Alexandr Karelin: o urso da Sibéria
Alexandr Karelin nasceu na cidade de Novosibirsk, coração da Sibéria, no dia 19 de setembro de 1967. Com um talento nato, ele se transformou em um lutador praticamente invencível. Depois de sofrer uma derrota no Campeonato Soviético de 1987, ele permaneceu invicto até a decisão da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney, passando dez anos de carreira sem sofrer um único ponto.
Seu tamanho gigantesco, a gordura corporal abaixo dos 10%, e acima de tudo, o pesado treinamento na gélida Sibéria foram os principais componentes na formação do mito. Karelin era capaz de levantar os seus adversários de mais de 130kg em uma luta greco-romana, e arremesar os mesmos como se fossem bonecos.
Com o tempo, Karelin passou a ser chamado de o "urso da Sibéria". Ele foi 12 vezes campeão europeu, 9 vezes campeão mundial e tricampeão olímpico, levando o ouro em Seul-1988, Barcelona-1992 e Atlanta-1996. Só sofreu uma única derrota internacional em toda a sua carreira.
Karelin teve sua única derrota em toda a carreira, justamente na final dos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Em uma luta que foi para a prorrogação, Rulon Gardner derrotou o lendário urso siberiano por 1x0, após uma decisão polêmica dos árbitros. Esta é considerada, até hoje, uma das maiores, se não a maior zebra olímpica da história.
Após a Final Olímpica de Sydney, Karelin resolveu deixar a luta greco-romana. Engenheiro, ele entrou para a política, virando um bem sucedido e influente deputado no parlamento russo.
0 Comentários