Teófilo Stevenson: o gigante do boxe

Teófilo Stevenson: o gigante do boxe


Teófilo Stevenson: o gigante do boxe cubano


Teófilo Stevenson Lawrence nasceu na cidade de Puerto Padre, no dia 29 de março de 1952. Filho de um pugilista, ele entrou para uma escola de boxe ainda aos 12 anos, começando uma carreira de amplo sucesso.


No total, Teófilo Stevenson disputou 321 lutas em vinte anos de carreira, vencendo 301,  nunca perder por nocaute.

Com seu 1,90 m de altura, ele se tornou o maior boxeador não-profissional de todos os tempos. Ele virou símbolo da força cubana no boxe olímpico, entrando para a história do esporte.


Era sonhado um confronto entre ele e o maior boxeador profissional da história, Muhammad Ali. Teófilo, no entanto, não se vendeu ao dinheiro. Segundo ele, não era interessante virar pugilista profissional, pois era melhor ter o amor de 8 milhões de cubanos do que 1 milhão de reais no bolso.

Teófilo foi tricampeão olímpico na categoria peso pesado (+ 90kg) nos jogos de Munique-1972, Montreal-1976 e Moscou-1980. Só não faturou o ouro em Los Angeles-1984, por conta do boicote dos países comunistas.

Teófilo ainda foi tricampeão mundial de boxe olímpico e bicampeão panamericano. Terminou a vida sem muito dinheiro nos cofres, mas com muito ouro - e o.orgulho de uma nação - no peito.

Postar um comentário

0 Comentários