediu de completar o percurso.
Um exemplo de superação, que entrou para a história do esporte.
0 Comentários